Plataforma de e-commerce: como escolher a melhor opção para quem já vende em marketplace
Escolher uma boa plataforma de e-commerce é um desejo recorrente entre os empreendedores que já vendem em marketplace e desejam melhorar seus resultados.
A estimativa é de que o comércio eletrônico brasileiro tenha fechado o ano de 2019 com um crescimento de 15%, obtendo um faturamento em torno de R$ 61,2 bilhões.
Diante desse cenário investir em novos canais para alavancar as vendas se torna cada vez mais relevante. Continue lendo nosso post e saiba o que levar em consideração na hora de escolher uma plataforma de e-commerce!
O marketplace
Dados de uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen afirmam que somente no primeiro semestre de 2019 o marketplace teve um crescimento de 13%, chegando a um faturamento de R$ 17, 6 bilhões.
Muitos e-commerces mantêm suas lojas virtuais e continuam utilizando-se também do marketplace para otimizar seus resultados.
Geralmente esses canais têm um alto número de visitantes, o que auxilia na hora de mostrar seus produtos para consumidores em potencial.
Preciso, de fato, de uma plataforma de e-commerce?
Quando um negócio já está consolidado e com uma demanda considerável de pedidos é chegada a hora de escolher uma plataforma de e-commerce.
Desta maneira sua empresa terá o seu próprio site, sob a sua gestão, tornando possível que todas as vendas realizadas fiquem isentas das taxas cobradas pelos marketplaces.
Além disso, a plataforma de e-commerce possibilita ainda:
- Definir o próprio layout da página;
- Escolher o melhor preço;
- Realizar promoções;
- Trabalhar em campanhas de marketing específicas para o seu negócio;
- Melhor controle sobre as vendas;
- Maior controle do estoque;
- Potencializar os resultados financeiros.
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Como escolher a plataforma de e-commerce ideal
Existem vários tipos de plataformas de e-commerce para você iniciar sua própria loja online, porém, é preciso observar alguns detalhes:
Defina seu orçamento
Saber quanto sua empresa tem disponível para investir na plataforma é o primeiro passo.
Existem plataformas para todos os orçamentos, verifique qual se adequa a sua realidade atual.
Site personalizado
A plataforma de e-commerce precisa permitir que sua empresa consiga personalizar sua página de acordo com os gostos e necessidades do seu público-alvo.
Além disso, é preciso que ela permita contar com recursos modernos de pagamento, bem como que seja rápida.
Essas páginas podem ser usadas entre outras funções, para:
- Exibir os produtos;
- Apresentar as formas de pagamento disponíveis;
- Orientar o processo de compra;
- Explicar a política de envio;
- Esclarecer sobre trocas e devoluções;
- Ressaltar a política de privacidade e segurança dos dados.
Cadastro e controle de produtos
É importante também observar como a plataforma de e-commerce funciona em relação ao cadastro dos produtos, inclusão de fotos, vídeos e tudo que se relaciona a comercialização da mercadoria. Além disso, outro ponto importante para estudar antes de contratar a sua plataforma, é analisar como funciona o controle de estoque. Esse controle é fundamental para a integração da sua loja com os marketplaces.
Integração com marketplaces
Não deixe de levar em consideração que a plataforma escolhida deve se integrar aos principais marketplaces do mercado, ou que integre com os que já atua no momento.
Verifique se é possível uma integração que cadastre e gerencie os produtos de forma automática.
E para terminar não deixe de avaliar:
- Como é o suporte que a plataforma oferece ao lojista?
- Quais são os canais de atendimento que a plataforma oferece?
- Qual o índice de SLA da plataforma?
- Como a plataforma lida com a segurança e privacidade dos dados da empresa e dos seus clientes?
Agora que você conheceu algumas dicas de como escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu negócio que tal acessar nosso site e descobrir nossas soluções para otimizar seus resultados online?
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