Black Friday: 5 dicas de ações de como aproveitar a Black Friday para vender mais
A Black Friday é um dos eventos mais importantes do calendário das lojas, já que é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas, fidelizar clientes e fazer o estoque girar.
No ano de 2018, a ação bateu recordes de vendas no Brasil, de acordo com dados da Ebit Nielsen, divulgados pelo portal de notícias O Globo. Para você o que estamos falando, o aumento nas vendas foi 9,4% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 2,1 bilhões por exemplo.
Então, para que você se prepare para bater os recordes de vendas durante a próxima edição da Black Friday, prepare-se com algumas dicas importantes – elas valem tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais.
1. Entenda o que deu certo e o que deu errado nas vendas do ano anterior
Antes de colocar qualquer dica em prática, sente-se e faça um balanço de como foram as vendas em sua loja durante a última edição do evento.
Revise todos os relatórios que mostram o volume de vendas no período e monte uma lista com todos os acertos e também com todos os erros cometidos. Quais foram as principais reclamações? Será preciso melhorar o atendimento? Reforçar o estoque?
Com base em todos esses dados, planeje novas ações para aumentar a experiência de compra de seus clientes.
2. Atenção ao estoque
Se a gestão do seu estoque ainda está deficiente, então organize antes da Black Friday. Dados indicam que uma das principais reclamações de clientes durante essa data é o cancelamento das compras por parte da loja pela falta de produto no estoque, e como resultado, as vendas diminuem.
Portanto, reforce os produtos que serão colocados com descontos na Black Friday, principalmente os que prometem ser os líderes de vendas. Na prática, analise os relatórios de estoque do ano passado e identifique as tendências de vendas para esse ano.
Aliás, sobre esse assunto, entenda se existem diferenças entre a gestão de estoque da loja física e da loja virtual.
3. Verifique a capacidade da plataforma da sua loja virtual
A plataforma de e-commerce que você utiliza oferece a estrutura necessária para suportar o aumento da quantidade de pedidos e acessos durante a Black Friday? Esse é um ponto importante, já que problemas no sistema podem trazer grandes prejuízos.
Como já explicamos neste post aqui, além de oferecer uma hospedagem de qualidade, uma boa plataforma de e-commerce também deve oferecer um suporte que esteja à disposição da loja para esclarecer qualquer dúvida. Com isso, ao menor sinal de problemas, porque assim, você consegue contar com uma equipe especializada para resolver qualquer imprevisto.
4. Invista em mais publicidade com sentido de urgência
Outra ação importante para você vender mais na Black Friday é criar um sentido de urgência em seus materiais de divulgação e também em sua loja virtual.
Na prática, uma boa dica é incluir uma contagem regressiva no site, incentivando os visitantes a se cadastrarem na newsletter para serem informados com antecedência sobre todos os produtos, como por exemplo, os itens que estarão com desconto, as condições de pagamento e todas as informações que gerem uma expectativa positiva nos clientes.
Também não se esqueça de gerar esse senso de urgência nas redes sociais da sua loja. Capriche em vídeos de unboxing, gifs divertidos, além de enquetes para saber quais produtos os clientes querem descontos e outros tipos de postagens que incentivem a interação com o público.
5. Deixe a experiência de navegação mais simples e intuitiva em sua loja virtual
Por fim, para aumentar as vendas durante a Black Friday, torne a experiência de navegação simples e intuitiva em seu e-commerce.
O que isso quer dizer? Um bom e-commerce deve ser fácil de ser utilizado pelo público. Ele deve encontrar o que precisa de maneira fácil, deve ter acesso a itens relacionados ao que ele está procurando e ser guiado para a finalização da compra de maneira prática. Um processo de compras simples aumentam as chances de conversão em vendas.
Aliás, deixe bem claro no site sobre as condições de pagamento, o prazo de entrega e as demais políticas de compras durante a Black Friday. Isso evita vários desentendimentos e reclamações.
E então? Preparado para vender mais durante a Black Friday? A nossa dica final é esta: se depois de ler este texto você identificou alguns itens que precisa melhorar em sua loja virtual, te convidamos a conhecer agora tudo o que a plataforma Climba tem a oferecer para aumentar as vendas em seu e-commerce – tanto na Black Friday quanto em todos os outros dias. Confira!
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