Como a HUPI virou um case de sucesso com um crescimento médio de 122% por ano com a tecnologia e estratégia para e-commerce da Climba
Muitas vezes, no início de um novo empreendimento, seja loja física ou e-commerce, a noção de onde ele irá chegar pode ser ofuscada pelas dificuldades iniciais. Mas os amigos Daniel Bender e Luiz Felipe Viani sabiam aonde queriam chegar, tal como a forma de alcançar seus objetivos. O que não esperavam é que a montadora e fabricante de bikes HUPI iria muito além após estender seus negócios para o online.
Com sua evolução, a HUPI abraçou novos atletas, estabelecendo a marca no segmento de running e fitness, bem como ciclismo. Como essa escalada aconteceu? Continue lendo e saiba como a HUPI alcançou o crescimento médio de 122% ao ano.
Quem é a HUPI?
A HUPI, em sua origem, é a concretização do desejo dos dois amigos, que após anos competindo juntos, resolveram projetar, modificar e pedalar em suas próprias criações. Assim nasceu a marca que iria sanar as dores de muitos ciclistas da região norte de Santa Catarina, com uma pequena produção local de acessórios e a importação de componentes, quadros e suspensões para as bikes.
Como a HUPI começou?
Em 2009, os primeiros projetos e protótipos nasceram totalmente direcionados para as necessidades do primeiro público da HUPI. Este era formado por lojistas do segmento de bikes da região, que então atendiam ciclistas em busca de uma marca nacional e acessível para confiar e consumir.
Quais problemas a HUPI encontrou?
A HUPI sabia que deveria expandir suas visões de negócio para poder crescer. Era necessário pedalar para mais longe e ao lado dos ciclistas. Dessa forma, o desafio seria manter a boa relação com os lojistas revendedores da marca e ao mesmo tempo atuar como varejista.
Como uma montadora de bicicletas poderia virar B2C?
Apesar da falta de experiência com vendas online, os sócios da HUPI sabiam da importância de levar seu negócio para o meio digital. A intenção era de migrar a marca para o âmbito nacional e atender o consumidor final, de todo o Brasil. Assim, quebraria a objeção daqueles que não conseguiam ter acesso à marca por conta do limitador geográfico.
A preocupação era em adaptar a HUPI para o e-commerce, de forma inteligente e integrada, e, ao mesmo tempo em que almejavam dar os primeiros passos para o comércio online, era importante manter a boa relação e resultados com a revenda através de lojistas já parceiros da empresa.
Climba: a solução para a nova fase da HUPI
O e-commerce da Climba para a HUPI
Com a confiança da HUPI, a Climba foi escolhida para eliminar as objeções e transformar desafios em oportunidades. Uma plataforma de e-commerce era apenas o início de toda a expansão da marca. Seria uma longa jornada de adaptação de negócio, bem como adequação de logística e preparação da equipe, para então conquistar espaço no meio digital.
A Climba atuou de forma completa desde o início da relação com a HUPI, compartilhando com ela e seus responsáveis os conhecimentos adquiridos nos 10 anos de experiência com lojas virtuais. Dessa forma, respostas e soluções foram entregues para cada dúvida e necessidade levantada.
Um negócio online começando do zero
Com a Climba à frente da implementação de um e-commerce completo, fluido, leve e funcional, a HUPI pôde pedalar com segurança, afinal, já sabia que estava no caminho certo.
A Climba oferece a solução e instrui o cliente sobre cada etapa, e cada situação que possa vir a surgir. A HUPI aprendeu sobre e-commerce com essa parceria, e pôde crescer de forma inteligente e evolutiva durante os anos de serviços com a Climba. E essa parceria dura até hoje.
Ecossistema de integrações Climba
A maior estimativa dos sócios da HUPI, Luiz Felipe e Bender, era utilizar do e-commerce para levar seus produtos para todo o território nacional. A Climba respondeu a essas necessidades com as soluções pontuais e mais convidativas para o negócio.
- Sistema de Gestão – ERP: otimização de processos e operações gerenciais entre e-commerce e estoque, com controle sobre a distribuição de produtos para vendas online e parceiros lojistas;
- Meios de pagamento: dez formas diferentes para o cliente escolher, todas elas protegidas por tecnologias mais recomendadas para proteção de dados do consumidor;
- Logística: agilidade no processamento e despacho do pedido, com possibilidade de envios por múltiplas transportadoras ou Correios, para todo o Brasil.
Com as integrações dispostas pela Climba, os clientes têm liberdade para optar por como pagar e por qual serviço deseja receber seu pedido, com ciência de preço e prazo de cada opção.
Loja virtual prática para o cliente, comércio digital facilitado para a HUPI
Quais estratégias a Climba trabalhou com a HUPI
Os resultados do e-commerce da HUPI com Climba
Quando analisamos o início do e-commerce da HUPI, no segundo semestre de 2017, e comparamos com o primeiro semestre de 2020, podemos ver uma empresa muito maior, graças ao crescimento médio de 122% ao ano. Isso é decorrente da transformação que a Climba fez com a HUPI, tornando o e-commerce parte rica do faturamento da empresa.
Tráfego
Pedidos
Conversão
Faturamento
A voz da HUPI: a experiência Climba
A relação de satisfação entre as empresas é a melhor resposta, afinal, os resultados obtidos pela HUPI desde o início de seu e-commerce com a Climba não deixam dúvidas. Os números são expressivos e defendem a razão de renovarmos o vínculo dos serviços prestados para a HUPI.
“Empresa jovem, proativa e de fácil acesso”
“Desde o começo achei muito fácil a comunicação e a facilidade de trabalhar com toda a equipe. A comunicação sempre foi muito rápida e muito transparente. O poder que a Climba tem de receber o briefing e repassá-lo para o trabalho é impressionante. Empresa jovem, proativa e de fácil acesso, era o que procurávamos e foi o que achamos. A HUPI recomenda a Climba para todos os serviços.”
Daniel Bender, sócio-proprietário
“O suporte da Climba é diferenciado”
Conclusão
A HUPI provou do poder de um e-commerce bem construído. Em suma, transformou uma empresa puramente B2B em uma B2C referência no setor.
Durante toda a relação HUPI e Climba, houve crescimento e evolução mútuo, e hoje ambas as empresas estão colhendo resultados cada vez mais expressivos.
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