Cupons de desconto: 5 dicas para usar na loja virtual
Se você vem buscando formas de aumentar as suas vendas e fidelizar clientes, ou simplesmente quer entender porque cupons de desconto são uma estratégia essencial nos negócios on-line, veio ao lugar certo!
Essa estratégia tem crescido bastante no ramo de e-commerce e, ainda assim, muitos lojistas ainda não entendem a importância disso para alcançarem os resultados que tanto almejam.
Nesse post, vamos destrinchar as principais estratégias para você e também demonstrar as vantagens e formas de aplicá-las. Continue lendo e aprenda.
1. Descontos por e-mail
Uma boa forma de nutrir sua relação com leads qualificados e trabalhar a fidelização de clientes é oferecendo cupons de desconto por e-mail. Por meio de códigos promocionais enviados aos consumidores que já estão preparados para fechar uma compra, você aumenta as suas chances de persuadi-los ou, no mínimo, lembrar da presença da sua marca no meio on-line e reativar o interesse daquela pessoa no seu negócio.
Outra estratégia inteligente relativa ao uso de cupons de desconto por e-mail é você fazer um banner virtual do código promocional enviado por mensagem e utilizá-lo nas redes sociais e no seu website. Assim, quem não recebeu o e-mail poderá, também, ter uma chance de fechar a compra.
2. Descontos por categoria
Um erro muito comum — e que faz com que lojistas não tenham uma abordagem acertada quando o assunto é cupons de desconto — é justamente o excesso de promoções que oferecem aos consumidores, sem nenhum critério financeiro.
Isso, inclusive, pode “viciar” o consumidor e levá-lo a comprar na sua loja virtual apenas quando você oferecer esse tipo vantagem. Assim, a melhor maneira de lidar com isso corretamente é distribuir cupons por categoria, dando os descontos mais significativos para os itens de pouca saída da sua loja.
Pense que você deve sempre avaliar o quanto a oferta de cupons em seu e-commerce impacta o orçamento do seu negócio. Se você não medir as suas ações poderá ter prejuízos, sobretudo se elas não trouxerem os resultados esperados — que é o aumento das vendas e a fidelização dos clientes.
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3. Descontos a partir de parcerias com pessoas influentes e blogueiros
Outra boa maneira de aumentar a atuação da sua marca e trazer mais consumidores para a sua loja virtual é construindo parcerias com pessoas influentes e blogueiros. A ideia é que essas pessoas ofereçam os cupons do seu negócio nos conteúdos que eles produzem para a internet, fazendo com que os consumidores que chegaram até o seu e-commerce por meio dessas figuras de referência tenham descontos especiais.
Isso pode ser feito por meio de um código exclusivo que será mencionado no conteúdo gerado por essas pessoas — e que o ajudarão a ter o controle sobre os consumidores que chegaram até você por meio dessa estratégia.
Ainda que esses influenciadores digitais possam cobrar um valor para tal parceria, essa chancela pode valer a pena, desde que a sua estratégia esteja bem acertada e você conheça o seu público. Avalie bem as condições e faça uma escolha inteligente.
4. Descontos durante os feriados e datas comemorativas
Mais que simplesmente as grandes datas (como feriados comemorativos), você pode aproveitar de dias menos conhecidos para fazer promoções específicas. Alguns exemplos disso são:
- promoção em férias escolares: mesmo que você não trabalhe com venda de material estudantil, pode usar o apelo para alcançar esse público, se for o caso do seu e-commerce;
- promoções nas chegadas das estações do ano: uma boa pedida para lojas virtuais que trabalham com roupas e calçados, por exemplo;
- promoção comemorativa do aniversário da sua loja virtual: quando o cliente será o grande presenteado.
Esses são apenas alguns exemplos básicos que fogem das formas mais corriqueiras, como cupons de desconto de Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia das Crianças. Seja criativo para alcançar desdobramentos diferenciados!
5. Descontos em dias específicos
Para além das datas comemorativas e situações especiais (como férias escolares, mudança das estações e aniversário da sua loja virtual), existe uma outra forma de oferecer cupons, que são as promoções em dias específicos.
Algumas marcas de bebidas já desenvolveram esse tipo de estratégia junto a aplicativos de transporte particular, nos quais ofereciam um desconto especial na corrida para quem se cadastrasse no site e aproveitasse a oportunidade em dias e horários específicos — como sexta e sábado à noite, das 21h às 4h da manhã.
Dessa forma, foi aumentada a base de contatos por e-mail dos clientes que se cadastraram, além de gerar uma presença mais expressiva de sua marca no meio on-line. Mesmo que sua empresa não atue nesse ramo, você pode pensar em dias e horários específicos que combinam com o que você oferece.
Como usar e quais são as vantagens dos cupons de desconto
Um ponto crucial para tudo o que dissemos ao longo do post é o fato de que você precisa conhecer a sua persona (ou público-alvo) para fazer, de todas essas estratégias, algo efetivo e acertado. Sem isso, dificilmente os resultados chegarão, pois você estará “atirando no escuro”, sem a ter a mínima certeza das chances que possui.
Outra questão que mencionamos rapidamente em outra parte desse conteúdo é que você precisa orçar o quanto esses descontos impactarão nas finanças do seu negócio. Se você ceder demais e sempre, certamente “viciará” o consumidor, e pode ter dificuldades para reverter esse cenário depois.
Por isso, como toda estratégia de vendas e marketing, é preciso planejamento e conhecimento sobre o que está sendo feito. Sem colocar os pés no chão (para averiguar se o esforço empreendido trará algum resultado), as chances diminuem e você acaba perdendo tempo e dinheiro com isso.
Como pode ver, aumentar as vendas e fidelizar clientes por meio de cupons de desconto e promoções especiais não é uma tarefa impossível. Na verdade, por meio de ações simples, é possível desenvolver uma abordagem exitosa e conquistar o consumidor. Apenas procure fazer isso de forma planejada e consciente, a fim de evitar desperdícios.
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