4 dicas para eliminar o estoque parado
Seja após uma temporada promocional, no final de alguma estação ou período, ou ainda nos casos onde os produtos não tiveram tanta saída quanto o esperado, é sempre importante estar de olho nas quantidades estocadas e eliminar o estoque parado.
Afinal de contas, estoque nas prateleiras é sinônimo de dinheiro sem rendimento e parado.
Além desse ponto, que por si só já é motivo de preocupação, ainda há as sazonalidades, onde é preciso ofertar aos clientes as tendências da temporada e evitar ficar com os produtos que poderão estar em desuso.
Nesse post vamos apresentar 4 dicas que ajudarão seu e-commerce a eliminar o estoque parado. Continue lendo e não corra o risco de perder dinheiro!
Dicas para eliminar o estoque parado
Alguns tipos de produtos merecem ainda mais atenção quando o assunto é estoque.
É o caso de:
- moda – a sazonalidade acompanha as estações;
- tecnologia – os produtos ficam defasados rapidamente;
- data de vencimento – produtos que não podem ser comercializados após determinado tempo, como os alimentos.
Por isso, é importante que, nesses casos, o controle seja ainda mais rigoroso para que medidas sejam adotadas a tempo para diminuir os estoques de produtos que não giram.
Algumas dicas para eliminar esse estoque parado são:
01. Faça promoções de fim de temporada
Ao final da temporada, coloque os produtos sem giro em promoção, oferecendo preços diferenciados que chamem a atenção do público.
Tome cuidado para não comprometer a lucratividade. Diminua a margem de lucro, mas não tenha prejuízo na operação, isso pode ser feito a partir de uma análise detalhada dos custos e despesas.
Além de vender mais rapidamente as mercadorias, a imagem do seu negócio pode passar a ser associada a bons preços, satisfazendo clientes e criando mais visibilidade para sua loja virtual.
Não esqueça de fazer uma boa divulgação das promoções para atrair seu público-alvo.
02. Tenha acordos com fornecedores
Alguns fornecedores aceitam a troca de produtos, o que pode viabilizar a troca do estoque parado por mercadorias que possam ser agregadas a novas campanhas.
O ideal é que esse assunto seja preliminarmente discutido com os fornecedores, prestigiando aqueles que oferecem essa possibilidade.
03. Considere promoções de combos
A combinação de dois ou mais produtos a preços interessantes chama muito a atenção do consumidor.
As conhecidas promoções combo são muito bem recebidas no mercado.
Para isso, associe os produtos parados aos campeões de vendas e ofereça preços promocionais para levar os dois.
Tome cuidado: a venda casada não é permitida pelo Código de Defesa do Consumidor, portanto, essa estratégia deve sempre ser vinculada à promoção e não obrigatoriedade de levar mais de um produto.
04. Crie um outlet permanente em sua loja virtual
Outra forma de vender o seu estoque parado é a criação de um outlet permanente em seu e-commerce, onde produtos são vendidos a preços menores que os habituais.
Existem milhares de consumidores que buscam promoções e preços menores, sem darem importância à moda ou tendências.
O outlet é o caminho para chegar nesse público e esvaziar os estoques dos produtos de baixo giro.
Caso você não queira associar a sua loja virtual à venda de produtos que possam ser considerados de segunda linha ou defasados, uma boa dica é criar um projeto paralelo com outro nome e marca e trabalhar essas mercadorias.
Essa é uma medida adotada por grandes lojas virtuais varejistas.
Não esqueça de contar com uma estrutura adequada para sua operação. Opte sempre pelas melhores soluções de e-commerce, que apresentem possibilidades de integração das informações e controle da loja virtual em tempo real.
As funcionalidades envolvendo os controles de retaguarda e gestão são fundamentais para o sucesso de qualquer loja. A migração do e-commerce, nesse contexto, pode ser uma excelente forma de ter mais controle do estoque parado, otimizar esse problema e melhorar o giro de mercadorias.
Agora que você já sabe o que fazer para eliminar o estoque parado, contate a Climba e conheça as soluções que podem ser agregadas à sua loja virtual para um controle efetivo de todas as operações!