Venda mais com Inteligência Artificial em seu e-commerce!
Um dos temas que está em alta à décadas é a Inteligência Artificial, e quem se conecta com a internet e suas tendências sabe disso. Inclusive, vivemos uma era onde o uso da IA (como abreviamos) está mais próxima de nossas realidades como usuários de aparelhos celulares e soluções para navegação em sites.
E isso ocorre pois o mercado percebeu ser preciso otimizar a experiência dos usuários, independente da plataforma que eles utilizarem. Desde algoritmos que interpretam nossos costumes nos diversos sites até sugestões nas lojas virtuais, tudo é parte de soluções que se baseiam em inteligência artificial.
Os benefícios da utilização da inteligência artificial surge nos números do empreendimento, e é justamente sobre isso que vamos falar na sequência de nossa publicação. Se você quer descobrir como a IA pode favorecer nas suas vendas, melhorar a relação do cliente com a sua marca e entregar um aumento em faturamento, então continue conosco.
A importância da experiência do usuário
Primeiro, é importante esclarecer sobre o valor que existe nas ações que priorizam a experiência do usuário. Afinal, é justamente para satisfazer e facilitar a vida do visitante que a IA é integrada ao e-commerce.
O objetivo primário nas ações em prol da experiência do usuário é estimular o retorno do comprador ao e-commerce e assim gerar novas compras no futuro. Em outras palavras, busca fidelizar o consumidor através da satisfação.
Além disso, focar na otimização da experiência do usuário é definir um diferencial competitivo para seu e-commerce. Afinal, o usuário prioriza a loja onde perder menos tempo em navegação e encontrar rapidamente os produtos que deseja.
Dessa forma, podemos enxergar a preocupação com a experiência do usuário como uma preocupação no próprio futuro do e-commerce. Assim, tende a intensificar os próximos contatos que o comprador terá com sua marca, onde valoriza o Lifetime Value do cliente.
Leia mais em: Lifetime Value: O que é e como aumentar no meu e-commerce?
Utilizando Inteligência Artificial em e-commerce
Agora que você sabe porque deve se preocupar com a melhor experiência de seu visitante ao entrar em sua loja virtual, podemos lhe explicar o que a Inteligência Artificial pode fazer por seu e-commerce.
A intenção da utilização da IA em uma loja virtual é facilitar a navegação e melhorar a sua jornada de compra, graças à coleta dos dados autorizados por estes. Isso significa que o algoritmo da aplicação que utiliza essa inteligência vai customizar alguns itens para otimizar a experiência do visitante.
Das soluções integradas com a plataforma da Climba, podemos mencionar a oferecida pela Performa.Ai, que otimiza as buscas feitas pelo visitante na loja virtual com base nas atividades recentes dele. Além disso, ainda aperfeiçoa os resultados de acordo com as tendências mais buscadas e condizentes com o momento em que a pesquisa é feita, independente mesmo se for feita com escrita errada.
Outro exemplo de inteligência artificial para lojas virtuais da Climba é a SmartHint, que cria exibições personalizadas para o visitante. Isso também é possível por usar seus registros recentes com recurso para mostrar as ofertas que se encaixam com os interesses dele.
As vantagens de usar Inteligência Artificial na sua loja virtual
Ambas integrações mencionadas são focadas na otimização da experiência do usuário, e isso gera alguns benefícios imediatos e à longo prazo:
- Torna a navegação mais intuitiva e direta aos interesses do visitante;
- Causa um impacto positivo que reforça as qualidades da loja;
- Direciona o visitante aos produtos com maiores chances de comprar;
- Consequentemente, aumenta a taxa de conversão e o faturamento;
- Melhora a relação cliente-marca e torna o e-commerce sua preferência no futuro.
Ou seja, utilizando soluções com inteligência artificial em seu e-commerce significa um aumento nas vendas e melhor fidelização de seus clientes.
Agora que você sabe que seu e-commerce pode crescer na Climba com o uso da inteligência artificial, você pode entrar em contato com os nossos consultores, que estão prontos e esperando por você.