10 soluções práticas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce
Conhecer 10 soluções práticas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce pode ser a solução que você buscava para obter melhores resultados em sua loja virtual.
Muitos empreendedores enfrentam dificuldades no momento de promoverem os seus produtos por não dominarem algumas técnicas e estratégias de marketing digital ou mesmo algumas offline que integram esse modelo.
Nesse post, vamos explorar um pouco melhor isso tudo para que você esteja a par dessas soluções, confira!
1. Realizar testes A/B
Nem sempre o layout e a funcionalidade que se imagina para o site são o que melhor funcionará e efetivará as suas estratégias de vendas e marketing. Os testes A/B existem para verificar qual o design e a disposição dos links e as demais funções da sua loja virtual melhor atingem os objetivos traçados por você.
Em muitos casos, a mera troca da posição de um banner ou mesmo a mudança de cor e de fontes de algumas seções do site podem trazer os desdobramentos almejados. Pense nisso.
2. Oferecer suporte telefônico
Nem tudo se resolve pela internet, não é mesmo? Até porque nem todos os consumidores estarão dispostos a se comunicar apenas por essa via. Oferecer suporte telefônico é uma solução a mais que você possibilita aos seus clientes, atingindo mais pessoas e desenvolvendo um contato direto com sua clientela.
Não se limite apenas ao ambiente virtual e crie alternativas que expandam o alcance do seu negócio.
3. Apresentar vídeos e avaliações de compradores
Vídeos e avaliações de compradores são a comprovação de que você entrega o que promete, gerando satisfação e fidelizando clientes. Para quem não conhece ainda a sua loja virtual, essa é uma excelente forma de conquistar a confiança do visitante e gerar poder de persuasão ao seu empreendimento online.
Muitas pessoas ainda desconfiam sobre fazer compras online e é preciso vencer essa resistência por meio de estratégias práticas que deem respaldo ao seu negócio.
4. Pensar a longo prazo
Um dos erros de quando se busca resultados em marketing e vendas é esperar que tudo melhore da noite para o dia. Sabendo que ambas as coisas envolvem planejamento, estratégia e ação, é natural que os desdobramentos mais significativos aconteçam ao longo do tempo.
Não pense que realizando algumas atividades isoladas alcançará tudo aquilo que almeja para a sua loja virtual. Pelo contrário, trace uma trajetória que o leve até lá por meio de pequenas metas alcançáveis que, em um escopo maior, farão você chegar aonde quer.
5. Utilizar técnicas de SEO
O termo Search Engine Optimization (SEO) também conhecido como Otimização para Mecanismos de Busca é uma série de técnicas que podem ser aplicadas à sua loja virtual para melhorar o ranqueamento do seu site nas principais páginas de busca.
Alguns dos principais aspectos de SEO são:
- responsividade do site, é imprescindível ser mobile friendly;
- inserção de alt-text nas imagens, já que o Google Bot, robô do Google que faz a varredura do conteúdo disponível na internet, só reconhece textos;
- trabalho com as palavras-chave utilizadas nos motores de busca na descrição das páginas e produtos do seu site.
Vale lembrar que esse conjunto de técnicas engloba centenas de itens. Acima apenas demos uma ideia de suas premissas mas vale a pena você estudar isso mais a fundo a fim de atingir maiores resultados.
6. Criar estratégias assertivas de links patrocinados
Não pense que para obter alcance na internet basta criar um link patrocinado de qualquer maneira. É preciso saber a quem direcionar, onde divulgar e quando promover os seus produtos.
Se eles estiverem expostos em sites e páginas que nada tem a ver com o seu negócio, ou nos quais o seu público não está presente, de pouco adiantará, e você ainda desperdiçará recursos com isso.
7. Aplicar a inteligência de dados no e-mail marketing
Hoje já são muitas as ferramentas de coleta e análise de dados disponíveis na internet e que podem ser integradas ao e-mail marketing e sua automação. A partir do momento em que você tem as informações corretas, pode então entrecruzá-las e enriquecer o perfil de cada cliente na sua base de dados.
Assim, você consegue segmentar o disparo de e-mails de uma forma muito melhor, sendo mais assertivo nas comunicações, ofertas e divulgações de uma forma geral.
8. Desenvolver uma interface intuitiva
Não basta o site ser funcional, é preciso ir além e fazer com que ele seja fácil de usar por qualquer um que o visite. Interfaces intuitivas pressupõem que os visitantes conseguirão chegar aonde querem pela própria forma como interagem com os elementos da página, encontrando soluções e satisfazendo os seus anseios com agilidade.
Facilite a vida do visitante e, assim, poderá aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce.
9. Ter capricho na apresentação dos produtos
A internet já é um ambiente concorrido demais para você se distrair das questões importantes como a apresentação dos produtos. Da mesma forma que é importante contar com depoimentos de clientes satisfeitos e divulgá-los na página, é essencial também que o que você apresente seja atrativo logo à primeira vista.
Considere que já existem distrações demais no meio online para desviar o olhar da clientela e se você tiver capricho na apresentação dos produtos da sua loja virtual terá um diferencial importante para alcançar uma boa taxa de conversão.
10. Oferecer tratamento diferenciado na entrega e no frete
Uma questão que compromete a taxa de conversão é justamente o prazo de entrega e o frete. Por meios convencionais, como o serviço dos Correios, pode acontecer de ambos serem caros e demorados mesmo quando o cliente se encontra em uma região próxima.
Criando alternativas, como serviços de motoboy ou veículos da sua própria empresa realizando a entrega, tudo isso pode sair mais barato, fácil e rápido. Inclusive, você pode trabalhar com frete grátis por regiões que estejam nas redondezas do seu negócio.
Pense, ainda, que de nada adianta seguir todas as estratégias citadas até agora se você não acompanhar as métricas das taxas de conversão. É preciso saber o que e como avaliar, seja o número de novos leads angariados, seja o de clientes fidelizados. Saiba bem qual conversão você busca e invista nela de maneira assertiva a fim de alcançar aquilo que vem buscando para sua loja virtual.
Se gostou de conhecer essas 10 soluções práticas para aumentar a taxa de conversão, aproveite para baixar o nosso e-book profissional de e-commerce.
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