4 cases de sucesso no e-commerce para você buscar inspiração
Abrir uma loja virtual é uma grande oportunidade para o seu negócio alcançar mais pessoas e conquistar novos clientes. Muitos empreendedores já aproveitaram essa chance e se tornaram grandes cases de sucesso no e-commerce.
Então, se você também está pensando em empreender na internet, esses cases podem ser a inspiração que você precisa para dar um empurrãozinho nesse projeto. Eles encontraram o seu nicho na internet, identificaram as oportunidades no momento certo e alcançaram excelentes resultados ― e você também pode conseguir isso!
Vamos, então, conhecer alguns desses cases de sucesso no e-commerce? Inspire-se com estas histórias:
1. Magazine Luiza: das lojas físicas para um dos cases de sucesso no e-commerce
A Magazine Luiza é exemplo de como incorporar o e-commerce com sucesso no negócio ― hoje, cerca de 30% das suas vendas são pela internet.
Inovação faz parte do DNA da marca. Por isso, a empresa assumiu o pioneirismo em diversos canais de vendas. Em 1992, por exemplo, criou as lojas virtuais ― terminais multimídia para vender nas lojas físicas. Em seguida, veio o e-commerce (em 1999!), o aplicativo, o Magazine Você (social commerce) e outras diversas iniciativas focadas no digital.
A Magazine Luiza leva a sério o conceito de multicanalidade. A preocupação não é apenas estar presente onde o consumidor está, mas também oferecer uma experiência de compra omnichannel. Com a integração das operações entre todos os canais, o cliente percebe o mesmo padrão de serviço onde quer que esteja.
Com esses diferenciais, a Magazine Luiza se tornou um dos cases de sucesso no e-commerce brasileiro, mesmo com sua origem no varejo físico.
2. Netshoes: o gigante das vendas online de artigos esportivos
A Netshoes não poderia estar de fora dos cases de sucesso no e-commerce. No levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a empresa aparece como o 5º maior e-commerce brasileiro em 2017. À sua frente, estão apenas gigantes como B2W e Walmart.
Depois de começar timidamente com vendas físicas, a empresa resolveu apostar no comércio eletrônico quando ele ainda engatinhava, no início dos anos 2000. O resultado foi a decisão de fechar as lojas físicas e, a partir de 2007, operar apenas no e-commerce.
O digital tomou conta da essência da marca. Hoje, a Netshoes se coloca como o maior site de lifestyle esportivo da América Latina.
E o que levou a isso? Foco total na entrega de uma experiência de compra superior, desde as primeiras visitas até o fechamento da compra. Mas a explicação do sucesso do negócio vai além da qualidade do canal de vendas:
- Excelência em logística, com alto nível de automação nos centros de distribuição e planejamento específico para períodos promocionais;
- Excelência em atendimento, com uma das operações de SAC mais premiadas do Brasil e integração entre assistentes virtuais e operadores humanos.
Foi com esses pilares, então, que a Netshoes se tornou um gigante do e-commerce brasileiro.
3. Beleza na Web: o desafio de vender cosméticos pela internet
Para fazer sucesso no mercado, muitas empresas precisam quebrar paradigmas. Foi isso que o Beleza na Web provocou ao convencer as mulheres brasileiras a comprar cosméticos pela internet.
No Brasil, produtos de beleza têm um mercado enorme. Porém, o comércio eletrônico apresentava uma dificuldade: sem poder experimentar os cosméticos, era grande a resistência de comprá-los pela internet. Mas estava aí também uma grande oportunidade, já que as grandes empresas do setor ainda não tinham e-commerce.
Então, o Beleza na Web surgiu. Para superar a resistência, a grande sacada foi trazer profissionais de beleza conhecidos para criar conteúdos e endossar os produtos. Além disso, a loja virtual apostou em linhas profissionais, que são mais difíceis de encontrar no varejo físico.
Em 2017, para reforçar a marca, o Beleza na Web abriu uma loja física em São Paulo. A intenção é expandir o conceito de educação das clientes com tecnologia e inovação.
Apesar de agora enfrentar a concorrência das grandes empresas do setor, o e-commerce tem um faturamento de cerca de R$ 200 milhões ao ano. Nada mal, não é?
4. Açonox: um e-commerce para expandir as vendas
Além de empresas que chegaram ao faturamento de milhões de reais, vale a pena também citar cases de sucesso no e-commerce com pequenos negócios. Esse é o caso da Açonox.
A loja ― que vende pias, cubas, tanques, torneiras e acessórios para cozinha ― existe desde 2001 em Criciúma (SC). Mesmo já atendendo toda a região sul de Santa Catarina e com um público consumidor consolidado, a empresa queria crescer.
Foi por isso que, em janeiro de 2013, a Açonox lançou a sua loja virtual. Agora, os produtos poderiam ser vendidos 24 horas por dia para o país inteiro, ainda que o comprador estivesse a quilômetros de distância.
O investimento valeu a pena: hoje, cerca de 65% do faturamento do negócio vem do e-commerce.
Para alcançar o sucesso, a Açonox buscou manter a mesma qualidade e reputação da loja física, mas com ações específicas para o meio online. Por isso, criou um e-commerce simples e intuitivo, que oferece uma boa experiência ao cliente, e investiu em canais de atendimento, marketing digital e promoções especiais para os clientes virtuais.
Assim, em vez de se acomodar na sua região, a Açonox expandiu suas fronteiras para conquistar muito mais clientes.
Então, gostou de conhecer esses exemplos? Se você está dando os primeiros passos no e-commerce, eles servem de inspiração para fazer o seu negócio crescer. Quem sabe você também não aparece em uma futura lista de cases de sucesso no e-commerce?
Perceba que, para crescer no comércio eletrônico, é essencial pensar em como oferecer a melhor experiência de compra. Mas não pense que é só abrir a sua loja virtual com uma boa usabilidade. O sucesso depende também da estruturação de um negócio que se sustente. Com planejamento e um olhar apurado para as oportunidades, você também pode alcançar os melhores resultados.
Agora, deixe um comentário aqui embaixo se você conhece outros cases de sucesso no e-commerce ou quer falar um pouco sobre a sua experiência.