6 dicas incríveis para aumentar as vendas do varejo online
A internet vem mudando rapidamente o modo como os negócios são feitos hoje em dia. Para ser bem-sucedido neste novo cenário, é importante que as empresas se atualizem e atentem para algumas especificidades do varejo online.
Devido à velocidade que as mudanças vêm acontecendo, são necessárias melhorias constantes na gestão das empresas. Muitas vezes, bastam alguns ajustes no seu comércio eletrônico para conseguir realizar grandes transformações no negócio, com resultados altamente positivos.
Mas você sabe como lidar com aspectos como geração de tráfego, experiência de compra do consumidor, canais de venda? Este post traz cinco dicas que vão ajudá-lo a alavancar as vendas do seu negócio online.
1. Atualize sempre a sua linha de produtos
O comércio online é muito dinâmico, pois novidades surgem todos os dias nas linhas de produtos e nos padrões de consumo. Por isso, é importante que você mantenha seu portfólio sempre atualizado e esteja atento às novidades do mercado. Lançamentos e novidades atraem muito a atenção dos clientes e uma boa descrição dos produtos é muito importante. Para fazer isso, contar com a ajuda de um especialista pode ser uma boa ideia.
Procure também pesquisar e analisar o comportamento de seu público, para assim verificar se sua linha de produtos é condizente com o comportamento e a demanda de seus consumidores. Observe também se seus preços são competitivos em relação a seus concorrentes. Se necessário, amplie a quantidade de produtos em estoque para reduzir o custo dos produtos.
2. Invista na segurança de seu comércio eletrônico
É muito importante que o público se sinta seguro para realizar compras e fazer pagamentos em seu e-commerce. Para isso, você deve obter certificados de segurança que atestem a confiabilidade de seu negócio online. Procure também utilizar formas de pagamento que garantam a preservação dos dados dos clientes e ofereçam todo o suporte necessário em caso de problemas.
Desistências na concretização de vendas podem ser decorrentes também de uma experiência de navegação insatisfatória, layouts pouco convincentes ou outros fatores que possam gerar desconfiança nos usuários. Atente para a jornada de compras, tente identificar onde estão os possíveis problemas na experiência de compra dos seus clientes e procure resolvê-los.
3. Otimize os resultados de buscas orgânicas
Quanto mais acessos diários seu e-commerce tiver, maiores serão suas chances de converter vendas. Para isso, é importante que seu negócio virtual esteja bem posicionado nas ferramentas de busca — o Google, por exemplo —, e apresente uma boa taxa de conversões.
Procure investir em estratégias de otimização dos resultados nos buscadores, também conhecido como SEO. Uma boa ação é disponibilizar marketing de conteúdo relevante para seu público-alvo. Atente para a otimização das palavras-chave relevantes para o seu negócio.
4. Tenha um site que inspire credibilidade
Você já entrou num site com design seja tão mal feito que dava impressão de amadorismo e vontade de fechar a página? A web vem se tornando cada vez mais dinâmica, e os usuários atualmente não têm mais paciência para páginas lentas e com navegabilidade complicada. Um site de fácil de navegação e intuitivo, voltado para a experiência do usuário, é fundamental para passar uma boa impressão e inspirar confiança dos seus visitantes.
Invista numa plataforma com design profissional, saiba escolher cores atraentes e letras de leitura fácil. Lembre-se que a imagem passada pelo seu website será associada à qualidade de todos os seus produtos e serviços. Também é importante que o design seja responsivo, ou seja, se adapte para a navegação em diferentes dispositivos, como celulares e tablets.
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5. Evite o abandono do carrinho de compras
Você deve ficar atento e monitorar sempre a taxa de abandono do carrinho de compras de seu e-commerce. Afinal, uma vez que o usuário chegou até essa etapa final da jornada de compra, não faz sentido perdê-lo, certo?
Evite processos de checkout longos e complexos, necessidade de cadastro, ambiente virtual não preparado para dispositivos móveis ou custos extras, com frete mostrados apenas no checkout. Também não se esqueça de manter uma lista com os e-mails de contato de seus clientes, de forma a manter o relacionamento com eles e fidelizá-los.
6. Utilize as redes sociais a seu favor
As redes sociais alcançam milhões de pessoas e o Brasil é o país da América Latina com maior número de internautas conectados, segundo pesquisa Forbes.
Por isso, elas são ferramentas valiosas para aumentar as vendas online. Você pode, por exemplo, criar postagens interessantes regularmente, com links para atrair novos prospects para a sua loja virtual. Forneça informações de qualidade para que as pessoas possam se informar sobre questões relacionadas a seus produtos e serviços, até se sentirem prontas para tomar a decisão de compra.
Além disso, pode criar campanhas utilizando anúncios patrocinados, que são direcionados para pessoas qualificadas do seu público-alvo, usando ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads.
O mais importante é utilizar esses canais de comunicação para manter contato com seu público e conquistar a sua confiança. Procure também criar fóruns e espaços para tirar dúvidas dos usuários, pois isso contribuirá para transparecer uma boa imagem e qualificá-lo como um especialista em sua área de atuação. Além disso, um comentário positivo de um cliente poderá gerar diversos novos clientes.
Seguindo os passos sugeridos aqui, você será capaz de tornar o seu comércio eletrônico muito mais eficiente e aumentar significativamente a sua conversão de vendas. Mas note que não basta ter curtidas e compartilhamentos nas redes sociais para que as vendas aconteçam. É preciso compreender o alinhamento entre a estratégia atual do seu negócio e as especificidades do mundo virtual.
Para profissionalizar ainda mais o seu varejo online e as suas campanhas de marketing digital, uma boa ideia é a contratação de uma agência especializada, que poderá ajudá-lo a gerar maior retorno sobre o investimento (ROI), a ponto de cobrir os custos do seu investimento. Para saber mais por que é importante contar com a ajuda de especialistas para criar e administrar sua loja virtual, leia este post.
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