Aprenda a fazer campanhas com base no relatório de curva ABC
Um dos grandes benefícios dos negócios online é a facilidade em criar anúncios e campanhas para promoverem suas vendas e atingirem seu público. Através do tráfego pago, promovendo ações através de anúncios direcionados exatamente para o seu target escolhido, fica muito mais fácil mostrar seu e-commerce e suas ofertas para seus potenciais consumidores. Mas afinal, você sabe o que está anunciando ou o que anunciar para fazer essa campanha realmente dar certo? Se você analisar seus relatórios de curva ABC, sua resposta pode ser “sim” com mais facilidade.
Isso porque o relatório de curva ABC é indicador rico em informações sobre a performance de seus produtos e suas vendas. A partir dele, podemos abrir um leque de novas perspectivas de para onde direcionar suas campanhas e otimizar seu desempenho no e-commerce.
O que é um relatório de Curva ABC
A Curva ABC é uma das estratégias mais utilizadas no e-commerce, por sua fácil visão para controle e organização de estoque. A sua principal função é classificar todos os produtos de acordo com o grau de importância de cada um deles.
Os relatórios demonstram a participação dos produtos nas vendas, como eles são adquiridos por seus consumidores, quantas visitas receberam e a quantos dias estão sem vender. Além disso, ainda exibe o Score de Cadastro, que já mencionamos em uma publicação especial aqui em nosso blog, ensinando a como vender mais melhorando o cadastro de seu produto.
Com tudo isso, é possível criar estratégias precisas e baseadas em informações em tempo real. Dessa forma, as chances de atingir melhores resultados em suas ações são ainda maiores.
Onde encontro os relatórios de curva ABC em meu e-commerce
Uma das maneiras de encontrar os relatórios na plataforma de e-commerce inteligente da Climba é através do menu de “Relatórios”, na opção “Vendas”.
O usuário encontra duas opções dentro desse menu:
- Relatório da Curva ABC por Quantidade Vendida;
- Relatório da Curva ABC por Valor Vendido.
Após aplicar as opções de filtro disponíveis, será aberta uma tela com o relatório de acordo com as opções filtradas. Você pode ordenar dentro de seus critérios, visualizar os produtos e ainda imprimir a página, caso você não abra mão de ter informações impressas.
Como os relatórios de curva ABC ajudam em suas vendas
Sabendo o que são e como encontra esses relatórios em seu e-commerce Climba, é hora de descobrir como aperfeiçoar suas estratégias de vendas com a ajuda deles. Desde já, é importante lembrar que quando se trata de vendas, toda ação deve ser baseada em informação, e é isso que a curva ABC proporciona.
Foco na curva A
A principal ideia da curva ABC é justamente apontar os produtos que pertencem à curva A, ou seja, que representem 80% de seu faturamento. São os sucessos de vendas entre seu público, que possuem saída frequente e constante necessidade de reposição.
Por isso, seu foco deve ser nesses produtos. Partindo desse conhecimento, você afunila a visão dos produtos que serão utilizados me suas campanhas, ao mesmo tempo que amplia as possibilidades de oferecer promoções eficazes para seu público.
Analisando os produtos do relatório
Dentre os produtos da curva A de seu relatório, ainda é preciso se atentar em detalhes que fazem toda a diferença, como:
- Disponibilidade de estoque;
- Valor atual do produto;
- Quantidade de dias sem vender;
- Score do cadastro.
Evite a falta de estoque
Ainda que você queira anunciar o seu produto de melhor desempenho, isso irá depender diretamente da quantidade em estoque. Não é nada recomendável fazer uma campanha com foco em um produto com poucas unidades disponíveis, por exemplo.
Com a Climba você pode ativar o recursos Aviso de Estoque mínimo, que estabelece quando o sistema deve disparar um aviso em seu e-mail quando um produto configurado estiver com baixo estoque.
Outra forma de evitar esse tipo de problema é integrando seu e-commerce com soluções de gestão de estoque, permitindo monitoração de estoque em tempo real, em relação à sua loja virtual e seus processos de logística.
Se ainda assim, estoque estiver sendo uma dor de cabeça e você não conseguir repor a tempo de iniciar suas campanhas, uma solução é direcionar suas ações para toda uma categoria ou seção de sua loja virtual. Dessa forma, você garante que haja diversidade nas opções e consegue divulgar aproveitando a boa visibilidade de seus produtos da curva A que pertencem a este grupo.
Mire no seu ticket médio
Se seu ticket médio é de R$ 500,00, o ideal não é direcionar suas ações para produtos muito abaixo dessa faixa de valor.
O que pode ser feito para seus produtos de curva A que possuem valores unitários inferiores a seu ticket médio é a criação de kits e combos, com outros produtos com boa saída, para incentivar uma compra maior e alcançar seus objetivos.
Dê rotatividade em seu estoque
Ainda na ideia da criação de combos e kits, essa estratégia pode também ser utilizada para fazer produtos que estão sem vender a muitos dias ou que pertencem a sua curva B.
Um produto em alta e que pertence a sua curva A pode justamente impulsionar a rotatividade de outros produtos, colocados como sugestão ou partes de um pacote incluindo os dois produtos em um só kit, com um preço mais convidativo ou condições vantajosas de frete.
A criação de combos através do Cadastro de Produto Virtual é simples na plataforma da Climba, e inclusive podemos continuar a conversa sobre esse tópico em nosso webinar que explica exatamente como gerar mais vendas com kit de produtos.
Importância de otimizar cadastros
Um dos fatores que é preciso considerar na análise de qual produto escolher para sua campanha é como está a página dele para o visitante. Possui fotos o bastante? Elas estão em alta qualidade? Tem um vídeo para demonstrar mais detalhes dele? A descrição está completa, com conteúdo rico e copy que convença o visitante de fazer a compra?
A Climba faz a avaliação de todos esses fatores através do Score de Cadastro, um recurso que ajuda a otimizar a performance de conversões do produto. Dessa forma, você pode deixar o cadastro de seu produto preparado para converter visitantes em compradores.
Por isso, ensinamos nesse post como otimizar agora o cadastro de seus produtos e aumentar suas conversões.
Descobrindo a melhor estratégia para suas campanhas
Com tudo isso como base, você agora sabe que para sua campanha performar bem precisa direcionar a ação para:
- Um produto com boa disponibilidade de estoque;
- Que possua um valor que alcance ou melhore seu ticket médio;
- Com boa rotatividade entre seus clientes;
- Com Score de Cadastro acima de 4.0, segundo os critérios da Climba.
Avaliando esses fatores, através dos relatórios de curva ABC, você consegue traçar suas estratégias para conseguir melhores conversões a partir de suas ações de tráfego pago.
Relatórios sem dor de cabeça com a plataforma certa
Para administrar um e-commerce sem surpresas e com clareza em cada ação, é indispensável o uso de relatórios dos mais variados tipos. Além disso, ter um relatório específico para cada necessidade e com informações descritas de forma que facilite o entendimento também é um diferencial.
Contudo, sabemos que nem todas as plataformas de e-commerce oferecem soluções desse aspecto. Na Climba, no entanto, disponibilizamos mais de 20 tipos de relatórios, dentre eles os dois de curva ABC que mencionamos nesse artigo.
Tudo isso por se tratar de uma plataforma que surge como uma solução inteligente e que orienta o administrador a como alcançar suas metas de vendas no e-commerce. A Climba sana suas dores e guia sua loja virtual para as melhores performances no comércio eletrônico, e queremos mostrar mais de nossas possibilidades para seu crescimento.