As 8 melhores dicas para lidar com a concorrência no e-commerce
Iniciar um empreendimento online tem suas dificuldades, e por isso sempre ressaltamos a importância do planejamento, estratégia e apoio de profissionais capacitados na área. Enfrentar a concorrência é apenas uma parte desse grande jogo.
No entanto, diferente das lojas físicas, o e-commerce abre possibilidade para que você tenha concorrentes de todo o mundo. No comércio tradicional, o concorrente estaria na mesma rua, bairro ou cidade, enquanto aqui, no mundo eletrônico, ele pode estar do outro lado do país.
Por isso, é importante você seguir nossas oito dicas para não ter medo da concorrência no e-commerce, você pode lidar com eles e manter sua loja virtual na frente. Quer saber como? É só continuar essa leitura conosco!
Analise a concorrência
Primeiro passo e dica é o mais fácil de se imaginar. Você precisa conhecer tanto de sua concorrência quanto você conhece a si mesmo. Entender como cada empresa que compete com a sua atua, funciona e progride, qual a natureza de operação interna e qual imagem externa elas tem.
Seu empreendimento não deve seguir os mesmos passos, nem é necessário se inspirar. Mas é preciso reconhecer neles os pontos fortes, para poder sobressaí-los e os fracos, para poder aproveitá-los.
Entenda que aqui há espaço para grandes estratégias, e analisar sua concorrência por completo não é fácil, mas é um esforço necessário se deseja sair na frente com táticas vencedoras e que coloquem o seu empreendimento no pensamento dos clientes.
Conheça os clientes
Falando em clientes, essa é uma etapa fundamental em qualquer tipo de negócio, mas tratando das possibilidades que um e-commerce proporciona, se torna ainda mais importante.
Isso porque suas estratégias online podem ser muito mais segmentadas do que no caso de uma loja física. Em uma plataforma inteligente como a Climba, você consegue visualizar dados importantes de seus compradores, e extrair relatórios que ajudem em seu planejamento.
Dessa forma, você pode criar conteúdo especialmente para seu e-mail marketing e ainda trabalhar o relacionamento com seu público alvo através das redes sociais.
Esteja presente nas redes sociais
Esse é justamente outro tópico que não pode passar na hora de fazer frente à concorrência. Você não pode conquistar seu público se não estiver onde eles estão, e a maior parte do tempo livre, ele estará nas redes sociais.
Sua marca deve ser, literalmente, marcante para a memória de seus consumidores ideais. E atualmente, com as redes sociais, isso ficou muito mais fácil. Trabalhando com uma agência de marketing digital, você pode assegurar conteúdos inteligentes criados para que sua empresa converse diretamente com o público alvo.
E com o avanço do cruzamento entre as redes sociais e o e-commerce, cada vez existem mais recursos integrando seus perfis e sua loja virtual. A Climba, por exemplo, conecta seu e-commerce com Facebook Business e Instagram Shopping, expandindo as possibilidades de aumentar o tráfego para seu negócio.
Mantenha-se atualizado
Estar atento à estas evoluções, como das redes sociais se tornando fatores determinantes para aumentar o tráfego de um e-commerce, é fundamental para estar liderando o seu segmento. Isso vale principalmente para o comércio eletrônico, que está em constante atualização.
O cenário que se tornará plano de fundo dos próximos anos é uma jornada de compra que ocorre quase inteiramente na rede social. Isso será possível conectando suas postagens com seus produtos cadastrados e atualizados instantaneamente. O cliente quer praticidade e segurança, tomando a decisão de comprar logo ao visualizar seu perfil e sem querer perder tempo fazendo cadastros longos ou trocando de página. O pagamento, via Pix, por exemplo, será instantâneo e o pedido processado em curto tempo. Tudo isso, claro, na palma da mão, uma vez que a preferência pelo mobile cresce cada vez mais.
Quando analisar a concorrência, irá perceber se eles estão aderindo ou não essa possibilidade, e se sim, o quanto desse processo neles é de fato prático. Em todo caso, um cliente Climba tem recursos para justamente superar a concorrência nesse âmbito, e integrar sua loja virtual a tudo isso que foi mencionado, e, melhor ainda, a tudo que surgir no futuro para melhorar seu desempenho de vendas online.
Transmita confiança
Uma coisa que é muito observada em muitos grandes negócios é que, por vezes, a comunicação feita não reflete o quão bom o produto ou empreendimento de fato é. E isso é imprescindível.
A humildade nunca deve faltar, mas é preciso ter confiança no que faz. Nas redes sociais, por exemplo, o seu papel é de se tornar uma referência, uma voz que inspire segurança no que diz sobre cada assunto abordado, pois é dessa forma que sua marca terá credibilidade para falar sobre vendas.
Perceba que não é sobre ser arrogante, mas sim assegurar para seu público que a referência no segmento é a sua empresa, os seus profissionais. Se você não assumir autoridade perante seus consumidores, quem fará isso será sua concorrência.
Evite guerra de preços
Ao mesmo tempo em que falamos de manter uma voz que inspire confiança, precisamos falar que isso será fundamental para você fundamentar os seus valores na hora de precificar seus produtos ou serviços.
A marca que consegue estabelecer autoridade não precisa justificar seus preços, nem ficar preocupado se sua concorrência tem valores inferiores.
Um exemplo seria a “marca X” que comercializa bicicletas de alta performance, com materiais topo de mercado, e reconhecidamente uma referência neste segmento. Ela não precisa baixar seus preços para se tornar mais competitiva, visto que existe grande diferença para a “marca B”, tanto em valores quanto em qualidade do produto.
Se a empresa segmentou e educou bem seu público-seguidor, não terá razões para reduzir sua precificação. Ela não precisa comprar a guerra de preços, que pode ser incitada pela concorrência. Ela precisa apenas inspirar confiança em seus clientes de que a melhor compra, de qualquer forma, será com ela.
Isso se aplica para diferenças mais sutis, inclusive, fundamentando seu negócio em cima de um atendimento e pós-venda admirável ou fretes e prazos de entrega satisfatórios.
Tenha bom relacionamento com fornecedores
Talvez você não saiba como é o relacionamento entre seus concorrentes com os respectivos fornecedores, mas o que você pode, e deve fazer, é manter uma boa parceria com os seus.
Primeiro, que quando você tem competidores ao seu redor, quanto mais aliados você tiver, melhor. E isso deve começar com aqueles que são diretamente responsáveis pelo devido andamentos de seus planos.
Segundo, assegurar uma boa relação com estes parceiros abre porta para negociações e resoluções mais benéficas para seu empreendimento. Além disso, caso o fornecedor trabalhe também para concorrentes, em alguns momentos ele terá de dar pequenas vantagens para algum dos lados, seja para quem fazer uma entrega primeiro ou para quem oferecer alguma exclusividade. Nessas horas, é bom você ser o parceiro preferido e conseguir estar na frente nessas decisões.
Busque um diferencial
Analisando todos esses fatores, você conseguirá perceber onde seus concorrentes mais costumam falhar, e o que esse público que vocês compartilham está sentindo falta. Juntando estes pontos, você provavelmente conseguirá enxergar um potencial diferencial.
Já um enorme diferencial que você pode conseguir desde já é em relação à plataforma que você irá abrigar seu e-commerce. É nessa escolha que você pode assegurar um acerto que irá colocar sua loja virtual muitos pontos à frente da concorrência.
Optando por uma plataforma de e-commerce inteligente, como a Climba, é uma escolha que economiza tempo, energia e dinheiro.
- Tempo pois você não terá de aprender nada sozinho, e confiará diversos processos à nossa equipe experiente, que cumpre prazos e ultrapassa expectativas com soluções que vão direto às necessidades presentes e futuras de nossos clientes;
- Energia pois gerir seu e-commerce será muito fácil com a quantidade de recursos e ferramentas disponibilizados pela Climba, que centralizam em telas dinâmicas as informações mais importantes para que suas decisões sejam tomadas com convicção;
- Dinheiro pois você paga um valor enxuto para contar com uma equipe que disponibiliza serviços de alto padrão realizados por inúmeros profissionais diferentes, como consultores de e-commerce, especialistas em SEO ou equipe de criação.
É hora de você enfrentar a sua concorrência e tomar a frente de seu segmento. Seu público está esperando por isso, e nós estamos pronto para você.