As promoções de fim de ano que mais vendem no e-commerce
O jargão “fechar com chave de ouro” é amplamente utilizado no e-commerce quando falamos das ações promocionais de fim de ano. Afinal, com datas comemorativas e eventos comerciais de grande relevância tão próximos um dos outros, é impossível não assinalar os meses de outubro, novembro e dezembro como determinantes para transformar o ano em um símbolo de sucesso para o empreendimento.
Mas para isso acontecer, é preciso seriedade e comprometimento com o planejamento de seu negócio, e principalmente, ter a certeza de quais campanhas está colocando em prática. Por isso, convidamos para descobrir quais promoções podem ser utilizadas em cada grande data do último trimestre, e aproveitar ao máximo o calendário para ter ainda mais motivos para comemorar a virada de ano.
O que seu e-commerce precisa para criar promoções de sucesso
Antes de começar a criar promoções na plataforma de seu e-commerce, é importante revisar informações cruciais para construir ações que sejam realmente efetivas. Isso é fundamental para evitar que existam problemas irreversíveis durante a execução da campanha, após os grandes investimentos feitos por sua empresa.
Assim sendo, o primeiro passo para poder criar uma promoção é focar no planejamento dela. Com observações e notas, você pode juntar o que é preciso a partir das seguintes informações que são necessárias:
- Estude a sua margem de lucro, para saber até onde você pode oferecer os descontos;
- Faça uma análise de seus produtos, avaliando estoque e saída com os relatórios da Climba;
- Defina quais serão suas condições do desconto: poder ser no frete, em produtos selecionados ou na compra;
- Avalie qual melhor período para iniciar e encerrar sua campanha.
Ciente disso e com planejamento encaminhado, você terá sinal verde para continuar. A próxima etapa é criar a promoção de fato, e aí surgem as possibilidades que a Climba oferece ao lado da criatividade de sua equipe.
As melhores promoções de fim de ano para seu e-commerce
Agora que você sabe que é preciso traçar um bom planejamento antes de executar as promoções, podemos tratar das condições que você pode usar a favor de seu negócio nessa época do ano. Com tantas datas especiais no calendário, não faltam espaço para todo tipo de ação.
Afinal, os meses de outubro, novembro e dezembro colecionam datas importantes, não só no Brasil, como também no mundo.
- Outubro: Dia das Crianças, Dia do Professor, Halloween;
- Novembro: Dia de Ação de Graças, Black Friday, Cyber Monday;
- Dezembro: começo do verão, Natal e Ano Novo.
Além disso, durante todo esse período, o poder aquisitivo do consumidor brasileiro aumenta, uma vez que é feito o pagamento das parcelas do décimo-terceiro. Essa injeção no saldo dos trabalhadores tem reflexo direto no varejo, uma vez que 82% dos consumidores revelam que possuem intenções de usar o benefício nas compras de fim de ano, e desses, 27% ainda possuem intenção de gastar todo o décimo terceiro com essa intenção. Isso foi o que revelou uma pesquisa do SPC Brasil.
E, por mais que o décimo terceiro seja pago apenas entre novembro e dezembro, a sensação de “ter mais dinheiro” já começa em outubro. Afinal, ciente de que terá uma condição melhor para pagar a fatura do cartão nos meses seguintes, o consumidor já fica inclinado a gastar mais mesmo em outubro. E são estratégias para aproveitar isso que iremos abordar abaixo.
A Black Friday do e-commerce começa em outubro
Se você está envolvido no mundo das vendas, sabe que uma das datas que mais movimentam o varejo é a Black Friday. Para quem não sabe, a Black Friday ocorre tradicionalmente um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.
E mesmo que essa data seja apenas em novembro, o varejo, especialmente eletrônico, já começa a se movimentar muito antes. Já em outubro começam as promoções com título de “esquenta Black Friday” ou então, “esquenta Black November”. A ideia aqui é aproveitar a força que a data traz e utilizar para intitular as suas campanhas com grandes ofertas, já na véspera desses eventos.
Dependendo de seu segmento, você pode dividir o mês de outubro em duas quinzenas promocionais: a primeira, com temática de Dia das Crianças, e a segunda direcionada para a Black November, podendo inclusive misturar com a proximidade do Halloween.
No entanto, como já vínhamos dizendo, o artifício mais interessante a ser utilizado aqui é já provocar o consumidor a fazer compras pois terá uma injeção nas contas no mês seguinte. Por isso, é um mês onde pode valer a pena anunciar parcelamentos mais longos e sem juros para compras de determinados produtos. E para realizar essa configuração, basta acessar o painel de Alteração do Produto e ir na guia de “Parcelamentos e Descontos”.
Black November: o mês das promoções imbatíveis
Black Friday e Black November
Novembro é o mês onde todo tipo de negócio tem espaço para competir na Black Friday. Mas, sabendo da dominância das grandes marcas na sexta-feira mais esperada das vendas, a data começou a ser diluída, e hoje existem ações que duram o mês inteiro.
Essa é uma boa saída para os pequenos negócios, ou as lojas virtuais que ainda não possuem um público fidelizado. Quando há uma base consistente de clientes, atentos em campanhas nas redes sociais e até mesmo na televisão, é mais fácil criar expectativa até o fim de novembro pra Black Friday. E é esse mesmo público que você pode conquistar antes.
O seu cliente, inicialmente, está disposto a esperar o mês todo para comprar na loja que ele já acompanha, esperando a promoção imperdível. No entanto, montando uma campanha bem direcionada de tráfego pago, você pode mostrar para ele que o seu e-commerce está desde já com grandes ofertas. Dessa forma, você pode convencê-lo a antecipar a compra que ele ia esperar até o fim do mês pra fazer.
Leia mais: Black Friday: Como Fazer o Planejamento Para Decolar as Suas Vendas
Cyber Monday
Além da sexta-feira mais aguardada do varejo, o e-commerce tem uma carta na manga: a Cyber Monday. Na segunda-feira após a data que mais gera faturamento no comércio eletrônico, muitas lojas virtuais promovem ofertas tão impactantes quanto da semana anterior.
A intenção da Cyber Monday é ter uma data que seja exclusiva para o e-commerce, e assim vem sendo desde a criação desse evento. Ela é muito forte no segmento de tecnologia e eletrônicos, então, caso seja o nicho de seu negócio, é importante colocar essa data em seu calendário de ações.
Seja na Black Friday, November, ou na Cyber Monday, todo tipo de ação é válida. Unido as duas datas, as estatísticas apontam um aumento de até 10 vezes o tráfego, então é preciso convertê-lo em compras. Apostar nos descontos agressivos ou compras em maiores quantidades são táticas famosas, e tudo isso pode ser configurado nas opções de Promoções na categoria “Marketing” de sua plataforma Climba.
Festas de Fim de Ano com mais motivos para comemorar
As vendas não param após a Black Friday, e na verdade, você possui motivos para continuar investindo em suas campanhas. Com a proximidade do Natal, a primeira quinzena de dezembro é o momento chave para garantir que muitos presentes sejam comprados na sua loja.
Agora que o décimo terceiro está no bolso dos consumidores, é o dever do comércio conquistar a compra do cliente. Com o Pix já sendo uma das três formas de pagamento mais populares no Brasil, você pode explorar a praticidade desse método à favor de seu e-commerce. Na Climba, você pode configurar descontos especiais para quem pagar com Pix. E como o dinheiro já estará na conta de seu visitante, será muito rápido para entrar na sua e confirmar o pedido.
Com a promessa de realizar o envio do produto no menor tempo possível e tendo transportadoras comprometidas em cumprir os prazos, você terá duas semanas para fazer de sua loja a escolha certa para o Natal do seu cliente! Por isso, nossas dicas são:
- Priorize sua logística, conversando com seus fornecedores e distribuidores para tudo correr no fluxo;
- Capriche e emocione com o copy de sua comunicação durante a primeira metade de dezembro;
- Aposte nas grandes compras, nos descontos cumulativos e nos cupons liberados para aproveitar ainda mais.
Seu e-commerce aproveita melhor as datas comemorativas com a Climba
Sabendo agora como preparar suas promoções para essas ocasiões, você também irá perceber que tudo fica mais fácil com uma plataforma inteligente como a Climba. Sejam elas configurações na forma de pagamento, no frete, ou nas condições de suas promoções, é tudo simples em nossa plataforma.
E se você ficou curioso de saber quais possibilidades a Climba oferece, nós lhe convidamos para continuar essa conversa no post Promoções pra Lojas Virtuais: vantagens e dicas para o seu negócio virtual.
Depois disso, é só chamar nossos consultores que estão prontos para mostrar como o seu negócio enriquece com a Climba!