Aumente suas vendas online com novas estratégias de frete
O segredo para aumentar a performance das vendas em sua loja virtual pode já estar na sua frente: trabalhar melhores estratégias de frete. Atualmente, é nisso que muitos lojistas estão apostando as fichas, e com boas razões.
Desenvolver políticas justas, acessíveis e flexíveis de frete colocam seu e-commerce como uma alternativa muito forte na jornada do consumidor, enquanto avalia as opções para fazer sua compra online. E se sua loja virtual souber trabalhar boas estratégias, é possível aumentar de forma considerável a taxa de conversão e melhorar o faturamento.
E para trazer luz sobre esse assunto, preparamos esse conteúdo, que vai mostrar a razão da Climba se preocupar em entregar melhores possibilidades de frete para seus clientes. Além disso, vamos mostrar formas de trabalhar condições de envio em seu e-commerce, para justamente suas metas serem alcançadas e conseguir melhores resultados nas vendas online.
Frete Caro é um dos maiores motivos de abandono de carrinho
Como consumidor, sabemos que o valor do frete importa muito na hora de decidir entre qual loja comprarmos os produtos que desejamos. E acredite, falamos isso com convicção pois já são diversas pesquisas e levantamentos que apontam para essa afirmação.
O Reclame Aqui, por exemplo, indicou que 63,9% dos consumidores online desistiam das compras em uma loja por causa do valor do frete. O tempo estimado para entrega também assusta compradores dos carrinhos virtuais, sendo o motivo de 18,6% das desistências.
Frente a estes números, fica fácil entender que sua loja virtual não pode estar dando motivos para seu público abandonar os carrinhos. Por isso, é preciso repassar por noções básicas de seu e-commerce para visualizar quais possibilidades podem ser abordadas e adotadas na hora de trabalhar as melhores condições de frete para seus clientes.
Orientações básicas para trabalhar suas condições de frete
Antes de mergulhar nas estratégias de frete grátis que vão ajudar seu e-commerce a vender mais, é preciso revisar tópicos importantes dentro de seu negócio. Dessa forma, você poderá visualizar com maior precisão quais táticas serão mais condizentes com a realidade de sua loja virtual.
- Conheça a fundo seu público, compreendendo suas necessidades e formas como pode otimizar sua logística até ele;
- Entenda o custo de seu produto e trabalhe com uma margem vantajosa para seu negócio, permitindo estratégias de condições especiais;
- Avalie o histórico dos pedidos e os hábitos de seus consumidores, visualizando a forma como compram, pagam e preferem os produtos;
- Considere o ticket médio de seu e-commerce, mas não o tome como base para tudo. Você pode buscar estratégias para torná-lo maior através de novas ações.
Como criar estratégias de frete para aumentar a taxa de conversão
Hoje em dia, um dos maiores potencializadores de vendas é justamente a estratégia de frete grátis. Existem dois dados que reforçam esse argumento e dão base para você colocar suas energias nessa tática para vender mais:
- A Neotrust analisou as compras em e-commerce entre outubro e dezembro de 2020, e apurou que 54% dos pedidos foram feitos com frete grátis;
- A Ebit|Nielsen, em seu relatório Webshoppers 2021, apontou que Frete Grátis é a promoção favorita dos consumidores, com 83% das preferências dos entrevistados.
Juntando estes dois fatores, percebemos que para um e-commerce estar alinhado com seu consumidor, é preciso conhecer essas 7 estratégias de frete para sua loja virtual ter mais pedidos. Elas vão ajudar a oferecer condições que vão conquistar seus clientes e melhorar o faturamento de seu negócio eletrônico.
Estratégia 1: toda sua loja com frete grátis
Apesar de ser um pouco mais difícil de se aplicar, garantir a mesma condição para todos os produtos e para todo o país pode ser uma política especial a ser adotada em campanhas importantes.
Datas como aniversário de sua loja casam bem com a ideia. Preparando seu público com antecedência, avisando que haverá frete grátis para todo o Brasil e em todos os produtos, por tempo limitado, você pode ter um grande aumento em suas vendas. Esse aumento de faturamento pode ajudar a cobrir seus custos de logística, ainda mais com as parcerias da Climba com transportadoras de todo país que otimizam seu custo de envio.
Estratégia 2: compras acima de determinado valor ganham frete grátis
Aqui, você estipula um valor mínimo para que o carrinho receba o frete grátis, ou seja, incentiva que o consumidor aumente a compra que planejava fazer, visando ser recompensado. Essa condição pode ser utilizada como padrão de sua loja, ajudando a manter ou melhorar seu ticket médio.
Essa política de frete serve mais como base para as estratégias que iremos abordar a frente. Usualmente, aplicar a mesma condição para todo o Brasil precisa ser fruto de uma decisão embasada pelas análises de seu faturamento com essas vendas, avaliando se irá compensar e ser benéfico para seu negócio.
Estratégia 3: frete grátis por região
Seguindo essa política, você pode focar em uma região na qual você quer intensificar suas vendas. Pode ser uma estratégia utilizada em ações especiais e pontuais, focando inclusive em datas comemorativas locais.
Você também pode manter essa estratégia como uma política padrão de sua loja, por exemplo, manter frete grátis para sua própria região de atuação. Você pode ter um custo de entrega tão baixo que vale a pena oferecer a gratuidade para justamente aumentar suas vendas locais e aumentar a visibilidade de sua marca em sua própria cidade.
Estratégia 4: compras acima de determinado valor, para regiões específicas, ganham frete grátis
Essa é uma das estratégias mais adotadas pelos clientes Climba, especialmente por utilizar os recursos que a plataforma oferece para controlar essas condições.
Dessa forma, você pode utilizar os painéis da Climba para estabelecer metas de valor de acordo com o CEP inserido. Isso irá ajudar seus clientes a visualizarem quantos reais em produtos ele precisa adicionar ao carrinho para receber o frete grátis. E você pode controlar as regiões de acordo com o quão próximo estão de sua região de atuação, por exemplo, para um e-commerce com sede em Santa Catarina:
- Santa Catarina: frete grátis em todas as compras;
- Paraná e Rio Grande do Sul: compras acima de R$199,90;
- Toda região sudeste: compras acima de R$299,90;
- Restante do Brasil: compras acima de R$399,90.
Todas essas opções são customizáveis, adequando-as da forma que for mais benéfica para seu faturamento e para promover o aumento de suas vendas.
Estratégia 5: frete fixo ou máximo para determinados estados
Com essa política de frete, você determina um valor fixo ou máximo para estados, ou regiões específicos, tanto para pedidos ou um produto específicos. Isso é um refinamento de suas estratégias, negociando parte de sua margem de lucro para tornar o custo de envio mais atrativo para o público que você está direcionando essa tática.
Dessa forma, você pode definir que o frete será de no máximo R$8,90 para São Paulo, enquanto para o seu estado será R$ 5,90.
Estratégia 6: descontos aplicados no frete do pedido
Aqui, a intenção é ajudar seu cliente na hora de pagar o frete. Com as configurações possíveis na plataforma da Climba, você determina uma porcentagem do valor do pedido que você está determinado a descontar do valor cobrado pelas transportadoras.
Por exemplo:
- Você define que está dando 10% de desconto no frete;
- um pedido subtotaliza em R$ 1.000,00 e tem R$ 150,00 de frete;
- 10% de R$ 1.000,00 = desconto de R$ 100,00 no frete do cliente;
- ele pagará apenas R$ 50,00.
Esse recurso é bem-vindo para auxiliar as demais estratégias, já que é interessante estabelecer metas para o cliente conseguir um frete grátis, por exemplo.
Estratégia 7: oferecer condições de frete grátis para marcas e categorias selecionadas
Através da plataforma inteligente da Climba, você pode ir além das suas configurações de frete grátis. Uma das possibilidades é selecionar categorias e marcas específicas para não estarem inclusas em suas políticas padrões, por exemplo.
Isso funciona para grupos de produtos que não apresentam a mesma margem de lucratividade que o restante de sua loja virtual. Dessa forma, é uma boa opção se você não consegue trabalhar condições mais acessíveis de taxa de envio, se não as já apresentadas por padrão pelas transportadoras parceiras. Na tela de configurações de frete você pode bloquear marcas ou categorias cadastradas em seu sistema.
Como escolher a melhor política de frete para sua loja virtual
Não existe uma política de frete que seja mais correta ou indicada que a outra, em uma resposta sintetizada. O que é sempre mais recomendado é utilizar um conjunto de ações e estratégias para alcançar os objetivos de seu e-commerce.
E para descobrir quais são elas, podemos mencionar cinco dicas para descobrir a melhor estratégia de frete para sua loja virtual.
- Faça testes com as estratégias que sugerimos acima, aplique algumas delas dentro da realidade de seu e-commerce;
- Analise os resultados obtidos com cada estratégia;
- Baseie suas políticas aos valores dos produtos de sua curva A de vendas -você pode avaliar isso através do relatório de curva ABC em sua plataforma de e-commerce;
- Avalie seu ticket médio, para utilizar o frete grátis como uma forma de torná-lo maior;
- Por fim, utilizar as estratégias de frete grátis com um objetivo, ou seja, não apenas criar as políticas por criar, e sim, com intenções claras e que visam atingir suas metas.
O Frete Grátis é um recurso importante no e-commerce, e que vai mudar o patamar de suas conversões quando utilizado com inteligência, além de potencializar seu faturamento.
Com a Climba, todas as configurações referentes a Frete Grátis e Logística são fáceis e permitem controle sob os principais detalhes que são base para suas estratégias. Por isso garantimos que oferecemos uma plataforma de e-commerce inteligente, que conhece suas necessidades e entrega soluções para sua loja virtual vender ainda mais. E a hora de começar a vender mais é agora, basta conversar com nossos consultores e começar a descomplicar suas vendas online.