Como aproveitar a alta do e-commerce sem correr o risco de fechar a sua loja virtual?
Os anos de 2020 e 2021 foram de grande sucesso no e-commerce. Recordes consecutivos de faturamento, pedidos realizados e de movimentações logísticas marcaram o período onde comprar em loja virtual virou tendência. Todavia, no plano de fundo disso houve uma situação atípica, da pandemia da Covid-19, que levou a população a passar mais tempo em casa, deixando as lojas físicas vazias por longos meses.
O e-commerce ficou inchado, com diversos novos empreendimentos surgindo para aproveitar a crescente das vendas digitais. E assim descobriu-se que manter as operações de uma loja virtual provou ser o maior desafio nestes anos. De fato, não é motivo para desacreditar das vendas online, e sim, dos empreendimentos feitos sem preparo e conhecimento.
Por isso, a intenção de nossa publicação hoje é incentivar a profissionalização do e-commerce, com dicas e apontamentos que estruturam o conhecimento necessário para investir e manter uma loja virtual por muito além da alta do e-commerce no varejo.
Desempenho das lojas virtuais em 2020 e 2021
Primeiramente, é importante analisarmos o cenário que o e-commerce deixou nos últimos anos. Avaliar o crescimento e performance das lojas virtuais no Brasil é de grande importância para entendermos o que funcionou e deve ser mantido nos anos seguintes. De mesma forma, é valioso compreender o que deu errado e deve-se evitar no futuro.
Os números do e-commerce em 2020
O primeiro semestre de 2020 foi um momento onde o mundo enfrentou uma nova necessidade para sobreviver: ficar em casa. Dessa maneira, o comércio de rua fechou, ou ficou sem clientes por longos meses. Enquanto isso, o e-commerce ganhou força, e passou a ser a única opção para alguns. Considerando a conexão que temos com celulares e computadores atualmente, ainda mais num cenário onde muitos passaram a trabalhar de casa em seus dispositivos, era praticamente intuitivo o início de uma onda de compras pela internet.
O resultado disso, segundo o 42º Webshoppers, foi um crescimento de 47% quando comparado o faturamento no primeiro semestre de 2019 com 2020. Além de um total de R$ 38,8 milhões faturados no período, o ticket médio também aumentou: R$ 427, 6% a mais quando analisado lado a lado com os seis primeiros meses do ano anterior. Os aplicativos de entrega se tornaram parte das compras de 72% dos consumidores entrevistados, especialmente pela praticidade de não precisarem sair de casa.
Ao fim de 2020, o avanço do e-commerce no varejo foi ainda mais expressivo. Apenas no mês de dezembro, foi possível observar uma alta de 53,83% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, o aumento também refletiu no faturamento: um crescimento de 55,74%. Mas, o mais importante, é o apanhado geral de todo o ano: 2020 terminou com o e-commerce apresentando um crescimento de 73,88%, segundo o índice MCC-ENET.
Os números do e-commerce em 2021
O crescimento das vendas online no Brasil continuou ao longo do primeiro trimestre de 2021, segundo a pesquisa realizada pela Neotrust. Nesse levantamento, foi possível concluir que 78,5 milhões de compras foram realizadas na internet brasileira, o que representou um aumento de 57,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Isso também significa que o faturamento aumentou em 72,2%, graças ao faturamento total de R$ 35,2 bilhões acumulados entre janeiro e março de 2021. Dessa forma, é possível interpretar como um início promissor no ano seguinte ao primeiro ano da pandemia.
No entanto, talvez um dos sinais mais expressivos do crescimento das vendas pela internet está na participação do e-commerce no varejo. Hoje, segundo pesquisa da ABComm, o comércio online representa 11,6%, enquanto nos meses antes da pandemia de 2020 essa participação era de apenas 9,2%, e jamais havia atingido a casa de dois dígitos.
Dicas para sustentar sua loja virtual com a alta do e-commerce
Sabendo da importância estabelecida pelo e-commerce ao longo da pandemia, é importante visualizar esse pedaço do varejo como um campo em pleno crescimento. Dessa forma, é natural haver uma visibilidade maior por parte de empreendedores, e é aí que habita um dos maiores problemas de vender online.
Muitos começaram seus negócios na internet, mas não souberam como mantê-los mesmo durante os meses de crescente. Outra preocupação que surge e com o momento após a pandemia: com os consumidores de volta às ruas, como manter um e-commerce na ativa?
É isso que é preciso responder desde já, preparando-se desde os momentos anteriores à abertura de seu negócio digital.
Importância do plano de negócio para uma loja virtual
Como todo empreendimento, é de suma importância ter um plano de negócio para nortear o seu e-commerce. Neste plano é preciso definir, por padrão:
- Principais parcerias de seu negócio;
- Atividades principais;
- Recursos principais;
- Proposta de valor;
- Canais de atendimento e pontos de contato;
- Relacionamentos com clientes;
- Segmento dos clientes;
- Estrutura de custos;
- Fontes de receitas.
Quando é desenhado este plano de forma meticulosa no início, e ele é utilizado no desenvolver do e-commerce, é mais provável que seu negócio irá prosperar.
Outra dica é manter seu plano de negócio atualizado, e sempre alinhá-lo com seus objetivos profissionais. Escrever esse tipo de informação ajuda no foco de seu empreendimento, e ainda auxilia na projeção de estratégias para alcançar suas metas.
Marketing para cuidar de sua marca
Um dos pilares de qualquer negócio é o marketing, e muitos acreditam que no digital isso é fácil de se fazer. No entanto, justamente por acreditarem que cuidar de uma marca era simples, muitas lojas virtuais perderam espaço e não tiveram um final feliz.
Gerir uma marca é um desafio cada vez maior, por isso, o ideal é recorrer a especialistas e profissionais da área. Ainda que recorra a agências, ou contrate colaboradores para seu negócio, é importante dedicar seus investimentos na gestão do marketing de seu e-commerce.
Em tempos onde estamos tão conectados, e seus consumidores estão cada vez mais próximos de sua empresa, é importante estar preparado para contornar qualquer situação. Nesses momentos que o marketing entra em cena, seja para reposicionar sua empresa num momento de crise, ou apresentar uma solução criativa para retomar as vendas em um momento de dificuldade.
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Atenção ao estoque e com sua logística
Certamente, um dos maiores desafios das vendas online é a gestão de estoque. Por isso, a Climba oferece uma gama de soluções para que seu e-commerce tenha integração total com sistemas de gestão-ERP.
Dessa forma, você já inicia sua loja virtual da forma correta, dispensando uma série de operações manuais que demandam tempo e cuidado. Além disso, as atualizações em tempo real auxiliam nas ações que devem ser executadas em sua rotina.
No quesito logística, também é importante ter sua loja virtual integrada diretamente com soluções confiáveis que permitem a segurança de suas vendas para todo o Brasil. Com as integrações da Climba, seu e-commerce pode estar conectado com empresas parceiras que oferecem tabelas exclusivas de valores e prazos dinâmicos.
Dessa forma, você pode oferecer condições especiais de frete para seus consumidores, o que é um diferencial competitivo e determinante no êxito de suas vendas online.
Saiba mais: Gestão de estoque de e-commerce: você pode melhorar a sua
Equipes experientes na área de e-commerce
Assim como recomendamos possuir uma equipe de marketing ao lado de seu empreendimento, é muito importante contar com profissionais no assunto de vendas online. São eles que irão orientar e auxiliar nas tomadas de decisão mais importantes de seu negócio virtual.
A Climba oferece uma plataforma de gestão de e-commerce descomplicada, que dispensa experiência ou conhecimentos técnicos para ser operada. No entanto, contar com um expert que agrega com uma visão apurada da área é como seguir um caminho mais seguro em uma escalada por uma montanha.
Com estes profissionais, é possível extrair o máximo que uma plataforma inteligente como a Climba oferece. Os relatórios disponíveis sobre vendas e produtos tornam-se indicadores valiosos da performance de suas vendas. As revisões quanto ao conteúdo dos cadastros e descrições dos produtos podem ser dicas de quais produtos investir nesse momento e quais dar mais atenção no futuro. Os painéis de integrações com parceiros logísticos, soluções de pagamentos e HUBs de marketplace se tornam atalhos para chegar em condições que vão destacar seu e-commerce.
Apoio de uma plataforma focada em sua loja virtual
Se você chegou até aqui e não sabe por onde começar com o seu e-commerce, não se preocupe. Contando com a plataforma inteligente da Climba, a sua loja virtual estará em boas mãos desde a primeira reunião.
Tomar cuidado e dar atenção ao seu empreendimento é a base para construirmos um e-commerce de sucesso por aqui, e por isso oferecemos um atendimento ilimitado para que o cliente sinta-se sempre amparado por uma equipe experiente no assunto. E ainda podemos assegurar que são eles que você poderá chamar de “sua equipe de vendas online”, pois além de implantação de uma plataforma rica em soluções, dividimos nossos conhecimentos numa consultoria constante ao lado de seu negócio.
A Climba entrega mais do que uma plataforma de e-commerce, e pode te mostrar tudo que será feito para seu e-commerce se manter por muito além da alta das vendas online. Entre em contato agora para seguir o caminho mais seguro para o sucesso de sua loja virtual.