Como aumentar as vendas da minha empresa? Confira nossas 5 dicas
Muitos empresários ainda ficam em dúvida na hora de definir estratégias concretas sobre como aumentar as vendas de suas empresas.
Para apoiar você nessa tarefa, reunimos 5 dicas que mostram como montar e executar um plano para alavancar as vendas e elevar as receitas de sua empresa. Confira!
1. Analise a concorrência
Um dos maiores erros dos gestores de pequenas e médias empresas é focar tanto a administração e rotina de seu negócio e acabar esquecendo de tudo o que ocorre à sua volta. Muitos esquecem de analisar e monitorar as empresas que competem pelos mesmos consumidores. Por isso, a primeira dica sobre como aumentar as vendas é a de acompanhar tudo o que seus concorrentes estão fazendo.
Alguns pontos a serem avaliados:
- Quais preços praticam?
- Fazem alguma promoção?
- O atendimento deles é diferenciado em algum ponto? A equipe é bem preparada?
- Oferecem quais opções de pagamento?
- Existe algum serviço agregado aos produtos que vendem? Esse serviço é gratuito ou cobrado? Por exemplo, eles entregam as compras na casa dos clientes?
Ao analisar os competidores, não procure copiar as ações que executam, mas busque formas de agregar valor para suas ofertas, diferenciar seu atendimento e melhorar a experiência de compra de seus clientes. Também avalie quais erros são cometidos por outras empresas e que podem ser evitados na sua.
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2. Diferencie sua loja
Ao analisar os concorrentes, você encontrará diversas formas de diferenciar sua loja, mas será que todas elas são importantes para seus clientes? Será que a percepção deles sobre algum fator é a mesma que a sua? Para dirimir essa dúvida, faça uma simples pesquisa de mercado com seus atuais clientes.
Para colocar essa dica em prática, é importante dividir sua pesquisa em 3 grandes blocos:
- Colete os dados demográficos da pessoa: idade, sexo, local de nascimento, onde cresceu e mora atualmente, tipo de moradia, estrutura familiar, etnia, entre outros dados que falam de aspectos genéricos de seu cliente.
- Responda às questões ligadas ao estilo de vida: grau de instrução acadêmica, renda mensal, onde trabalha, cargo que exerce, religião que frequenta, time por que torce, hobbies, atividades que realiza aos finais de semana e outros aspectos mais específicos.
- Avalie questões relacionadas ao seu negócio: quais suas dúvidas sobre o seu produto? O que motiva a compra? Existem razões para comprar apenas de você? Como avaliam seus concorrentes? Têm alguma sugestão? Quais os maiores obstáculos ao comprarem de você?
Procure pesquisar ao menos 15 clientes e analisar quais características são mais comuns entre eles. O objetivo dessas entrevistas é refinar a maneira como sua empresa se comunica, atende e vende para seus clientes ideias. O resultado será criar um negócio voltado para um público específico e alinhado àquilo que as pessoas mais valorizam.
3. Amplie seus pontos de contato
Não é incomum perceber que as principais razões dos seus clientes não comprarem mais de sua loja é por esquecerem sua marca e a substituírem por outra mais acessível e presente em sua rotina. Por exemplo, a pessoa compra na loja X por ela ficar ao lado de seu trabalho ou próxima ao restaurante em que ele almoça, já a sua loja fica próxima à residência do cliente e quase sempre está fechando quando ele chega a casa.
A maneira de facilitar o contato é estar presente nos diversos momentos da vida daquela pessoa. Atualmente, o marketing digital oferece meios para manter essa proximidade. Por exemplo: é possível impulsionar postagens nas redes sociais para pessoas que estão próximas a uma localidade ou que têm características comuns. Também é possível enviar um e-mail marketing oferecendo conteúdos relevantes e relacionados aos seus produtos para ajudar os clientes.
Portanto, a terceira dica é usar os meios digitais para se conectar mais vezes com seus clientes!
4. Invista em um e-commerce
No primeiro semestre de 2021, foram realizados 100 milhões de pedidos pela internet, o que representou um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. Será que sua loja não poderia ter um e-commerce e aproveitar um pouco desses números? Essa não seria uma boa forma de responder à dúvida de como aumentar suas vendas?
O e-commerce elimina barreiras físicas, possibilita compras 24 horas por dia nos 7 dias da semana e atende a uma demanda crescente dos consumidores. Combinar a possibilidade de comprar pela internet, receber um produto no conforto de seu lar ou retirar diretamente na loja é uma maneira de melhorar a experiência do cliente. Se você ainda não pensava nessa estratégia, é hora de começar a considerá-la!
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5. Treine sua equipe
A equipe de vendas e atendimento da sua loja física deve refletir todos os diferenciais de seu negócio, conhecer o perfil, gostos e objeções de seus clientes, além de propiciar uma experiência de consumo inesquecível para eles. Mais que focar a venda de um produto, ela deve estar preparada para fidelizar os clientes e estabelecer um relacionamento um pouco mais personalizado com as pessoas.
Por exemplo, ela deve indicar que um item promocional tem boa qualidade, mas, se souber de algum produto que atenda melhor aos desejos e necessidades daquele cliente em específico, então não deve hesitar em sugerir e diferenciar um do outro. Algumas vezes, acontecerá de a loja perder aquela venda por causa dessa atitude, porém, o cliente não se esquecerá da proatividade do vendedor e confiará ainda mais em sua marca.
Não há uma receita de como aumentar as vendas de uma empresa. No entanto, as 5 dicas citadas são imprescindíveis para traçar e executar um plano mais alinhado aos desejos de seus clientes e oferecer uma experiência de consumo incrível e memorável. Ao aplicá-las, você descobrirá o modo mais seguro de alavancar seu faturamento e conquistar mais clientes fiéis para a sua loja.
Conhece outras dicas sobre como aumentar as vendas? Lembra alguma prática infalível que pode ser aplicada nas PMEs? Então compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e ajude as empresas a se desenvolverem com o apoio de suas ideias!