Como aumentar as vendas no e-commerce utilizando o Funil de Vendas
Sabemos que o sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à taxa de conversão. Afinal, de nada adianta ter um site bem estruturado e um ótimo produto se não há vendas. Mas como aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, as vendas?
Não existe uma fórmula mágica para aumentar as vendas em seu negócio. No entanto, sabemos de um conceito com 13 letras que pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo: o Funil de Vendas.
O que é o Funil de Vendas para E-commerce?
O Funil de Vendas para E-commerce é uma técnica que consiste em dividir a jornada de compra em diferentes etapas, desde a visita do cliente até a venda final. Cada etapa do funil representa uma parte do processo, sendo assim importante garantir que a taxa de conversão seja boa em cada uma delas.
Etapa 1: Visitas para carrinhos
Nessa etapa, o objetivo é transformar os visitantes do seu site em possíveis compradores, adicionando produtos ao carrinho de compras. Veja algumas ações que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão nessa etapa:
- Melhore a experiência do usuário: facilite a navegação do seu site.
- Ofereça promoções e descontos: dê um incentivo para que o cliente adicione produtos ao carrinho, como descontos em compras acima de um determinado valor ou brindes.
- Invista em boas descrições dos produtos: uma descrição completa incentiva o consumidor a adicionar o produto no carrinho.
Lembre-se de que o objetivo dessa etapa não é necessariamente fazer com que o cliente finalize a compra imediatamente, mas sim transformá-lo em um possível comprador.
Etapa 2: Carrinhos para pedidos
Nessa etapa do Funil de vendas, o objetivo é incentivar o cliente a finalizar a compra, transformando o carrinho de compras em um pedido efetivo. Veja algumas ações que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão nessa etapa:
- Crie senso de urgência: informe ao cliente que determinados produtos têm estoque limitado ou que a promoção é por tempo limitado.
- Tenha uma política clara de frete e devolução: informe com clareza os valores e prazos de entrega e deixe claro como funciona o processo de devolução e troca de produtos.
Etapa 3: Pedidos para pedidos pagos
Na última etapa do Funil de Vendas para E-commerce, o objetivo é garantir que o pedido seja efetivamente pago e concluído. Veja algumas ações que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão nessa etapa:
- Ofereça opções de pagamento: disponibilize diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e pix.
- Incentive o pagamento por pix: ofereça um desconto para quem optar por esse meio de pagamento.
- Oferecer um certificado de segurança na página de pagamento, transmitindo segurança e confiabilidade ao cliente.
Lembrando que essas são apenas algumas sugestões de ações, que podem variar conforme o perfil do público-alvo, o tipo de produto oferecido e o segmento de mercado em que o e-commerce atua. É importante testar e acompanhar os resultados para identificar quais ações são mais efetivas para o seu negócio.
Não sabe a taxa de conversão de cada etapa do seu Funil de Vendas?
Mostramos em nossa live como utilizar o Funil de Vendas para E-commerce para otimizar sua taxa de conversão e lançamos a Calculadora de Funil de Vendas Para E-commerce onde você consegue calcular como está cada etapa do seu funil e ainda faz um benchmark com a média do mercado.
Como a plataforma da Climba pode ajudar?
A plataforma da Climba possui na dashboard o Funil de Vendas para E-commerce, a taxa de conversão de cada etapa e uma comparação com o mercado, assim você sabe rapidamente em que etapa do funil você deve atuar, além de contar com um Gerente de Sucesso que vai te ajudar a elaborar as melhores estratégias para o seu e-commerce.