Conheça as 6 vantagens do marketing digital para um e-commerce
Se você trabalha com um e-commerce ou está considerando entrar no meio das vendas online, é importante conhecer as vantagens do marketing digital. É preciso também saber usar essas estratégias de forma inteligente para atrair mais clientes, criar uma experiência melhor para eles e deixar a concorrência para trás.
A facilidade para competir na internet e ter um negócio digital é um atrativo para que cada vez mais empreendedores se arrisquem nesse meio. Hoje, existem plataformas prontas para fazer a transição e a integração de uma loja física para o meio online ou começar um e-commerce com praticidade, sem exigir conhecimentos técnicos. Isso, somado ao uso cada vez maior desse meio como canal de aquisição de produtos ou parte da jornada de compra dos consumidores, promove um ambiente excitante para quem busca mais vendas e expandir sua empresa.
Em contrapartida, se destacar e atrair clientes no canal online não é uma tarefa simples, uma vez que a concorrência é grande. Para isso, é necessário investir no marketing digital. Usado da maneira correta, o marketing digital permite que um e-commerce crie estratégias que atraiam clientes, melhorando sua experiência de compra e satisfação.
Pensando nisso, colocamos nesse post 6 vantagens do marketing digital e como usá-las no seu e-commerce para gerar mais vendas e melhores resultados. Confira!
1. Diversidade de estratégias
A primeira vantagem do marketing digital são as inúmeras possibilidades disponíveis para o empreendedor usar em sua estratégia. Abaixo, listamos as principais ferramentas usadas por donos de e-commerce que você deve conhecer.
1.1 Compra de mídia paga
Certamente, a compra de mídia paga, como Google AdWords e Facebook Ads, são as estratégias mais usadas no meio online para promover produtos e serviços. Isso acontece porque sua adoção não envolve um processo muito complexo e não existe um investimento mínimo para começar uma campanha.
Apesar de atrativa, muitos donos de lojas virtuais podem perder dinheiro usando mídia paga se a estratégia não for bem definida. Por esse motivo, antes de começar, faça um estudo do mercado, das palavras e dos tipos de anúncios que fazem sentido para o seu e-commerce. Tenha um objetivo claro, faça uma boa segmentação e trabalhe com testes para otimizar os resultados gerados.
1.2 Produção de conteúdo
Outra maneira de investir no marketing digital é pela produção de conteúdo online, com o objetivo de gerar tráfego e conversões orgânicas para o e-commerce. Nesse caso, em vez de comprar palavras-chave e termos específicos, o varejista investe na produção de um conteúdo de qualidade sobre o assunto, buscando uma boa posição no ranqueamento do Google para sua página.
Um exemplo comum seria a publicação de textos no blog do seu negócio. Você pode produzir posts sobre suas categorias de produtos, novidades, maneiras de uso e vantagens do marketing digital para um e-commerce!
1.3 E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito conhecida no meio dos negócios. Usado para notificar clientes sobre promoções, fazer ofertas e entregar mensagens informativas, o e-mail marketing é essencial para quem quer vender no meio online.
Muitas ferramentas automatizam o processo de disparos de uma marca, realizando a ação com base numa segmentação preestabelecida. Por exemplo, é possível enviar um e-mail de boas-vindas a um novo cliente, com seu nome e informações da sua compra, ou sugerir que um usuário finalize uma compra começada no e-commerce.
1.4 Redes sociais
As redes sociais são importantes para criar um canal de contato mais próximo com os clientes, permitindo não só anunciar seus produtos e serviços, mas também promover a troca de informação entre eles. Cada uma delas pode ser usada com objetivos diferentes, com base no estudo de comportamento dos consumidores.
2. Controle de investimento
Uma característica comum das ferramentas apresentadas é o custo reduzido, quando comparado aos meios tradicionais. Além disso, a flexibilidade de controle de investimento é maior, uma vez que o dono da loja virtual determina o quanto quer investir em cada ação realizada, podendo começar com um valor mínimo e aumentar o investimento conforme os resultados aparecerem.
3. Mensuração facilitada
Outro benefício do marketing no meio online é a possibilidade de mensurar absolutamente tudo. Desde o número de pessoas que passaram pela sua publicação nas redes sociais (impressões), curtidas, visualizações, tempo de permanência em cada página do site, até o momento exato de abandono de uma compra, o meio digital é um mundo de dados para um e-commerce.
O acesso a esses números é um ótimo benefício para quem trabalha com uma loja online e variedade de mix. A tendência é que o varejista adote diferentes meios para atrair clientes, e nem todos eles apresentam o mesmo resultado. Com os dados coletados é possível controlar o número de conversões por canal e campanha criada, calculando o retorno sobre investimento (ROI) feito.
Para a coleta desses dados é necessária a adoção de diferentes plataformas e também investir no preparo para suas análises. Além disso, com tantas informações, é fácil se confundir e não conseguir tirar insights que realmente ajudem nas tomadas de decisão do negócio. Para isso, é essencial que, antes de sair coletando diversos dados, seja feito um bom planejamento, com objetivos traçados e indicadores que devam ser usados para avaliar os resultados.
4. Maior certeza na definição de público-alvo
Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de segmentação do público-alvo para cada campanha criada. Até mesmo quando a empresa usa apenas um canal, como por exemplo, a compra de mídia paga, é possível segmentar suas ações em pequenos anúncios. Cada um deles deve ser focado em um grupo específico que a marca quer atingir.
Essa facilidade é importante para garantir maior personalização no contato com clientes e direcionamento da mensagem. Isso gera uma experiência superior para os consumidores, levando a maior satisfação e taxas de conversão superiores para a empresa.
5. Maior abrangência e cobertura geográfica
Com o uso do meio online para promover e vender seus produtos, o seu alcance não possui barreiras geográficas. Algumas plataformas contratadas permitem que seus produtos sejam integrados em grandes marketplaces e recebam uma visibilidade muito grande, em diversas localidades.
Entretanto, se o empreendedor não deseja uma cobertura maior para não ter que se preocupar com outras formas de distribuição, o uso online também é atrativo. A maioria das ferramentas de marketing digital permitem realizar uma segmentação bem detalhada do público a ser atingido, incluindo restrição geográfica.
Portanto, independentemente se o objetivo é a expansão geográfica da marca ou a atração de clientes locais, o uso do marketing digital pode ser feito. Basta usar a segmentação e trabalhar a estratégia com base no objetivo.
6. Identificação de problemas otimizada
Por fim, outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de identificar e mitigar problemas de forma rápida e eficiente. Para isso, é necessário que a empresa adote um sistema de monitoramento das ações e seus resultados.
Isso é importante porque no meio online as opiniões são compartilhadas de forma quase que instantânea e isso funciona tanto para notícias boas quanto ruins. Significa que se uma campanha criada apresenta uma imagem errada e gera repercussão negativa entre os clientes, ela pode se tornar grande em questões de minutos, ao mesmo passo que se a campanha é boa, a imagem positiva também se dissemina rapidamente.
Essas são as vantagens do marketing digital que ajudam o e-commerce a crescer e se destacar no mercado. Por conta da grande competitividade existente no meio online, o uso das ferramentas do marketing digital é praticamente essencial para que uma loja virtual seja capaz de atrair clientes de forma constante e manter bons resultados.
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