O que é Copywriting? Descubra como vender mais usando textos persuasivos e encantar o consumidor #2
Escrever textos persuasivos, que engajem o leitor, apresente o produto e solucione dúvidas, ainda é um privilégio de poucos. Quer vender mais usando textos persuasivos e encantar o consumidor? Conheça os Copywritings. Parte #2
Olá, essa é a segunda parte do artigo sobre Copywriting, se você não leu a primeira parte ainda, pode fazê-lo clicando aqui.
O que é copywriting? Como vender mais? Como encantar consumidores?
Na primeira parte, vimos o que são e para que servem as Copywritings, além de utilizar uma pesquisa simples para auxiliar na identificação do seu público consumidor. Hoje, veremos algumas objeções que devemos sanar enquanto escrevemos nossa Copy.
Se você ainda não viu a Parte #1, clique aqui:
Os depoimentos
Então, para quem leu os artigos que mencionamos anteriormente já conhece o poder da prova social. Como todos sabem, dificilmente alguém fala mal do seu produto, e é por isso que muitas pessoas podem NÃO acreditar no que a sua Copy está comunicando.
No entanto, quando os seus clientes falam sobre o seu produto, ele ganha destaque, credibilidade, pois já foi testado e comprovado por outras pessoas. Os depoimentos são uma ótima forma de matar essa objeção, passando tranquilidade e garantia ao seus clientes.
Fale menos do seu produto e mais do seu cliente
As pessoas buscam soluções, portanto ofereça isso a elas. Falar que seu produto é o melhor do mercado, pois oferece isso e aquilo, não é uma boa maneira de oferecer solução a alguém. Portanto, traga o leitor para perto de você, informe a ele o que ele ganhará ao utilizar o seu produto.
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Um exemplo fácil de entender, e que adoramos utilizar é o da Coca Cola. Costumamos dizer que a Coca Cola vende TUDO, menos Coca Cola. Você já parou para notar os comerciais dela? O foco é todo voltado para um estilo de vida, a busca pela felicidade, a alegria de compartilhar pequenos momentos, ou seja, você pode se divertir com os amigos enquanto toma a sua Coca Cola. Eles estão mostrando o “lado bom da vida”.
Linguagem adequada ao público
Como você já identificou o seu público-alvo e já conhece o seu perfil, na hora de escrever você precisa ter isso em mente. Textos divertidos, muitas vezes não combinam com pessoas sérias, da mesma forma que o oposto também acontece. Portanto saiba identificar qual o tipo de linguagem que o seu público está acostumado a consumir e explore isso com sabedoria. Outra coisa, fique atento para evitar erros de gramática!
Não crie abismos (as pessoas gostam de fazer parte do projeto – da solução)
Sim, as pessoas gostam de participar da solução, de fazerem parte de um grupo específico, de ter algo que as identifique, que as valorize. Em geral todos querem se sentir especial e é por esse motivo que você pode mostrar, como o seu produto ou serviço vai tornar a pessoa parte de um grupo de destaque.
Frases do tipo, “Já ajudamos mais de 7 mil empresas na gestão financeira” ou “2.357 pessoas já compraram e aprovaram o produto”, fazem uma “seleção” das pessoas que compraram e estão utilizando do benefício que dispomos, daquelas que ainda não fazem ideia ou estão na dúvida.
Portanto não crie abismos, explore a exclusividade, e traga as pessoas para perto de você/sua empresa.
7 Objeções
Matar objeções é o foco principal de uma Copywriting. Quando você escreve para persuadir alguém a fazer alguma coisa, a pessoa terá milhares de dúvidas e desculpas para não fazê-lo (objeções), com a Copy vamos diluindo essas objeções e ganhando espaço em meio ao público.
As 7 objeções mais comuns são:
1° “Isso não dá certo”
Essa, provavelmente é uma das maiores, ou seja, a pessoa fica desconfiada se o que você está oferecendo realmente funciona. Novamente salientamos os depoimentos, que vão comprovar em casos reais a eficácia do seu produto/serviço.
2° “Eu não confio no vendedor, quem é ele para me ensinar isso?”
Essa objeção é facilmente diluída quando você se torna autoridade no assunto. Ex.: fazendo alusão ao futebol: a opinião do Pelé sobre um jogador é totalmente relevante, pois o Pelé foi consagrado como o Rei do Futebol, nesse caso se ele o esta indicando, significa que é um excelente jogador. No entanto, a opinião do Pelé para um concurso de beleza é facilmente discutível, não que ele não saiba apreciar coisas belas, porém não é reconhecido, não há relevância para isso.
3° “Isso não dá certo pra mim, eu acredito em tudo o que você me mostrou, mas no meu caso, não dará certo”
Essa objeção diz respeito a não similaridade de casos, ou seja, “funcionou para o médico, mas eu sou cabeleireiro, isso não funciona para mim”. Nesse caso o que pode ser feito é deixar claro, diretamente no texto, com assuntos mais genéricos, isto é: “funciona mesmo que você não entenda nada sobre determinado assunto” ou “instalação fácil e rápida, sem necessidade de qualquer manual” ou ainda “todas as pessoas que compraram estão adorando…. o médico, o cabeleireiro, o açougueiro e etc..”
4° “Não vou conseguir implementar”, nesse caso vem acompanhado de sub-objeções, como: “não tenho tempo”, “não tenho dinheiro” ou “o conteúdo é muito longo”
Para solucionar essa objeção, você precisa deixar claro questões sobre quanto tempo levará, e qual será o investimento ao realizar determinada ação. Ex.: “Você pode começar o seu negócio ainda hoje, investindo 1 hora e menos de R$ 10 reais por dia!”
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5° “Eu não preciso disso agora, meu problema não é tão grave…”
Mostre a reação em cadeia, ou seja, o que pode acontecer caso essa situação seja prolongada. Ex.: “João perdeu muito dinheiro antes de entrar em contato com uma plataforma que realmente resolvesse o seu problema, que apesar de simples, gerou muitas complicações à sua empresa”.
6° Garantias – “e se eu não gostar?” ou “se o produto não for tão bom assim?”
Oferecendo garantias você automaticamente mata esta objeção. Ex.: “Se você não gostar do produto em até 30 dias, devolvemos o seu dinheiro”.
7° “Eu já sei o que é, já sei sobre isso”
Muitas vezes o cliente acredita que você está oferecendo algo que ele já conhece, e por esse motivo, acaba nem lendo o material que você envia. Para solucionar essa objeção, você pode fazer uso de algumas frases, como: “Você nunca viu algo parecido com o que estamos para lhe apresentar” ou então, afirme o que ele já conhece e ofereça algo a mais: Ex.: “Certamente você sabe como conseguir tal coisa em tal tempo, no entanto, podemos te mostrar 3 outras formas de obter o mesmo resultado, com menos esforço.”
Boa parte das suas vendas não acontecem porque as pessoas possuem dúvidas, cabe ao seu Copy solucioná-las antes mesmo de serem perguntadas. Dedique uma parte do seu tempo (que seja 30 minutos por dia) para exercitar o que aprendemos aqui e certamente você conseguirá aumentar suas vendas. Mas atenção, seja verdadeiro! Não adianta falar sobre benefícios e atributos que não existam no seu produto ou serviço. Todas as informações precisam refletir a real condição do produto/serviço!
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Referências: Maria Spindola, Mentalidade Empreendedora, Agência Mestre, Copy Blogger.
Ainda não viu a Parte #1? Veja agora:
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Um abraço e até o próximo artigo!
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