Datas relevantes do e-commerce para 2019: comece desde já o planejamento!

Datas relevantes do e-commerce para 2019: comece desde já o planejamento!
5 min. de leitura

O ano já começou, e você ainda não anotou as datas relevantes do e-commerce para 2019? Então, é hora de começar a se planejar!

Datas comemorativas, épocas festivas, aniversários e períodos promocionais devem estar na sua mira desde já para iniciar essa organização. Afinal, para cada data, é preciso planejar com antecedência as ações de marketing, projetar as vendas, fazer as contas, aprontar o estoque, entre outras atividades administrativas extremamente necessárias.

Desta forma, você consegue aproveitar as vendas sazonais para conquistar mais clientes e alavancar o seu faturamento.

Agora, vamos apresentar as datas relevantes do e-commerce para 2019. Separamos apenas as datas que podem alavancar as suas vendas, mas vale ressaltar: existe data para tudo, do Dia do Cachorro Quente ao Dia do Vizinho! Então, selecione o que tenha a ver com a sua marca e os seus consumidores ― ou você pode se tornar inconveniente para eles. Vamos lá!

Datas relevantes do e-commerce para 2019: comece desde já o planejamento!

Datas relevantes do e-commerce para 2019

Acompanhe agora as principais datas e comece a pensar nas suas ações para cada época:

5 de março (terça-feira): Carnaval

O Carnaval é uma das datas relevantes do e-commerce para 2019, e por isso requer atenção. Em um período em que o país só quer saber de folia, programe as entregas, que são limitadas pelas transportadoras, e prepare um plantão de atendimento para não perder nenhuma venda.

8 de março (sexta-feira): Dia Internacional da Mulher

Essa data é cada vez mais emblemática para a luta das mulheres por igualdade. Portanto, cuide para não prejudicar a imagem do seu e-commerce, ao dar desconto apenas em itens domésticos, por exemplo. Pense em ações que valorizem a mulher e estreitem o relacionamento com o público feminino.

15 de março (sábado): Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor ainda está em consolidação, mas já está entre as datas relevantes do e-commerce para 2019. Passado o início do ano, é a primeira oportunidade para alavancar as vendas! Algumas empresas já aproveitam para fazer o “Mês do Consumidor” e movimentar o primeiro trimestre.

21 de abril (domingo): Páscoa

Vende chocolate, doces, itens de decoração, artigos religiosos ou pacotes de viagem? Então, a Páscoa é uma boa época para vender mais! Se o seu e-commerce não é desses nichos, você pode conquistar a simpatia dos clientes ao oferecer um brinde relacionado à data. Quando o assunto são as datas relevantes do e-commerce para 2019, vale tudo para impressionar e se destacar da concorrência!

28 de abril (domingo): Dia do Frete Grátis

É claro que o Dia do Frete Grátis não podia faltar entre as datas relevantes do e-commerce para 2019! Esse é um dos benefícios mais esperados pelos compradores. Mas também exige cuidado da sua empresa para definir quais produtos, valores ou regiões terão frete gratuito, pois a ideia é não prejudicar o fluxo de caixa da sua empresa em hipótese alguma, combinado?

1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalhador

No Dia do Trabalhador, o varejo físico tem folga. Mas as vendas online não param! Então, aproveite para incentivar as compras pela internet, especialmente de itens que facilitem a vida dos trabalhadores (materiais de escritório, eletrônicos, vestuário etc).

12 de maio (domingo): Dia das Mães

O Dia das Mães é a época de mais vendas no primeiro semestre. E, cada vez mais, os presentes para as mães se diversificam para muito além das flores. Além disso, o ticket médio nessa data tende a ser alto, então aproveite para vender itens de maior valor agregado e faturar bem.

12 de junho (quarta-feira): Dia dos Namorados

A data mais apaixonante do ano chegou! Vender kits e cestas de presentes e oferecer produtos complementares, além de criar campanhas marcadas pelo romantismo, são boas soluções para alavancar as vendas no Dia dos Namorados.

11 de agosto (domingo): Dia dos Pais

Se o Dia das Mães agita o primeiro semestre, o Dia dos Pais é para começar o segundo semestre com o pé direito. Aproveite a data para dar um tom emocional à sua campanha, fortalecer os laços com os clientes e alavancar as vendas de itens identificados com o público masculino.

15 de setembro (domingo): Dia do Cliente

Essa é a data para homenagear quem mais dá força à sua empresa! Crie mensagens de agradecimento que valorizem os seus clientes para aproximá-los da sua marca. Essa também é uma boa oportunidade para anunciar um programa de fidelização, por exemplo, além de criar promoções específicas para determinados produtos em homenagem aos clientes.

12 de outubro (sábado): Dia das Crianças

O Dia das Crianças pede uma comunicação lúdica para entrar na brincadeira! Porém, a legislação sobre publicidade dirigida às crianças não é brincadeira ― então, atenção a ela. Lembre-se de que o decisor da compra são os adultos (pais, avós, tios etc), então os descontos e promoções devem agradar a eles.

29 de novembro (sexta-feira): Black Friday

Chegou a data mais esperada do varejo online! A Black Friday é a época de maior volume de vendas do e-commerce, e libera os estoques antes do Natal. Aproveite para vender produtos parados e crescer seu cadastro de clientes.

Mas cuide ao definir os descontos, para não desequilibrar as finanças, e prever a demanda de acessos e vendas, para não deixar seu cliente desatendido. Além disso, crie promoções reais, e não como o brasileiro está acostumado a ver por aí: de R$ 300,00 por R$ 150,00, sendo que o mesmo produto há um mês atrás custava os mesmos da promoção R$ 150,00. 

2 de dezembro (segunda-feira): Cyber Monday

A Cyber Monday vem na carona da Black Friday. Embora a data seja focada em eletrônicos, você pode tentar liberar o estoque daqueles produtos que não venderam na sexta-feira.

25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Essa é a última grande data do varejo, mas também uma das mais importantes. Ela deve ser aproveitada desde o fim da Black Friday, quando você já pode começar a criar atrativos para os presentes de amigo secreto. Depois, a procura se intensifica ― então, programe os prazos para garantir as entregas antes do dia 25. Vale a pena também alertar os clientes para não deixarem as compras para a última hora.

26 de dezembro (quinta-feira): Boxing Day

O Boxing Day acontece no primeiro dia útil após o Natal e promete descontos expressivos nos produtos que sobraram. A expectativa dos clientes por preços baixos é grande! Mas você também pode atraí-los com brindes, frete grátis e produtos complementares com desconto.

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Outras datas do calendário que você pode explorar

Além das datas tradicionais do calendário, você também pode explorar outros períodos do ano para aumentar as vendas. Estas são algumas ideias para colocar entre as datas relevantes do e-commerce para 2019:

Aniversário da empresa

O dia de criação do seu e-commerce é uma data a se comemorar ― e os seus clientes merecem participar das comemorações!

Aniversário dos clientes

A data de aniversário de cada cliente também pode ser lembrada. Um cupom de desconto e uma mensagem especial por e-mail já fazem ele se sentir valorizado pelo seu e-commerce.

Datas de profissões

Dia do Psicólogo, do Engenheiro, do Nutricionista… Existem datas para todas as profissões! Se alguma delas tem a ver com o seu público, que tal oferecer uma oferta especial aos clientes?

Datas regionais

Aniversário da cidade, feriados municipais ou estaduais e eventos marcantes da região são oportunidades para alavancar as vendas do seu e-commerce. Para isso, você pode fazer uma segmentação por localização no e-mail marketing.

Então, já está de olho nas datas relevantes do e-commerce para 2019? Agora você já pode se preparar para aproveitar cada período do calendário e ter um ano repleto de resultados para a sua loja virtual!

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