Descubra como otimizar seus processos comerciais e escalar suas vendas pelo WhatsApp
A utilização de redes sociais e de ferramentas como o Whatsapp para impulsionar as vendas tem se tornado cada vez mais importante. Neste ano, o WhatsApp se destaca como um dos principais canais de comunicação e venda, de acordo com o Relatório Panorama de Vendas da RD Station. Segundo o relatório, 86% dos vendedores utilizam essa ferramenta para se comunicar com potenciais clientes.
Apesar da nova tendência contribuir para o aumento de vendas, o uso do WhatsApp e das redes sociais como ferramenta comercial promoveu a criação de novos processos manuais. Um dos exemplos é a cotação de frete, a espera pelo comprovante de pagamento por parte do cliente e a dificuldade de fazer o acompanhamento das vendas.
7 técnicas para facilitar suas Vendas com o WhatsApp
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Crie uma conta no WhatsApp Business: Comece criando uma conta no WhatsApp Business. Ele oferece recursos específicos para empresas, como perfil comercial, etiquetas para organizar conversas e a capacidade de criar um catálogo de produtos.
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Crie e envie o link do carrinho do e-commerce para seu cliente: Com a Venda Assistida o vendedor pode montar carrinhos personalizados, calcular o frete automaticamente, escolher o método de pagamento e enviar um link de pagamento exclusivo. Além disso, é possível adicionar produtos facilmente ao pedido e agilizar o checkout, utilizando as informações de clientes cadastrados previamente, sem a necessidade de cadastrá-los novamente. Mais detalhes sobre essa funcionalidade estão disponíveis logo abaixo deste post.
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Estruture a sua operação de atendimento: Defina horários de atendimento claros e informe os clientes sobre eles. Isso evita expectativas não atendidas e ajuda a manter um padrão de resposta rápido. Afinal, uma resposta ágil não apenas reforça a probabilidade de conversão de oportunidades, mas também fortalece a imagem positiva da empresa.
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Compartilhe conteúdos e ofertas em listas de transmissão: Crie listas de transmissão segmentadas e envie regularmente conteúdos relevantes, como dicas de uso de produtos, informações sobre lançamentos e ofertas exclusivas.
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Segmente os seus contatos: Divida os seus contatos em grupos com base em interesses, histórico de compras ou preferências. Isso permite que você envie mensagens mais personalizadas e direcionadas.
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Faça uso do status do WhatsApp: Use o recurso de status para compartilhar atualizações sobre produtos, bastidores da sua empresa, promoções temporárias e outros conteúdos visuais que atraiam a atenção dos seus contatos.
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Configure mensagens automáticas: Crie mensagens automáticas para cumprimentar novos contatos, informar sobre horários de atendimento, oferecer opções de autoatendimento para perguntas frequentes e até mesmo direcionar os clientes para o e-commerce.
Converta mais conversas em vendas com a Venda Assistida
A Climba desenvolveu uma nova solução chamada Venda Assistida, que permite que conversas no WhatsApp e em redes sociais sejam facilmente convertidas em vendas. Com ela, o vendedor pode montar carrinhos personalizados, calcular o frete automaticamente, escolher o método de pagamento e enviar um link de pagamento exclusivo. Além disso, é possível adicionar produtos facilmente ao pedido e agilizar o checkout, utilizando as informações de clientes cadastrados previamente, sem a necessidade de cadastrá-los novamente.
Calcule o frete automaticamente
O cálculo de frete é realizado de forma automática de acordo com as opções disponíveis na loja virtual. Se o cliente já realizou compras anteriormente, o endereço será preenchido automaticamente e o frete será calculado. Caso seja um cliente novo, basta inserir o CEP e as opções de envio serão exibidas. Dessa forma, o vendedor não precisará fazer cotações manuais com transportadoras. Além de evitar que o cliente tenha que preencher novamente o endereço, agilizando o processo de venda.
Insira o método de pagamento negociado
O vendedor pode selecionar quais formas de pagamento estarão disponíveis, definir número de parcelas, definir desconto por método de pagamento, ou ainda realizar a venda com pagamento em dois cartões, conforme negociação com o cliente.
Compartilhe o link de pagamento personalizado com o cliente
Com a Venda Assistida todos os dados já estarão preenchidos no link, eliminando a necessidade de preenchê-los novamente. A taxa de conversão desta forma irá aumentar, pois se torna muito mais rápido para o cliente finalizar a compra. Essa abordagem simplificada economiza tempo e proporciona uma experiência de compra rápida.
Acompanhe os pedidos com facilidade
Os vendedores têm a capacidade de acompanhar os carrinhos criados e os pedidos realizados. Isso permite que eles monitorem o status dos pedidos e entrem em contato com o cliente caso o pagamento ainda não tenha sido efetuado.
Processos otimizados são fundamentais para escalar vendas
Diante dos desafios enfrentados no dia a dia pelo time comercial, é importante buscar soluções que possam simplificar e agilizar os processos de venda. Com o suporte adequado, é possível aumentar a eficiência dos vendedores, melhorar a experiência do cliente e ainda alcançar melhores resultados.