Descubra as datas que mais vendem no e-commerce e como aproveitar cada uma delas
Para qualquer pessoa que trabalhe com vendas, o calendário é um item indispensável no planejamento de um novo ano. Trabalhar com estratégias certeiras para as datas comemorativas que estão por vir é o caminho para vender mais durante todo o ano.
E dentre tantas datas comemorativas que temos ao decorrer do ano, algumas se destacam como dias de grandes vendas. Isso se dá pela celebração em si, ou pela tradição de promoções e descontos que o varejo já aguarda.
Para ajudar no seu planejamento, você precisa conhecer as datas que mais vendem no e-commerce, para então descobrir as melhores formas de aproveitar desses dias no seu negócio online. Continue a leitura e aprenda agora com nosso conteúdo abaixo.
Datas comemorativas no 1º semestre
O ano já começa com as famosas liquidações. O mês de janeiro sempre foi, para a grande maioria dos lojistas, um período de dor de cabeça. Várias contas e pouca arrecadação. Por isso, para contornar a situação, as liquidações são a estratégia mais abordada.
A diferença é que, em 2021, com as restrições de fim de ano, é possível que muitas famílias acabem economizando em viagens e temporadas na praia e acabem comprando um pouco mais.
Janeiro: Liquidações, Gratidão e Saudade
Um ponto interessante sobre Janeiro e as liquidações, é o fato de que o dia 6 é o Dia da Gratidão e o dia 30 do mês é o Dia da Saudade. Essas duas datas comemorativas abrem uma boa margem para que você trabalhe o mês inteiro com ofertas para a sua própria base de clientes, por exemplo. Agradeça a parceria de 2020 e aproveite para fechar vendas de quem já não compra de você há alguns meses.
Além disso, você também pode reforçar as suas condições de Frete Grátis, já que dia 25/01 é o Dia do Carteiro, ao longo do mês todo ou da última quinzena.
O que fazer?
Seguindo as opções dadas acima, você pode trabalhar a sua política de Frete Grátis de forma especial. Dê o frete para o cliente que acabar consumindo valores acima de R$ X (R$ 99, R$ 199, R$ 299, por exemplo). Aqui na Climba você pode configurar diversas opções relacionadas a ofertas e regiões de Frete e valores. Tudo em uma única tela e de forma simples.
Caso você não saiba por onde começar para calcular essas condições sem acabar tendo prejuízo,
você pode consultar nosso material específico sobre Frete clicando AQUI!
Já para as ações de marketing e divulgação, para trabalhar bem a sua base é importante que você utilize os contatos que tem dos seus clientes:
- Disparos de WhatsApp avisando brevemente dos produtos em oferta com link direto para as promoções do seu site.
- E-mail Marketing com disparo para a sua base, com os produtos ou as principais ofertas. Você ainda pode filtrar por quem comprou, em categorias ou segmentos específicos da sua loja.
- Distribuição de Cupom especial de desconto para toda a sua base, com um período de validade para uso.
Com boas ofertas na sua liquidação e um trabalho focando bastante em quem já conhece a qualidade do seu atendimento e dos seus produtos, a sua arrecadação em janeiro pode bater recordes.
Fevereiro: a volta às aulas e o Carnaval
Fevereiro de 2021 vai ser extremamente atípico. Isso porque, em diversas localidades, as festividades de Carnaval estão proibidas e muitas aulas devem seguir online por um período no ano que vem. Porém, essas datas seguem no calendário e você pode usar o tema para preparar seu e-commerce e rechear sua loja de oportunidades para você e seus clientes.
Além do Carnaval e do preparo de volta às aulas, você ainda conta com datas comemorativas interessantes para públicos específicos, como o Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02), Dia do Surf (09/02), Valentine’s Day (14/02), Dia do Esportista (19/02) e o Dia da Ressaca (28/02).
Lembre-se ainda que no dia 08/03 é o Dia Internacional da Mulher. Uma data importante e que pode movimentar a sua loja caso você comece a trabalhá-la com alguns dias de antecedência, no final de Fevereiro.
O que fazer?
Kits especiais de produtos são uma ótima opção e que casam bem com as necessidades dos clientes nessa época. Muito mais se os seus produtos estiverem diretamente relacionados com as duas principais datas do mês ou as temáticas específicas. Criar esses kits de produtos dentro da Climba é super tranquilo, basta selecionar um produto Virtual na aba Cadastro de Produtos.
Além disso, você pode abraçar uma causa social com a sua empresa. Uma forma é destinar parte ou toda a arrecadação de kits para as instituições de combate ao câncer da sua cidade ou região durante o mês.
Março: o Mês do Consumidor e o Dia Internacional da Mulher
Março é um mês e tanto para os e-commerces. Isso porque a data do Dia Mundial do Consumidor cai no dia 15 de março. Isso permite que você trabalhe com duas opções de campanha: Quinzena ou Mês. Além disso, abre margem para trabalhar mais forte, assim como em janeiro, sua base de clientes ativos e inativos.
De acordo com pesquisas da Ebit/Nielsen e Compre Confie, em 2019 o período próximo da data do Dia do Consumidor faturou R$ 258 milhões. Nada mal, né? A data vem crescendo ao longo dos anos e você pode aproveitá-la em 2021.
O que fazer?
Aqui você pode, assim como em Janeiro, trabalhar com cupons, e-mails e mensagens para seus clientes. Além disso, é um excelente momento para trabalhar brindes específicos na compra de produtos determinados ou de algum valor definido por você. Na plataforma da Climba, com o Módulo de Promoções, você consegue configurar o benefício do brinde de forma super simples e com poucos cliques.
Se você também trabalha com Programa de Fidelidade, como o Módulo da Climba permite fazer, você ainda pode oferecer brindes e recompensas para compras feitas neste mês.
Abril: O mês do Dia da Mulher, da Páscoa e do Frete Grátis
Abril é principalmente lembrado como o mês da Páscoa, mas ele carrega oportunidades inclusive para quem não vende chocolate! O mês do coelhinho também tornou-se uma data importante para o e-commerce mundial, com o Dia 28 de Abril: O Dia do Frete Grátis.
Além disso, no dia 30 é celebrado o Dia Nacional da Mulher, que pode valorizar brindes e produtos relacionados ao público feminino. Não esqueça também que o mês de maio é o mês das mães. A data cai logo no final da primeira semana, por isso, utilizar parte da segunda quinzena de Abril favorece as compras presenteando as mamães.
O que fazer?
Por contar com uma data específica de incentivo ao Frete Grátis, você pode juntar isso com uma formulação de Kits de Produtos que tenham esse benefício específico. Trabalhar com condições excepcionais pode contribuir para alavancar as suas vendas.
Por exemplo, ofereça dentro deste mês um parcelamento maior e sem juros no cartão de crédito. Ou ainda um desconto melhor no pagamento à vista via Pix. Se você é cliente Climba, basta instalar o aplicativo Pix nas Formas de Pagamento.
Maio: Mês das mães, do Trabalhador e do Orgulho Nerd
O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas do comércio nacional. Como se isso já não fosse bom, ainda existem datas como o Dia do Trabalhador (01/05) e o Dia do Orgulho Nerd (25/05).
Portanto, além da campanha do mês das mães, que você pode ter iniciado no fim de Abril, você ainda pode trabalhar a sua segunda quinzena com uma campanha focada no público que consuma jogos, cultura pop, filmes, séries e muito mais.
O que fazer?
Todas as datas comemorativas nesse mês podem agregar benefícios com as vendas de kits ou mais unidades de produtos. Usando o Dia das Mães como exemplo, você pode incentivar a venda de mais de um produto para uma mesma pessoa. Por exemplo, alguém que queira presentar uma mãe, uma avó e uma sogra, pode se beneficiar disso.
Uma oferta de desconto progressivo pode atrair muitos clientes. Com a Climba, é possível definir no Módulo Promocional, por exemplo, no qual você tem 1, 2 ou 3 promoções que delimitam um desconto maior para mais produtos ou valores. Assim, caso o cliente vá cumprindo os requisitos, apenas a maior vantagem será válida. Ou, ainda, você pode definir que o estágio 1 ganha um brinde, o 2 um desconto e fazer todos serem cumulativos.
Junho: O amor está no ar e o Dia dos Namorados vem aí!
O dia 12 de junho por si só é sempre um atrativo para comerciantes e público, mas depois dos números expressivos de 2020, as expectativas vão ser ainda maiores para os varejistas. Segundo o relatório Webshoppers, foi um aumento de 103% no faturamento, em comparação a 2019. A data dos namorados virou também o verdadeiro amor do e-commerce no primeiro semestre.
Mas você não precisa ter olhos apenas para o Dia dos Namorados. Nesse mês, também vale atentar-se ao início do Inverno e às tradicionais festas juninas. Nada como uma queima de ofertas para aquecer o faturamento de seu negócio nessa virada de meio de ano, certo?
O que fazer?
Durante suas ações de Dia dos Namorados, aposte nas interações em suas redes sociais, com promoções onde um usuário deve marcar o seu par. Já dentro de sua loja virtual, aposte em combos e kits de produtos que sejam sugestivos para casais. como já mencionamos antes, criar estes itens especiais não é um problema dentro da plataforma da Climba.
O cadastro das promoções para a segunda metade do mês, que devem girar em torno do Dia de São João (24 de junho), têm também muita importância. Na Climba, com poucos cliques, você pode criar descontos em diversos produtos, por tempo limitado. Depois, é só caprichar na divulgação em suas mídias sociais e e-mail marketing para atrair seu público.
Datas comemorativas do 2º semestre
Em 2020, foi justamente o segundo semestre que trouxe os resultados mais expressivos para o e-commerce. É nessa última metade do ano que se encontram grandes datas para as vendas online, e você não pode perder nenhuma se quiser vender muito na internet.
Julho: Celebre o Rock e as Boas Amizades – em dose dupla
Os dias mais frios são frequentes a partir desse mês, então você já pode explorar bem liquidações de inverno desde o começo de julho. Além disso, julho traz algumas datas comemorativas que podem ser bem trabalhadas, no que depender de seu segmento.
Em 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock, que sempre movimenta as grandes mídias e lojas. Mas o destaque maior fica para a amizade: o Dia do Amigo (20 de julho) e o Dia Internacional da Amizade (30 de julho). É interessante aproveitar esses 10 dias para explorar estratégias junto ao seu público.
O que fazer?
Em junho, nem todos podem comemorar o Dia dos Namorados, mas as datas que valorizam os amigos são para todos. Busque especialmente o seu público que não aproveitou a data dos casais e proponha condições parecidas de ofertas.
Além disso, com o inverno dominando o clima, diversos segmentos podem explorar a estação comercialmente. Engana-se quem pensa que apenas lojas de roupas podem aproveitar os dias de frio para vender mais. Diversos produtos podem ser relacionados à temática e receber descontos especiais.
Agosto: Mês dos Pais, mas também de Cães e Gatos
O famoso “mês mais longo do ano” traz novas oportunidades para o seu comércio eletrônico. O foco inicial é no Dia dos Pais, sempre comemorado no segundo domingo de agosto, uma data que movimenta diversos segmentos do mercado.
Mas, outras duas datas são curiosas nesse mês: o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto, e o Dia Internacional do Cachorro, em 26 de agosto. Ótimas oportunidades para o segmento pet e até para lojas de variedades que possam ter produtos relacionados.
Ainda há o Dia do Estudante, que é celebrado em 11 de agosto. É especialmente interessante para papelarias, livrarias e lojas de presentes e acessórios.
O que fazer?
O começo do mês é um período de alta competitividade no e-commerce, então é preciso engajar muita força para se destacar. Aproveite da praticidade da plataforma da Climba para caprichar em suas descrições e integrar seus produtos com o Google Shopping, já que é uma das datas comemorativas onde os consumidores buscam direto pelos produtos que querem para seus pais.
Os anúncios em redes sociais e motores de busca também são indispensáveis, e o e-mail marketing deve ser bem movimentado desde o final de julho para não errar o timing.
Setembro: Dê boas-vindas à primavera e ao Dia do Cliente
Com o florescer de uma nova estação, novas oportunidades de conquistar seus clientes surgem. O e-commerce brasileiro vem implementando, nos últimos anos, a Semana do Brasil, em torno do Dia da Independência (07/09), então vale se atentar nesse período para adequar sua loja virtual às ofertas.
Mas, como falamos o ano todo em conquistar os clientes, nada mais justo do que valorizá-los justamente no dia especial para eles. Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, e você pode explorar os desejos deles para ajudá-los a realizar.
O que fazer?
Muitos clientes possuem o hábito de criar wishlists (ou listas de desejo) nos sites que estão mais de olho. Os e-commerces da Climba possuem esse recurso, e você pode aproveitá-lo para incentivar que seus clientes montem listas dos produtos que mais desejam em sua loja. Então, no Dia do Cliente, você pode anunciar descontos especiais para os produtos que foram salvos pelo consumidor. Será um belo presente para ele!
Já na segunda quinzena, a dica é que você já mire em novembro! Comece quanto antes seu planejamento e o desenvolvimento de suas estratégias para a Black Friday. É o momento de conversar com seus fornecedores e sua equipe de marketing para definir o cronograma de ações, não deixe pra definir em cima da hora.
Outubro: O mês das crianças também é dos doces ou travessuras
Neste mês é importante priorizar a consciência de sua equipe e sua marca quanto ao tema Câncer de Mama. O popular Outubro Rosa surgiu com o intuito de amplificar as mensagens que apoiem e incentivem a prevenção. Você pode participar fazendo desde uma publicação em redes sociais sobre o assunto, até dedicando uma parte de seu faturamento no mês às instituições que ajudam no tratamento de mulheres nessa condição.
Após definir isso, você encontra um mês também cheio de oportunidades para aproveitar. Já faz tempo que o Dia das Crianças deixou de movimentar apenas brinquedos e roupas infantis. Para o segmento de eletrônicos, papelaria, livros e artigos esportivos, é uma ocasião e tanto para ser explorada.
Já o fim do mês traz o Dia das Bruxas, ou Halloween, celebrado sempre em 31 de outubro. É uma data divertida e com apelo estético bem característico, que pode prevalecer em sua comunicação no período.
O que fazer?
Suas estratégias devem girar em torno dos presentes, e você pode inclusive mandar um brinde que possa conquistar tanto os pais quanto os pequenos. Além do mais, mimos acompanhando a compra sempre são bem-vindos e funcionam como estratégias de retenção de público para futuras compras.
Novembro: Black Friday + Cyber Monday = oportunidades perfeitas
O início de novembro tem valor similar a outubro, uma vez que é o mês da conscientização da prevenção do câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul. Você pode adotar medidas equivalentes às do mês anterior como uma ação social de sua marca.
Mas, falando de negócios, nada é mais importante em todo o varejo do que a Black Friday. Essa não é uma data fixa, ela ocorre sempre na 4ª sexta-feira de novembro, sendo o dia após o Dia de Ação de Graças, mais popular nos Estados Unidos.
Qualquer tipo de negócio pode aderir a Black Friday, mas apenas o varejo online tem o benefício de explorar a segunda-feira seguinte, chamada de Cyber Monday. Na soma dessas duas datas, é apontado que as taxas de tráfego em lojas virtuais aumentam em cerca de 10 vezes.
No entanto, não adianta chegar em novembro sem nada planejado. Como dito, você deve estar trabalhando sua Black Friday desde setembro, ou, no mais tardar, outubro. Chegar em novembro sem nada pronto e com grandes ambições é certeza de confusão e dor de cabeça.
O que fazer?
A preparação para a Black Friday e Cyber Monday não deve ser feita da noite para o dia, então tenha em mente que grandes ações exigem grandes planejamentos. Mas, os pontos que mais valem sua atenção são os seguintes:
- Evite ficar sem estoque e não ter reposição no meio da Black Friday;
- Ofereça promoções de verdade, ainda mais com o aumento na fiscalização dos preços das lojas através de diversos sites engajados com os direitos do consumidor;
- Reorganize a logística de frete, buscando preços e prazos convidativos para os clientes;
- Reforce o suporte e o atendimento, pois um visitante com sua dúvida esclarecida de forma rápida é um cliente conquistado, oposto ao que acontece quando não recebem resposta;
- Faça as campanhas de marketing com antecedência, gerando altas expectativas no público.
Leia mais: Black Friday: Como Fazer o Planejamento Para Decolar as Suas Vendas
Toda estratégia é válida durante a Black Friday, e na plataforma da Climba você consegue explorá-las ao máximo: frete grátis, descontos progressivos ou agressivos por tempo limitado, cupons, kits, combos e cashback. Essa última é perfeita para que você convença o cliente a participar também de sua campanha de Cyber Monday.
A segunda-feira é reservada para descontos tão grandes quanto os da Black Friday, mas apenas no e-commerce. Pode ser a chave de ouro para seu mês de novembro e a última chance de seus clientes fazerem compras valiosas antes de dezembro. Já comece a planejar o Natal…
Dezembro: As boas-festas para encerrar o ano
Se você achou que depois da Black Friday é hora de tirar o pé do acelerador, então se enganou. Especialmente aqui, entre os clientes Climba, as vendas não param! E dezembro é mais um mês espetacular para explorar estratégias e todo o potencial do e-commerce. Afinal, quem não faz compras no Natal?
O dia 25 de dezembro ainda é uma das datas comemorativas mais especiais do ano, sem dúvida uma das mais poderosas para a economia em geral. Independente do segmento, é hora de realizar as vontades dos consumidores, aproveitar que o poder de compra é intensificado pelo 13º salário no bolso dos trabalhadores, e conseguir que sua loja seja a razão da felicidade na noite de Natal.
O que fazer?
O ideal é você planejar seu Natal já em novembro, principalmente por questões de logística. Não adianta rodar suas estratégias apenas na semana da festa, pois Natal é uma época em que os presentes entregues na noite do dia 24 têm muito simbolismo e importância. E não tem data pior do que essa para atrasar nas entregas…
- Priorize sua logística, conversando com seus fornecedores e distribuidores para tudo correr dentro do fluxo;
- Intensifique e use os melhores argumentos em sua comunicação durante a primeira metade de dezembro;
- Reforce que, para seus clientes, a melhor experiência é fazer as compras dos presentes de Natal no conforto de casa e a tempo de ir para baixo da árvore!
Outra estratégia que você pode explorar muito bem é incentivar seus clientes a fazerem grandes compras em sua loja virtual. Aproveite da facilidade da Climba em controlar suas políticas de frete grátis para aumentar seu ticket médio. Dessa forma, em vez de o consumidor comprar em lojas diferentes, ele irá priorizar a sua!
Mais uma forma de aumentar o ticket médio é com descontos progressivos ou kits de produtos. Assim, você pode fazer seu estoque girar virando presentes práticos e convidativos para o Natal. Ao mesmo tempo, é a sua oportunidade de fechar o ano com faturamento em alta!
Natal é uma data mágica, e seu negócio pode ser o responsável por tornar essa data inesquecível para quem receber seus produtos como presente.
Conclusão
Com todas essas dicas, você já pode começar este novo ano com pé direito. Sabendo o que vem pela frente, você saberá aproveitar as datas que mais vendem no e-commerce a seu favor. E se você for um cliente Climba, fica ainda mais fácil aumentar suas vendas e aproveitar o ótimo momento das lojas virtuais no Brasil.
Não tente resolver tudo sozinho, conte com especialistas com mais de 10 anos de experiência em transformar datas comemorativas em oportunidades de sucesso, ano após ano!