12 dicas inteligentes para você fazer uma descrição de produto perfeita e atrair ainda mais clientes
Saiba como 12 dicas simples vão te ajudar a escrever uma descrição de produtos perfeita e definitivamente influenciar na decisão de compra de seus consumidores. Aliás, a experiência de compra dos consumidores vai além de uma página bem estruturada com botões bem posicionados.
Você já deve ter visto centenas de artigos falando sobre a organização para uma página de produtos no e-commerce, no entanto, além de todos os aparatos visuais, como posicionamento de botões, existem outras questões que devemos levar em conta na hora de vender nosso produto. Uma descrição de produtos perfeita pode definitivamente influenciar na decisão de compra de seus consumidores.
Para muitos compradores, adquirir um produto on-line pode ser uma ideia aterrorizante. Tenho certeza que você também já teve aquele sentimento de dúvida e até desconfiança, quando seu produto chega e é completamente diferente de como você imaginou que fosse.
Juntamente com as fotografias do produto, suas descrições são o único vislumbre que um cliente recebe antes de fazer a compra, por isso é vital que essas informações sejam as mais completas possíveis e que transmitam a realidade do produto, dessa forma, não só os clientes estarão mais inclinados a fazer uma compra, mas a sua Loja Virtual vai estar melhor posicionada diante dos mecanismos de busca (Google).
Agora, antes de simplesmente copiar e colar a descrição do site do fabricante ou usar o mesmo parágrafo genérico para todos os seus produtos, utilize as dicas que separamos para realmente agradar seus clientes, dando credibilidade ao seu produto e consequentemente aumentar suas vendas.
1. Para uma descrição de produto perfeita, crie títulos explicativos
O título é a primeira descrição que o cliente encontrará ao procurar um determinado produto, seja na sua loja ou em buscadores como o Google. Mesmo que você tenha cadastrado o produto na categoria correta, de nada valerá caso o título seja vago.
Imagine que você é o cliente e está interessado em comprar uma televisão de 40″ polegadas. Você vai até o Google, e procura, “Tv de 40″ polegadas” a partir desse momento uma infinidade de resultados serão mostrados na tela e acaba que você não se decide qual vai comprar.
Após essa busca é muito provável que os clientes optem por detalhar um pouco mais a busca pelos produtos, e com isso quanto mais rico for o seu título, mais facilmente o cliente te encontrará, além é claro, de beneficiar o SEO da sua loja.
Acompanhe o exemplo:
❌ Evite: Smart TV 40 polegadas
✅ Priorize: Smart TV LED 40 Semp Toshiba Full HD com Conversor Digital 2 HDMI 2 USB 60Hz Grava Programas
❌ Evite: IPhone
✅ Priorize: IPhone 6 16GB Dourado iOS 8 4G Wi-Fi Câmera 8MP – Apple
Dentro da Plataforma de E-commerce da Climba, criamos uma funcionalidade exclusiva para nossos clientes, o Gerador de Títulos. Com essa grande funcionalidade, através de algumas informações já existentes no cadastro produtos, vai gerar de forma automática possibilidades de títulos para seus produtos. Converse com nossos especialistas para saber mais.
2. E as fotos dos produtos, também entram nas descrições?
Com toda certeza! As imagens do seu E-Commerce tem um papel muito importante que é aproximar o consumidor do produto que ele deseja adquirir.
Diferente do que acontece no supermercado onde o cliente poderá interagir com a embalagem física do produto, pegá-la na mão e verificar suas particularidades, na sua loja virtual essa interação só será possível por meio de fotos e descrições de produtos!
Portanto mantenha em mente que ao utilizar várias fotos no seu produto, você aumenta, e muito, a probabilidade de venda.
Confira algumas boas práticas na hora de escolher ou tirar suas fotografias:
1- Opte por fotos de alta qualidade, que possam ser ampliadas pelo recurso de Zoom.
2- Tenha no mínimo 3 fotos por produto. Geralmente são distribuídas em uma foto frontal, uma da parte traseira, e a última contendo algum detalhe.
3- Caso o produto tenha mais de uma cor ou estampa é interessante fotografar também, ou seja, cadastrar no produto suas variações para escolha do cliente.
3. Devo fazer vídeos?
Antes de mais nada, é importante lembrar que o Youtube é considerado o segundo maior buscador do mundo! Nesse caso, nada mal colocar um vídeo na descrição para auxiliar e reforçar as fotos do produto certo?
Portanto, se você possui vídeos, use e abuse deles para facilitar o acesso e gerar mais credibilidade aos seus produtos.
O que posso mostrar no vídeo?
1- Se o produto que você está vendendo for complexo para ser utilizado, você pode optar por um vídeo tutorial, ensinando os clientes como utilizá-lo;
2- Você pode mostrar algumas funcionalidades “escondidas”. Ex.: Em brinquedos o jogo de luzes é melhor exemplificado por meio de vídeos;
3- Ou simplesmente apresente o produto e suas características.
4. Não faça as coisas correndo, faça um planejamento
Antes de começar a escrever as descrições de seus produtos, tenha como regra, um momento para sentar e planejar sobre ele. Liste todas as características principais e tudo o que ele pode oferecer ao consumidor, dessa forma você garante que não deixará nada importante de fora.
Por fim, saiba quem é o público que consome este produto e escreva na linguagem e estilo apropriado.
5. Utilize conteúdo original
“Eu tenho 1.000 mil produtos, isso quer dizer que terei de fazer 1.000 mil descrições?” A resposta, parece óbvia mais ela é com toda a certeza, SIM!
O ideal seria começar pelo produtos da Curva A, através do Climba Everest e Score de Cadastro de Produtos você consegue identificar quais os produtos mais vendidos que estão com o cadastro insuficiente e o que precisa melhorar em cada um dele.
É realmente importante que cada descrição de um novo produto contenha conteúdo original que você mesmo tenha escrito. Pode parecer demorado, que não terminará nunca e também pode parecer uma boa ideia copiar e colar uma descrição do produto direto do site do fabricante, mas saiba que conteúdo original é extremamente relevante para o SEO da sua Loja evitando que ela se perca no meio da multidão. Em vez disso, escreva com calma, vá no seu ritmo.
Aproveite para olhar o que outras pessoas têm escrito do seu produto, ou produtos similares, essa prática poderá servir de inspiração para fazer as descrições do seu produto. E lembre-se, prática leva a perfeição, quanto mais escrever, mais fácil ficará. E para facilitar ainda mais essa tarefa, na Climba você conta com 6 templates de descrição, nossos templates ajudam você a estruturar e saber o que colocar em sua descrição de produto. Já elaboramos tudo focando em SEO e também pensando em seu cliente, para aumentar a taxa de conversão
6. Utilize palavras chaves e venda mais
Uma boa forma de beneficiar o SEO do seu site e principalmente tranquilizar os visitantes que encontrarão a página correta para os produtos que estão procurando é fazendo uso de palavras chaves nas descrições de produtos, mas cuidado, tente fazer isso de forma natural, amigável, para que não pareça um texto engessado e ensaiado. Se achar que o texto está ficando difícil de ler, escreva primeiro a descrição e posteriormente vá incluindo no contexto as palavras chaves. Novamente com o tempo e prática, você passará a utilizá-las de forma natural, sem ao menos perceber.
7. Um pouco de humor não faz mal a ninguém
Para muitos a mais importante das dicas, tornar o conteúdo divertido e emocionante de ler, pode ser a chave para uma descrição perfeita.
Não tenha medo de escrever, utilizar gírias, brincadeiras, ou soar informal demais, mas lembre-se sempre de identificar o seu público. Se eles aceitarem uma linguagem informal, utilize-a, caso contrário, recorra a outra forma de abordagem.
8. Pense como seu cliente
A maneira mais fácil de escrever descrições de produtos de sucesso é colocar-se no lugar dos seus clientes.
Fique frente a frente com seu produto e pergunte-se:
– O que faria eu comprar este produto?
– Quais são as características que eu estou procurando?
– O que, de forma alguma, pode faltar para que eu adquira este produto?
Se possível, faça testes com outras pessoas, peça a um amigo para ler suas descrições e apontar qualquer dúvida que tiver, ou se encontrar algo que deva ser melhorado.
9. Escreva algo que seja fácil de ler, seja objetivo
Ninguém possui tempo disponível para ficar horas e horas lendo textos dos produtos que pretendem comprar.
Lembre-se que o seus clientes estão sempre com pressa, eles precisam ir buscar o filho na escola, limpar a casa, trabalhar, enfim… Eles precisam que a sua Loja resolva os problemas da melhor forma possível.
Por esse motivo as descrições de seus produtos, devem ser fáceis de entender, não devem ser longas e principalmente, devem apresentar o que for mais importante, as principais características. É interessante que você consiga diferenciar as características em tópicos, abaixo do parágrafo principal da descrição.
10. Depoimentos dos clientes
Os clientes sabem que você dificilmente irá falar mal dos seus produtos. Por isso, muitas vezes será difícil que eles acreditem no que estão lendo em seu site. No entanto, utilizar depoimentos e comentários de outras pessoas que já compraram o produto, pode gerar uma “prova social” de que o texto e imagens atribuídos ao produto, são realmente muito bons.
Você deve conhecer o mercado livre correto? Eles se organizaram bem nessa questão, tanto que a grande maioria das pessoas verifica os comentários antes de realizarem a compra de qualquer produto.
Ter um campo para comentário dos seus produtos, pode ser a diferença entre realizar ou não a próxima venda.
11. Conte a história do produto
Lembra-se da dica 4, quando falamos sobre humor, comentamos sobre “emocionante de ler?” Pois bem, uma das formas de deixar tudo mais interessante é transformar suas descrições de produto em histórias que conversem com seus clientes, como por exemplo:
– De onde vem o produto?
– Como foi feito?
– Quem o fez?
– Qual foi a inspiração para desenvolvê-lo?
Quando contamos a história do nosso produto, ele deixa de ser apenas um subsídio de venda e passa a interagir com o cliente, como se fosse um amigo lhe contando sobre o produto. Essa prática de contar histórias, é também utilizada pelo setor de Marketing, e é considerada uma poderosa ferramenta para venda de produtos e conceitos, além de fazer com que seus clientes queiram saber mais sobre a marca.
12. O que diferencia você ou nesse caso o seu produto?
Em tudo o que fizer, seja o melhor. Você precisa garantir que seus produtos tenham um diferencial no mercado, fale sobre seus benefícios e use adjetivos e superlativos para fortalecer seu ponto de vista. Certifique-se de incluir informações sobre quaisquer promoções ou facilidades que você ofereça, como entrega gratuita, isso serve para seduzir o cliente e dar a ele um motivo a mais para comprar o seu produto.
Seguindo esses 12 passos simples, certamente você irá melhorar sua relação com os clientes e consequentemente aumentar suas vendas, lembre-se de colocar o cliente a frente dos seus pensamentos sobre a loja, coloque-se no lugar dele e realce o que ele gostaria de saber sobre seus produtos.
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Dica Bônus
Outra ótima maneira de ganhar a confiança do seu cliente é oferecer garantias para que não gerem dúvidas antes, durante e após a compra, como utilizar rastreamento de entregas, ou “se você não ficar satisfeito com o produto, você pode devolvê-lo no período de 30 dias e nós o reembolsamos no valor total da compra”.
– Recapitulando as 12 dicas para uma descrição de produto perfeita:
As dicas que você aprendeu para fazer uma descrição perfeita e aumentar o volume de vendas foram:
1- Crie títulos explicativos, eles ajudam o cliente a encontrar o seu produto;
2- Utilize pelo menos 3 fotos de alta resolução e com ângulos variados em cada produto;
3- Faça bom uso de vídeos, caso não possua, comece as filmagens!
4- Não faça as coisas correndo, planeje sobre o que irá escrever;
5- Utilize conteúdo original, eles facilitam o engajamento da sua loja melhorando a relação com o Google (SEO);
6- Utilize palavras chaves, além de facilitar a busca por produtos, favorece também o SEO da sua loja;
7- Um pouco de humor ajuda, no entanto precisa ser adequado ao público-alvo;
8- Pense como seu cliente, você compraria o seu produto?
9- Fácil de ler, simples assim;
10- Depoimentos são poderosas ferramentas para auxiliar as vendas;
11- Contar as histórias dos produtos, pode aproximar os clientes, fortalecendo sua marca;
12- O que diferencia você ou o seu produto dos demais concorrentes?
E então? Mãos à obra?
Se você chegou até aqui, está realmente interessado em melhorar o conteúdo do seu E-Commerce, isso é ótimo! Portanto não perca tempo, comece agora mesmo a utilizar tudo o que aprendeu para todos os projetos e produtos que você conseguir.
Caso tenha comentários interessantes, ou outra dica que possa dar um UP nessas 12 já apresentadas, entre em contato com a gente, clicando aqui. Quem sabe suas ideias não aparecem aqui na próxima postagem?
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