Dicas para usar o Marketplace para impulsionar o seu E-commerce
Apesar de dominar o cenário das vendas virtuais, a verdade é que ainda existe muita discussão no comércio eletrônico sobre Marketplace. Essa modalidade de vendas pode ser equiparada a um verdadeiro shopping virtual, onde muitos comércios se concentram dentro um estabelecimento para conquistar um público habituado a frequentar o local.
O que é debatível, no caso, é avaliar até onde é válido para o empreendimento depender do tráfego de um nome maior e mais consolidado para basear o seu faturamento. Para entender mais sobre esse assunto, lhe convidamos para continuar essa leitura e descobrir quais as melhores formas de usar o marketplace à favor de seu e-commerce.
O que é Marketplace
Como já antecipamos, marketplace pode ser imaginado como um grande shopping online, onde compradores encontram diversos produtos em diversas lojas, tudo em um site só. Por isso, deve-se ter em mente que marketplace é diferente de e-commerce, já que se trata de uma plataforma mediada por uma empresa e reúne múltiplas lojas virtuais.
Desde que chegou no Brasil em 2012, muitos varejistas de renome se tornaram marketplaces: Lojas Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Netshoes e muitos outros. Por mais que muitos desses comércios façam vendas diretas de seus próprios estoques, eles ainda dividem suas listagens de produtos (o que podemos chamar de vitrine) com itens vendidos por outras lojas virtuais.
Isso acontece graças às integrações entre as lojas virtuais e esses marketplaces, realizadas pela plataforma de gestão de e-commerce utilizando um HUB. Com esse recurso, é possível espelhar seus produtos cadastrados na sua loja para diversos sites, e ainda gerenciar suas vendas em um único local, como é feito na plataforma inteligente da Climba.
Números e dados importantes
Para lhe ajudarmos no entendimento sobre o assunto, recomendamos a leitura de nosso material gratuito com números importantes sobre marketplace. Nele, você irá visualizar como o público consome e como vem sendo a evolução desse segmento das vendas online.
Pontos negativos e positivos de vender por Marketplace
Agora que você entendeu o que é o marketplace, é preciso entender como uma loja virtual pode participar dessa rede. E para explicar isso, podemos manter a comparação com um shopping center, a fim de manter a visualização lúdica do caso.
Um comércio instalado em um shopping precisa pagar um aluguel para a companhia responsável pela administração do prédio. Já no marketplace, não é cobrado de fato um aluguel, mas sim uma taxa sobre cada venda realizada. Ou seja, ambas situações compartilham custos de funcionamento.
Isso, por si só, pode ser interpretado como um fator não convidativo, mas podemos manter como uma condição, ainda mais pois as taxas são variáveis, dependendo do HUB contratado para fazer a integração. Vender por marketplace pode acumular outros pontos negativos e positivos.
Pontos positivos
O marketplace é uma forte solução para e-commerces novos e que ainda não conseguem um tráfego estável em seu próprio site, muito por não ter um nome consolidado no nicho.
E quando sua loja virtual é conectada com um marketplace, ela passa a usufruir de todos os investimentos já feitos pela marca que dá nome à plataforma. Nisso podemos incluir:
- Visitas e visualizações;
- Conteúdos patrocinados e tráfego pago;
- Ações de conteúdo orgânico (redes sociais, e-mail marketing);
- SEO otimizado em diversos aspectos do site;
- Promoções com grande visibilidade.
Então imagine aproveitar da estrutura de poderosos nomes do varejo online brasileiro como Mercado Livre, Amazon, dentre os outros já mencionados acima e demais empresas. É sem dúvidas uma forma de alavancar suas vendas e aumentar o seu faturamento.
Pontos negativos
Existem sim questões que devem ser analisadas dentro desse assunto. O principal ponto negativo de vender por marketplace é que, no fim das contas, o público não é seu. Eles estarão ajudando em seu negócio, mas com baixas garantias de retorno numa compra seguinte.
Além disso, no marketplace você divide espaço com sua concorrência na tela de listagem de produtos, então é importante que sua loja se destaque nos pequenos detalhes, como preços ou melhores condições de frete.
Um outro fator negativo é que, quando uma compra é feita por marketplace, o faturamento dela é direcionado para a administração da plataforma, para apenas depois repassar à loja que fez a venda. Ou seja, cria-se uma relação de dependência financeira, justamente um ponto delicado de uma relação de negócios.
Por fim, também é de conhecimento geral que as comissões cobradas pelas plataformas de marketplace ocorrem mesmo em casos de insucessos. Isso significa, então, que mesmo naquele pedido que passou por um cancelamento, troca ou até sofreu outras complicações, terá sua comissão recolhida.
Afinal, marketplace é bom ou ruim?
A resposta para essa dúvida não é certa, mas podemos continuar essa conversa específica no webinar que temos preparado para esse debate. Ali, aprofundamos nos aspectos positivos e negativos das vendas por marketplace e discorremos sugestões de como utilizar da melhor forma em seu negócio online. É só acessar e conferir de graça!
Como aproveitar as vendas em marketplace para crescer sua loja virtual
Agora que você sabe quais os pontos positivos e negativos de vender por marketplace, podemos lhe tranquilizar e dizer que é possível aproveitar essas plataformas à favor de suas vendas. Já tendo em vista os fatores negativos, seu e-commerce pode explorar essa jornada de forma inteligente, reduzindo os problemas e potencializando os benefícios.
Nossa primeira dica, antes de aprofundar nas estratégias é: tenha um objetivo para vender por marketplace. A partir desse propósito, você poderá definir suas ações e focar nas formas de obter vantagem para seu negócio.
Verifique as permissões concedidas pelo Marketplace para seu marketing
Antes de qualquer ação a ser tomada, é preciso saber quais são as permissões que a plataforma concede para os lojistas no ato da venda. Algumas impedem diversas formas de comunicação entre sua marca e o cliente, enquanto outras são mais abertas para que sua loja tenha pontos de contato com o consumidor.
Para evitar complicações, analise as possibilidades legais e explore na medida do permitido as estratégias que vão fortalecer a transição de clientes do marketplace para seu e-commerce.
Envie um e-mail de agradecimento após a conclusão do pedido
Se você possui acesso e permissão para utilizar o e-mail cadastrado pelo cliente, uma boa forma é usar ele para realizar um contato reforçando sua gratidão pela confiança na compra e convidando a conhecer a sua loja virtual futuramente.
Você pode inclusive aproveitar para oferecer um cupom de desconto na próxima compra, caso realizada diretamente em seu e-commerce. Dessa forma, aumentariam as chances de transformar esse consumidor em um cliente de seu negócio.
Deixe um recado impresso na embalagem de seu produto
Caso não tenha acesso ou permissão para enviar um e-mail ao cliente, uma das alternativas é transformar o correio eletrônico em uma mensagem impressa, enviada junto ao produto. No entanto, nem todas as plataformas de marketplace toleram essa ação, então novamente, confira as aberturas viáveis para não gerar complicações.
Se não for um problema, o ato de receber uma mensagem é ainda mais significativa que um simples e-mail, já que demonstra ainda mais atenção e cuidado com a satisfação do cliente. Mantendo o tom de agradecimento e convite para uma nova compra, é ainda mais fácil de conquistar o coração deste consumidor.
Mande um presente como lembrança após a compra dar certo
Seu negócio pode ir além e investir no peso dos consumidores como verdadeiros embaixadores de sua marca. Você pode reservar a ideia de enviar um brinde exclusivo para aqueles que realizarem uma boa compra em seu negócio através de marketplace, investindo na produção e envio de um produto à parte para o endereço do comprador para convertê-lo em seu cliente.
Além disso, a surpresa em receber um brinde pode ser tanta que o grau de satisfação do comprador tende apenas a aumentar. A partir disso surge a divulgação espontânea, seja compartilhando nas redes sociais ou fazendo recomendações boca a boca. Ou seja, se você puder executar essa estratégia, é uma forma com grande potencial de conseguir muito mais do que apenas um cliente.
Com essas dicas e seu e-commerce preparado na plataforma inteligente da Climba, você logo perceberá que estará no caminho certo para crescer através do marketplace. Não perca mais tempo e valorize o seu empreendimento online com quem entende de sucesso.