Estratégias de e-commerce: 4 iniciativas para ter sucesso
Se você possui um negócio online ou pretende criar um, encontrará ao longo da sua jornada vários desafios e um dos principais é o de vender constantemente, certo?
Ter vendas diárias é um dos fatores que vêm tirando o sono dos empreendedores. Mas, saiba que existem estratégias que auxiliam a atingir essa meta.
Muitas lojas virtuais investem uma boa quantia em mídias pagas e esperam grandes resultados com todo esse investimento. Mas, isso pode ser um erro se utilizado sozinho.
Por isso, daremos 4 dicas de estratégias de e-commerce que aumentarão as chances do seu negócio alcançar o sucesso. Confira!
1. Faça remarketing
O termo remarketing, que também é conhecido como retargeting — vem do inglês “target”, que significa “alvo” — é uma estratégia utilizada para impactar mais de uma vez o mesmo usuário.
De forma geral, o consumidor visitou sua loja virtual e, por algum motivo, não realizou uma compra, por exemplo.
Você já deve ter entrado em algum e-commerce a procura de um produto específico, mas, acabou não efetuando a compra. Após sua saída, você entrou no seu blog preferido e se deparou com um anúncio daquele produto que consultou anteriormente. Em outras palavras, isso é o remarketing.
Essa estratégia ajudará o visitante a se lembrar do produto em questão e, com isso, aumentará as chances do consumidor voltar a sua loja e realizar a compra.
Você poderá aplicar essa estratégia usando o Google AdWords, que será exibido em sites parceiros do próprio Google. Outra plataforma que permite o remarketing é o Facebook que, enquanto seu visitante navega na rede social, será exibido o produto que ele deseja.
Segundo pesquisa, os e-commerces que optam por fazer remarketing conseguem atrair 3,1 vezes mais clientes em comparação aos que não utilizam dessa estratégia.
2. Tenha um blog em suas estratégias de e-commerce
Criar um blog para a sua loja virtual significará que seu negócio terá mais um canal de atração, conversão e fidelização do seu público-alvo.
O blog reforçará o relacionamento do seu negócio com os consumidores. Por não ter vendedores ou nenhuma interação humana direta, os consumidores sentem que a relação entre ambos é fria. Com a produção de conteúdos, mostrará que seu negócio se preocupa com os problemas dos consumidores e de, alguma forma, quer ajudá-los a resolver.
Além da aproximação gerada, o blog atrairá ainda mais visitantes para a sua loja virtual. Com isso, com a produção de conteúdo relevante para sua audiência, poderá convertê-los em consumidores fiéis da sua marca.
Mas, para que seu blog e a loja virtual ganhem visibilidade tanto no Google quanto nas redes sociais, é necessário utilizar duas estratégias: o SEO e o marketing de conteúdo.
Não deixe de conferir!
[rock-convert-cta id=”4653″]
3. Otimize o SEO
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas de otimização para blogs, sites e para lojas virtuais. Essas otimizações, por meio do ranqueamento orgânico nos buscadores (Google, Bing, entre outros), possibilitam atrair tráfego qualificado e, com isso, gerar autoridade.
Portanto, para que isso aconteça, é preciso determinar quais serão as palavras-chave para sua loja virtual. Ou seja, você aumentará as chances de pessoas que possuam interesses relacionados a esses termos encontrem o seu negócio.
Para encontrar as palavras-chave ideais para o seu negócio é preciso entender por quais termos e expressões seu público-alvo está buscando. Com isso, além de otimizar a sua loja virtual, será possível criar conteúdos relevantes para os termos buscados.
A otimização do SEO, tanto para loja virtual quanto para o seu blog, será uma estratégia de médio a longo prazo. Isso se deve aos 200 principais fatores que estão relacionados ao ranqueamento no Google, por exemplo.
Mas, os resultados poderão ser recompensadores para seu negócio, já que não é necessário pagar pela atração de visitantes e eles estarão muito mais propensos a comprar.
Tanto o SEO e o blog, são ferramentas essenciais para o inbound marketing que também ajudará o seu negócio a crescer.
Continue lendo e aprendendo.
4. Utilize o inbound marketing
Falamos em: criar conteúdo de qualidade, sobre a importância da criação do blog e sobre a otimização do SEO para o se negócio. Agora, chegou o momento de entendermos como o inbound marketing ajudará o seu negócio a escalar.
O inbound marketing, que também é conhecido como marketing de atração, consiste em um conjunto de estratégias que, por meio da criação de conteúdo, fazem com que possíveis clientes encontrem o seu negócio.
Com o marketing de atração será possível que o seu negócio consiga:
Atrair mais visitantes
Provavelmente você notou que atrair visitantes para o seu e-commerce é um dos principais fatores que fará com que o seu negócio aumente as chances de sucesso.
Quando ficar definido quem é o seu cliente ideal, pensaremos em quais meios serão necessários utilizar para atraí-los. Portanto, para que isso aconteça, é interessante entender as funções tanto do blog quanto do SEO nessa estratégia. Entenda:
Blog
No item 2, você entendeu qual a importância do blog nas estratégias de e-commerce, mas no marketing de conteúdo, conhecerá ainda mais o caminho que o consumidor faz para chegar ao seu e-commerce.
Com isso, é possível entender em qual estágio no funil de vendas o consumidor se encontra, compreenda melhor:
- topo do funil: nessa etapa inicial o consumidor ainda não sabe se possui um problema ou necessidade. Por isso, é interessante criar conteúdos que o ajudem a identificar essas questões;
- meio do funil: nesse momento o consumidor conseguiu identificar quais são suas necessidades e está em busca de saná-las. Uma dica é mostrar para ele que existem várias formas de solucionar.
- fundo do funil: aqui é o momento em que o consumidor tomou sua decisão e está em busca de lojas em que poderá comprar. Nessa etapa, sua empresa mostrará para ele quais são os diferenciais que tem perante os concorrentes.
Esse entendimento acerca da jornada do consumidor fará com que seu negócio defina as melhores estratégias para atração e a fidelização dos clientes.
SEO
O SEO, como visto no item 3, será fundamental para entender de maneira mais profunda, o comportamento do seu consumidor.
Compreendido o conceito de funil de vendas, será necessário buscar pelos melhores termos e palavras-chave para atração do público-alvo.
A pesquisa desses termos fará com que entenda melhor o que o seu consumidor de fato está buscando e, com isso, exiba soluções — por meio de conteúdo relevante — para facilitar a vida do seu consumidor.
Além de entender o que o seu público-alvo busca, a otimização do SEO fará com que a sua empresa saiba quais são as soluções que a concorrência está oferecendo.
Portanto, as mídias pagas podem ser utilizadas como formas de atração e conversão de vendas, mas, as estratégias de e-commerce que citamos ao longo do artigo, serão relevantes e terão um baixo custo para o seu negócio.
[rock-convert-cta id=”4599″]
Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e fique atualizado com as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no LinkedIn!