O que são gatilhos mentais? Saiba como eles podem, e vão, alavancar suas vendas em 4 dicas interessantíssimas
Você sabe o que são gatilhos mentais? Confira algumas dicas sobre como utilizar essa poderosa ferramenta.
Bom, gatilhos mentais são técnicas de persuasão que estão relacionadas com aspectos instintivos, ou seja são coisas que executamos e não nos damos conta.
Tudo bem, mais onde é que isso vai me ajudar a vender mais?
Antes de respondermos essa pergunta vamos entender como esses gatilhos mentais funcionam, e são simples, pois todas as nossas tomadas de decisões são feitas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.
Embora muitas pessoas não se deem conta existe um número enorme de decisões (gatilhos) que o nosso cérebro toma e executa sem sequer informar a nossa consciência, como quando caminhamos por exemplo, você toma a decisão de andar, no entanto faz isso sem perceber.
A partir destes estudos, é que chegamos ao conceito de “comprar por impulso”.
Acontece que você se depara com um produto ou serviço que está carregado com subsídios para que você compre. Imagine que você foi a loja comprar um perfume, e ao chegar lá, o vendedor lhe fala:
Olá, você sabia que este perfume acabou de chegar da França? É uma edição limitada, sendo lançado apenas uma vez por ano e este é o nosso último exemplar.
Apenas nesta frase o vendedor utilizou 3 (três) gatilhos mentais para tentar alavancar suas vendas, ou seja:
“Acabou de chegar da França” – Gatilho da Autoridade: todo mundo sabe que os perfumes franceses são ótimos.
“Edição limitada” e “Lançado uma vez por ano” – Gatilho da Escassez e Urgência: é um perfume pouco produzido e você terá de esperar um ano se quiser comprá-lo.
Com isso, a probabilidade do cliente comprar o produto acaba aumentando, pois elas só enfatizam o quanto o produto é especial.
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Agora que você já sabe como funciona, vamos entender quais são os gatilhos e como você poderá utilizá-los para dar um “UP” nas suas vendas:
Gatilho Mental 1 – Escassez
O gatilho da Escassez, como vimos anteriormente destina-se a utilizar poucas quantidades “edição limitada”, o que mostra que o produto é praticamente único.
Este gatilho é um dos mais poderosos, pois, quando o cliente não está totalmente seguro sobre comprar o seu produto, a possibilidade de não podê-lo mais adquirir o fará agir.
Um outro exemplo é quando você anuncia que é a última oferta, que não mandará mais e-mails sobre tal produto e a pessoa só poderá adquirir por este e-mail, ou quando divulga um curso com “vagas limitadas”, automaticamente a decisão de comprar o produto é ativada no consumidor, aumentando as chances de vendas.
Gatilho Mental 2 – Urgência
O gatilho mental da urgência é bem simples de entender e está relacionado ao da escassez, no entanto diz respeito ao tempo, ou você compra agora, ou fica sem.
O ser humano adora possuir possibilidades de escolhas, quando você limita um período (tempo) para aquisição de um produto, a pessoa se vê sem saída enquanto está olhando para o relógio, e a maioria delas sabe que adquirir um produto e se arrepender é menos pior que viver com a dúvida sobre a diferença que aquilo faria na sua vida.
Gatilho Mental 3 – Reciprocidade
“José Datrino foi considerado o profeta gentileza. Este senhor saiu pelas ruas do Rio de Janeiro pregando bondade e fazendo gentilezas as pessoas, seu nome é lembrado até hoje pelos habitantes das regiões em que passou.”
O gatilho mental da reciprocidade trabalha justamente o que José Datrino pregava, isso porque temos uma tendência natural de querer retribuir algo ou alguém que nos gera valor de alguma forma, e sim, isso é percebido como “feito de coração”.
Para utilizar este gatilho, você só precisa disponibilizar algo gratuito aos seus clientes, alguma coisa sem esperar nada em troca, a partir disso a pessoa ficará com sensação de que está te devendo um favor, e eventualmente precisará retribuir, ou seja, antes de vender um produto, dê ao seu cliente uma amostra grátis, se for um produto digital, lhe ofereça uma prévia do conteúdo, ou até mesmo um e-book resumindo o conteúdo.
Gatilho Mental 4 – Autoridade
O gatilho da autoridade é baseado em quem possui mais informações sobre determinado assunto. Quando você assiste uma palestra, o palestrante é tratado como autoridade no assunto, e você com certeza levará ele muito mais a sério do que qualquer outra pessoa que esteja falando sobre o mesmo assunto. Por exemplo, você iria pedir conselhos de futebol a algum jurado de moda ou ao Rei do futebol?
Enfim, se você quer vender mais, você precisa ser referência no seu ramo de atual, mostre às pessoas que você tem experiência no assunto, adquira a confiança delas e a autoridade será uma consequência. Além disso peça que outros especialistas do seu nicho, falem sobre você, gravem depoimentos do seu trabalho, isso irá gerar ainda mais credibilidade.
No entanto, seja verdadeiro, não tente parecer o que você não é, estude e entenda do assunto que você estará abordando, pois, se o público sentir que você está tentando enganá-lo, certamente tudo o que você fez terá efeito oposto ao que você esperava.
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Referências utilizadas:
– Empreendedor Cibernético
– Viver de Blog
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