Gestão de estoque: há diferenças entre lojas físicas e virtuais?
Saber integrar a gestão de estoque entre lojas físicas e virtuais é um processo vital para o bom funcionamento de ambas as frentes de seu negócio. Muitos lojistas querem fazer isso de forma acertada, mas ainda não sabem como alcançar isso.
Se você não faz o controle do que acontece em uma parte, pode acabar comprometendo a outra. Por isso, existem alguns recursos e estratégias que você pode utilizar para controlar esse processo e obter êxito na coordenação de suas mercadorias. Se quer entender como isso funciona, continue a leitura!
Não descuide das atualizações de status
Realizar o controle correto dos produtos é essencial para não decepcionar o consumidor. Afinal, imagine ele encontrar a mercadoria que quer comprar em seu site e no momento do check-out, descobrir que sua empresa não tem aquele item disponível? Isso certamente não é bom para os negócios, sem falar que em tempos digitais, essa má impressão pode se espalhar rapidamente.
Pode acontecer ainda de você anunciar na internet que tem um determinado produto em sua loja física e quando o cliente se deslocar até lá para comprar, descobrir que aquela mercadoria não está disponível. Essa também é uma péssima situação, talvez até pior que o caso citado anteriormente, já que o consumidor se deu ao trabalho de ir até o seu espaço buscar aquele item. Você certamente precisa ter cuidado para que isso não ocorra em seu empreendimento.
Cuidando da atualização de status do que você tem disponível, esses entraves podem ser evitados. Existem algumas maneiras de se realizar isso, como:
- verificar quantos itens de cada produto você tem em estoque;
- avaliar quantos já foram vendidos e se novas encomendas dessas mercadorias já foram feitas;
- estar certo de quanto tempo levará para repor o estoque, a fim de evitar a gafe de prometer ao cliente algo que você ainda não tem disponível;
- ver quantas perdas aconteceram por vencimento da validade ou quaisquer outros motivos, inclusive furtos, roubos, extravios etc.
Esses são apenas alguns pontos que você pode seguir para cuidar bem da atualização de status das suas mercadorias, que devem estar integradas entre a loja física e a virtual. Prossiga com a leitura para aprender mais e fazer a gestão de estoque de forma correta.
Separe peças ou embalagens para o mostruário
Se você só pensar em vender e não tiver uma boa estratégia, é bem provável que o seu negócio não se sustente ao longo dos anos. Por isso, antes de pensar em anunciar tudo o que tem e dispor isso ao cliente, é fundamental separar peças ou embalagens para o mostruário.
Dessa forma, você mantém o seu público interessado, além de manter o que precisa vender com boa saída da loja. Isso pode parecer extremamente simples, mas é algo que passa batido para muitos vendedores. No ambiente online, essa questão é muito mais fácil de ser resolvida, uma vez que você pode utilizar uma foto do produto para representá-lo.
Imagine, por exemplo, que um produto com grande procura não esteja visível na vitrine. Aí você se atina a esse fato e quando vai verificar no estoque, percebe que não possui mais nenhum na loja. Considere ainda que esse seja um produto sazonal e esteja em um período no qual as vendas estejam no ápice. Mesmo que você faça a encomenda com urgência, a mercadoria pode não chegar a tempo, impactando negativamente nas vendas.
É importante se atentar a esses detalhes e usar isso a favor do seu empreendimento. Você verá que por meio de questões simples, sua gestão de estoque pode ser mais exitosa e trazer ótimos resultados à empresa.
Invista em tecnologia
Talvez você já tenha ouvido falar na sigla ERP, iniciais das palavras em inglês “Entreprise Resource Planning”. Em bom português, significa “planejamento dos recursos da empresa” e você deve investir em tecnologia para realizar isso de forma acertada. Os softwares de ERP permitem que você concentre todos os dados e processos do seu empreendimento em uma ferramenta, tornando muito mais fácil fazer tudo o que te indicamos até agora neste post.
A atualização de status e até mesmo a verificação de peças de determinados produtos para expor na vitrine fica bem mais acessível. Vale lembrar ainda que o controle do fluxo de caixa e a gestão financeira da sua loja também são facilitadas por meio de programas de ERP.
Isso também pode levar a uma melhor estratégia comercial, já que analisando os dados gerados por seu próprio negócio, é possível avaliar quais produtos têm mais saída, em quais épocas e quando possuem a melhor oferta de preços por parte do fornecedor. Usando disso sabiamente, você pode tornar o seu negócio mais rentável, com uma saúde financeira equilibrada.
Em tempos de crise, sabemos que qualquer ferramenta que otimize as finanças de um empreendimento é bem-vinda. Usufruir corretamente dos recursos possibilitados pelas tecnologias de gestão de negócios se torna um diferencial no crescimento da sua empresa. Se beneficie disso e alavanque os negócios.
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Não deixe de planejar
Antes de encerrarmos este post, é preciso ainda tocar em um ponto crucial, que fará todas essas informações realmente funcionarem: o planejamento. Se você não souber bem aonde quer chegar, em quanto tempo e como conseguirá os resultados que busca para sua loja, tanto física quanto virtual, ficará bem mais difícil desenvolver o seu negócio.
Portanto, organização é a palavra-chave para chegar lá. É importante definir seus planos, metas, prazos e objetivos, os integrando às questões que abordamos neste artigo. Dessa forma, você trará as suas ideias para a realidade e poderá conferir se estão dando certo ou não.
Todo empreendimento de sucesso tem esse processo muito bem definido e consolidado, de modo que não há motivos para você não fazer o mesmo na sua empresa. Aproveite de cada informação fornecida e as utilize para tornar a sua loja física e virtual bem integradas, trabalhando a favor do sucesso do seu negócio.
Se gostou de saber como realizar a gestão de estoque integrando os diferentes pontos entre a loja física e virtual, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre e-commerce.