A Idealize Tecnologia foi até o Rio Grande do Sul para a Conferência de E-Commerce Brasil Sul 2016
Confira tudo o que aconteceu no evento! Novidades e tendências sobre o Comércio Eletrônico com foco para a região Sul do Brasil.
Nos dias 17 e 18 de Maio, a Idealize Tecnologia participou da Conferência de E-commerce Brasil Sul, em Porto Alegre – RS, um grande evento voltado ao comércio eletrônico.
A Conferência reuniu cerca de 600 congressistas, levando aos palcos os principais players locais e nomes importantes do varejo brasileiro. Na oportunidade, os congressistas tiveram acesso ao auditório principal com as grandes palestras, painéis, área de workshops técnicos, networking e um momento de confraternização no encerramento do evento.
No primeiro dia de evento, os congressistas puderam desfrutar de diversos workshops, subdividos em três salas simultâneas. Na parte da manhã, a primeira sala deu espaço para Augusto Rocha, Sales Partner da Pmweb, que trouxe um tema voltado a coleta de informações dos clientes ou seja, Big Data é a nova moeda do século.
Na segunda sala, Fernando Ehrhardt Neto, Diretor de Conteúdo e Produção da Infracommerce, explica sobre diversas estratégias para fazer a gestão dos produtos da empresa e por consequência, vender melhor. Fernando abordou fortemente o assunto sobre as fotos para o e-commerce, tratando desde a questão se é interessante fazê-las dentro de casa ou contratar um terceiro especializado, até sobre os principais erros cometidos, deixando claro que as fotos dos produtos no E-commerce são primordiais para o seu sucesso.
Além das fotos, foi conversado sobre a ascensão dos vídeos no E-commerce, pois o custo para fazer um vídeo curto e simples, normalmente é o mesmo de fazer 4 fotos, sendo que, em vídeo a riqueza de detalhes passada aos clientes é muito maior. Para finalizar, o palestrante enfatizou que é importante tomar cuidado com a cor do produto na foto, evitando “photoshopá-la”, pois isso vai aumentar muito o número de reclamações e da logística reversa dos pedidos.
Já na terceira sala, fechando a primeira metade, Samuel Gonsales, Head de Produtos da e-Millennium, fala sobre as novas legislações do e-commerce, trazendo uma discussão sobre o impacto delas na formação dos preços de vendas.
Na parte da tarde, na primeira sala, Luiz Dias, Consultor de E-commerce da EZ Commerce, mostrou o principal fator de conversão para o E-commerce, que é como transformar os visitantes da loja virtual em clientes. A Segunda, trouxe Eduardo Franceschett, Diretor de Novos Negócios da Axado, sobre como ser mais eficiente nas entregas dos produtos e serviços, além de usar a logística reversa automatizada para esse propósito.
Com a crise no Brasil a eficiência precisa ser cada vez maior e por isso o frete está em evidência em toda cadeia do E-commerce. Segundo Eduardo, atualmente no Brasil, existem em torno de 600 transportadoras, sendo que não é possível somente os Correios poderem fazer o transporte de forma eficaz dentro do E-commerce. Em primeiro lugar precisa ser visto o que a redução de 10% no valor do frete pode impactar dentro de casa. Depois disso, é preciso tomar iniciativa, de acordo com o impacto e prioridade da empresa, no intuito de buscar essas reduções, seja por meio de sistemas especializados ou então, por meio de uma conversa franca com as principais transportadoras que já atendem a empresa.
Outro fator importante para não aumentar a logística reversa, está atrelado a embalagem, onde o grau de importância e cuidado precisa ser de acordo com o produto. Acontece que em muitos casos, um produto classificado como “item de colecionador” acaba chegando ao cliente danificado por má qualidade da embalagem. Esse tipo de produto precisa necessariamente, estar melhor acondicionado do que um produto “qualquer”, a fim de preservar sua integridade.
Uma novidade desse mercado são as entregas do E-commerce feitas por meio de “Lockers”, que basicamente são armários espalhados por regiões com maior volume de movimentação de pessoas, como é o caso de aeroportos e metrôs. Nesses locais, o cliente pode escolher passar no armário e retirar a sua encomenda, tornando-se, em muitos casos, mais fácil que deixar alguém em casa pra recebê-lo ou retirá-lo em uma loja física.
A terceira e última sala do primeiro dia, contou com Ricardo Rodrigues, Co-founder and Product Manager da Social Miner, demonstrando formas de melhorar o E-commerce, tornando-o mais humano e preocupado com as pessoas. Segundo Ricardo, temos que deixar de fazer E-commerce para os usuários de forma geral, e passar a fazer pensando na personalização, a ponto de falar de um-pra-um.O segundo dia de evento foi realizado no auditório principal, onde Luciana Burger, Managing Director da comScore Brasil, introduz o perfil do consumidor brasileiro e o panorama de como o E-commerce está se comportando no Brasil e no mundo. Segundo os dados apresentados por Luciana, atualmente são 81.3 milhões de usuários desktops, 60.4 milhões de usuários de smartphone e 11.8 milhões de usuários de tablet. Quando combinados, os devices somam 100.3 milhões de usuários, sabendo que hoje o acesso ainda pode ser simultâneo, ou seja, o usuário pode acessar diversos devices ao mesmo tempo.
Em seguida, no Painel de Luciano Xavier de Miranda (O Boticário), Leonardo Foresti e Rubem Razões (Cia.Hering), foi discutido essa mesma relação de comportamento do E-commerce, mas voltado para a região Sul do país, além de pontuarem sobre o que podemos fazer para melhorá-lo cada vez mais.
Assim como visto em boa parte dos eventos prestigiados pela Idealize, a preocupação com mobile é muito mais presente do que pensamos. As novas gerações já vivenciam completamente esse mundo, uma vez que é muito mais acessível comprar um celular com acesso à internet do que um computador convencional. Para explicar esse cenário, Gustavo Bacchin, COO and Co-Founder da Cadastra, discute sobre onde estamos e como poderemos engajar as pessoas para vender mais e melhor utilizando dispositivos móveis. Entre as principais práticas destacas por Bacchin para ajudar trazer uma melhor experiência para os usuários mobile temos, o tempo de carregamento, design simples, pouca ou nenhuma paginação, busca de fácil acesso, entre outros.
Para fechar a manhã de palestras, Francisco Forbes, Founder & CEO Seed/Infracommerce, comenta sobre o que o varejo físico pode aprender com o E-commerce e também os benefícios que o meio digital pode agregar, utilizando-se de alguns conceitos desse varejo.
Na parte da tarde, foi o momento para saber mais sobre o público consumidor e sobre as tentativas de fraudes. Nesse sentido, Bernardo Lustosa, COO ClearSale preparou um mapa de fraude de toda a região Sul e também do Brasil, no intuito de apresentar as regiões com mais tentativas fraudulentas. Direcionando mais para uma análise do consumidor, Gisele Paula, Diretora de Relacionamento do Reclame Aqui, mostrou o perfil do consumidor com base nas categorias que mais receberam reclamações.
Ainda no que diz respeito ao âmbito digital, Fabiano Silva, Diretor da KPL, apresenta as diferenças na hora de administrar as lojas virtuais, marketplaces, ERPs, e Backoffice. Diante disso, enfatizou todos os benefícios, que o Marketplace faz pelo lojista, facilitando sua relação e acesso com os clientes. Além disso, na parte de ERP´s e sistema de Backoffice, Fabiano mostrou como o Backoffice pode ajudar na administração de uma loja virtual e como podemos ter mais agilidade em toda sua cadeia.
Para fechar o segundo dia do evento, ainda no intuito de atender o consumidor da melhor forma possível, Pedro Henrique Frigo, Business Acquisition Manager do Google, apresenta as tendências do comportamento do consumidor, salientando que é preciso acompanhá-las e entendê-las, para poder levar até eles, assuntos de seu real interesse, como é o caso dos números da internet que estão em constante mudança, isto é, atualmente 53% das buscas na internet já são feitas com dispositivos mobile, e esse número tende aumentar ainda mais.
Por fim, os congressistas puderam desfrutar de um PUB, para descontrair e colocar os conhecimentos obtidos em prática, gerando networking e novas parcerias.
Como sempre, eventos desse porte abrem nossos olhos para o mercado, deixando claro os caminhos que devem ser seguidos. Como já era esperado, o foco está totalmente no consumidor, além disso, esse consumidor está cada vez mais nos dispositivos móveis, e procurando por atendimento personalizado às suas necessidades. A partir daqui é certo que tudo mude novamente, trazendo ainda mais novidades para o mercado, e a grande pergunta é: “A sua empresa está acompanhando toda essa mudança?”Referência: Conferência E-commerce Brasil Sul 2016
Confira o que rolou no evento: