Inventário de estoque e Curva ABC, qual a relação?
O que é Inventário de estoque?
Inventário de estoque representa o levantamento dos produtos armazenados de uma empresa, com informações de identificação de mercadorias como cor, marca, tamanho e categoria.
Por que é importante?
- Serve para saber exatamente quais produtos estão em estoque.
- Analisar o volume de cada produto.
- Saber quais mercadorias você deve comprar mais, quais estão com fluxo maior e assim tomar decisões estratégicas.
- Evita comprar mais do que deveria ou continuar escolhendo produtos com pouca saída.
- Além da importância gerencial, o inventário também tem uma função contábil. No final de cada exercício (geralmente a cada ano), as empresas devem apresentar o Livro Registro de Inventário, com a relação de todos os itens que estão em sua posse.
Sabendo disso, a Climba traz na sua plataforma de e-commerce, a visualização de Curva ABC dos produtos vendidos, que vão auxiliar na gestão de estoque, facilitando a análise dos produtos que são mais valiosos na sua loja virtual e assim, organizar o estoque deles.
Mas o que é Curva ABC?
A Curva ABC, segue a mesma linha de análise de Pareto ou regra 80/20, com o princípio de que 80% dos seus resultados só dependem de 20% do seu esforço. A curva ABC é uma metodologia de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Essa análise pode mostrar por exemplo que apenas 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% da sua lucratividade. Na curva A ficariam seus produtos mais relevantes, que representam 80% do faturamento, a curva B são produtos de média relevância, que representam 15% do faturamento e o restante entrará na curva C.
Outros dados essenciais para analisar em conjunto com a Curva na Climba Commerce, são:
- Quantidade de produtos vendidos: mapear quais produtos estão saindo mais da sua loja virtual.
- A quantidade dos produtos em estoque: serve para analisar se os produtos mais vendidos estão ficando sem estoque, ou se algum produto está com muito estoque, mas pouca venda.
- Visitas: no caso da loja virtual, quais produtos seus clientes mais visitam.
- Quantidades de dias sem vendas: importante para avaliar quais produtos estão muito tempo parados no seu estoque ou quais estão saindo com mais frequência.
- Score: é a pontuação do cadastro dos produtos criada pela Climba, para ranquear a qualidade do seu cadastro. Você poderá verificar por exemplo, se um produto que não está vendendo bem, talvez esteja com o score dele baixo. É sempre bom lembrar que o vendedor da loja online é o cadastro do seu produto, uma boa descrição, um bom título, boas fotos, vídeos, faz esse score aumentar, e consequentemente aumentar a taxa de conversão.
Então, aproveite a época de inventário de estoque para olhar também seus produtos mais valiosos. Com o relatório da Curva ABC você saberá, quais os produtos precisam ter um estoque mais abundante e quais produtos você terá que aplicar uma nova estratégia de venda para eles saírem do fundo do seu estoque.
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