Meu próprio negócio: superando o medo de empreender em lojas virtuais
Se você tem muita vontade de empreender e se tornar capaz de abrir o próprio negócio por meio de uma loja virtual, mas tem algum receio, saiba desde já que isso é totalmente possível por meio da busca por informações corretas que te trarão segurança.
Enfrentar uma situação desconhecida pode gerar aflição e a melhor forma de resolvê-la é, justamente, procurar conhecer aquele desafio ao qual estamos nos propondo.
O objetivo desse post é esclarecer essa questão para você a fim de que tenha firmeza nos passos dados rumo à concretização do seu negócio. Prossiga com a leitura e confira!
Trace o seu perfil empreendedor
Se tem um aspecto que une todos os empreendedores, independentemente da área na qual atuam, é a capacidade e a disposição de colocarem as suas ideias no mundo. Nesse sentido, algumas das principais características de quem se propõe a essa missão são:
- foco, pois as preocupações e as distrações serão muitas pelo caminho, saiba bem aonde quer chegar e mantenha-se ligado a isso;
- desejo de inovar, já que o mundo tem mudado rapidamente e pede novas soluções para novas questões;
- resiliência, uma vez que empreender não é fácil, sobretudo em país instável como Brasil — também é preciso saber lidar com as frustrações para seguir adiante;
- busca incessante por conhecimento, pois você não pode ter medo de se aperfeiçoar constantemente, nem se acomodar em uma zona de conforto.
Tenha esses pontos cruciais como determinantes em seu processo de crescimento como empreendedor e aplique-os naquilo que você determinar como norte para o seu negócio.
Estude e desenvolva um plano de negócios
Veja bem, por mais que exista sim concorrência no meio online e isso exija de você bastante planejamento e conhecimento dos negócios, não quer dizer que você não possa atingir sucesso. Até porque os números são bem animadores nesse nicho e você deve se aproveitar desse contexto de expansão para alcançar os resultados almejados.
As projeções de crescimento segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para o e-commerce em 2018 foram 15% com um faturamento que pode chegar à casa dos R$ 69 bilhões. Algo bastante expressivo, não é mesmo?
Com isso, mais pessoas também têm se interessado por esse ramo e é bom que você se prepare para dominar bem esse campo e conseguir se destacar. Algumas dicas básicas nesse quesito são:
- acompanhe as estratégias da concorrência e veja de que forma você pode se diferenciar dela;
- veja quais produtos tem vendido mais e sob quais condições e averigue quais as possibilidades de trabalhar com essa mercadoria;
- pense em como começará a sua loja virtual e como será o lançamento dos primeiros produtos;
- avalie também estratégias de médio e longo prazo a fim de considerar a longevidade do seu e-commerce.
Como pode ver, é necessário ter visão empreendedora para desenvolver um plano de negócio eficaz. Prossiga com a leitura para aprender mais.
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Realize o planejamento com antecedência
Ter visão sobre o negócio que quer abrir implica também em realizar o planejamento com antecedência.
Vamos supor que você já tenha tudo o que precisa em mãos: um bom site hospedado em um bom servidor, dados e análises pertinentes sobre o nicho o qual quer atuar, contato com os melhores fornecedores e clareza sobre aonde quer chegar.
Em teoria, você já está a um passo de fazer a sua loja virtual funcionar desde que você preveja outras questão tão importantes quanto. Algumas delas são:
- quanto tempo levará para o fornecedor entregar os produtos de maior venda da loja e que precisam estar disponíveis desde o primeiro dia;
- quem cuidará da atualização dos dados sobre produtos e estratégias de SEO essenciais para o marketing digital do seu e-commerce;
- de onde virá o capital de giro para os custos operacionais diários que a sua loja exigirá antes de alcançar uma margem de lucro sustentável;
- onde buscará financiamento para lançar e manter o seu negócio e sob quais condições.
Essas questões só são possíveis de serem solucionadas se você considerá-las de antemão. Assim, você também evita que elas se tornem um engodo no desenvolvimento do seu empreendimento. Agir apenas pelo desejo de ter um negócio não é a forma mais sábia de realizar esse feito. Tenha sabedoria para poder ir mais além.
Tenha capital necessário para a abertura
Retomando os pontos finais do tópico anterior, é preciso que você leve a sério a forma como manterá a sua loja caso não disponha de todo o capital necessário para isso.
Em negócios que acontecem no espaço físico — ou seja, fora do ambiente virtual —, isso já é uma questão primordial e inevitável. No ambiente digital não será diferente, pois você também precisará contratar serviços ou mesmo realizar a compra de materiais para fazê-lo funcionar devidamente.
Se você não contar com um bom serviço de internet, uma hospedagem para o seu site em um servidor que não te deixe na mão, um bom profissional de web design, fornecedores eficientes na venda e entrega dos produtos da sua loja e tantos outros quesitos essenciais para o funcionamento de um e-commerce se tornará bastante difícil obter sucesso nesse ramo.
Pense ainda que um bom computador e um ambiente minimamente confortável e preparado para realizar o trabalho de bastidores também entram nessa equação. Em outras palavras, você não precisa ter dinheiro apenas para contratar serviços e comprar mercadorias que serão vendidas na sua loja, mas também montar um espaço no qual cuidará dos negócios e atenderá os clientes — ainda que forma virtual.
Além de tudo isso que já citamos, existe também a necessidade de investir em propaganda que pode ser feita tanto na internet quanto fora dela. Lembre-se que, inicialmente, ninguém saberá o que é a sua loja e do que se trata. Será preciso dedicar forças no lançamento do seu negócio e na conscientização dos clientes sobre o seu empreendimento.
Como você pode ver, a melhor forma de vencer o medo de empreender é justamente buscar informação e esclarecimento sobre o assunto. Aproveite bem as informações dadas nesse post para se diferenciar e alcançar os resultados que almeja.
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E aí, gostou do conteúdo desse post? Quer se lançar no mundo dos negócios? Então entre em contato conosco e conheça todas as soluções que temos para o seu projeto!