Mix de produtos para e-commerces: diversifique e seja mais atrativo
O mix de produtos está entre as estratégias mais importantes para quem deseja ter sucesso no e-commerce. Afinal, se o cliente visitar a loja virtual e não encontrar o que procura, dificilmente comprará alguma coisa nela.
Porém trabalhar um mix de produtos eficiente envolve pesquisa e planejamento. Se o trabalho for bem-feito, o site terá um bom retorno do investimento, poderá se destacar no segmento de atuação, atrair mais clientes e se tornar referência.
Ainda não sabe como montar um mix de produtos que seja realmente atrativo para o seu site? O nosso objetivo com este post é ajudar você oferecendo algumas dicas valiosas. Continue lendo e aproveite as ideias.
O que é um mix de produtos para e-commerce?
Segundo os profissionais de marketing, mix de produtos é a definição usada para determinar o portfólio de ofertas em uma loja, seja ela física ou virtual. Ou seja, representa a variedade de produtos e serviços disponíveis para a comercialização no estabelecimento (lojas e sites).
Contar com um portfólio abrangente permite a empresa despertar o interesse de diversos perfis de consumidores em diferentes segmentos. Esse é o objetivo da maioria dos empresários. É interessante segmentar o estoque e montar um portfólio mais atrativo com as fotos dos produtos, caso isso seja possível.
Muita gente confunde um bom mix de produtos com o esforço e investimento para oferecer todos os tipos de produtos que existem no mercado. Porém um mix de produtos também pode ser bem atrativo quando você escolhe um nicho de mercado e foca somente em categorias pertencentes a ele. Isso pode fazer do seu negócio uma referência no segmento.
Além disso, com um bom planejamento e seguindo algumas estratégias, o site pode gerar novas oportunidades de expansão do portfólio, ampliando a abrangência do mercado e diminuindo os riscos de ficar dependente de apenas um produto para vender.
Como criar um mix de produtos atrativos?
Agora que você já sabe do que se trata essa estratégia, veja algumas dicas que preparamos para você criar, diversificar e gerenciar um mix de produtos atrativos para a loja virtual.
Foque em uma categoria de produtos e serviços inicialmente
Ter um amplo portfólio de produtos e serviços disponíveis no site é algo possível, mas vai exigir um alto investimento em aquisições, marketing, promoções e estratégias de gestão de estoque. Geralmente, só grandes empresas, como a Amazon e Ebay, conseguem manter uma estrutura tão grande e complexa assim.
O ideal é que comece escolhendo um nicho de mercado e focando em categorias específicas dele. Por exemplo: se o seu e-commerce registra melhores vendas de produtos in natura, invista no portfólio desse nicho inicialmente, fazendo uma promoção para limpar o estoque de produtos de outros segmentos, abandonando esses setores temporariamente.
Quando a condição for mais favorável, poderá pensar na expansão, planejando um aumento do portfólio, diversificando produtos e serviços de outros segmentos, mas que tenham certa ligação com o que vende.
Conheça o nicho de mercado em que você atua
Mesmo que você já tenha uma loja virtual em funcionamento, deve tirar um tempo para mergulhar em pesquisas e estudos sobre o segmento de mercado em que atua. Isso é importante para se atualizar e ampliar a visão sobre os concorrentes, o perfil do público consumidor e como o seu negócio se encaixa nele.
Com uma atualização constante, você poderá identificar rapidamente as mudanças de cenário no mercado e tomar decisões antecipadas, em vez de reacionárias, garantindo o portfólio de produtos e serviços certos para manter o negócio sempre à frente da concorrência.
Pesquise as necessidades e desejos do público
Sem saber o que o público procura quando visita as páginas do seu site, fica difícil elaborar uma estratégia de retenção até a compra. O negócio pode acumular uma alta taxa de fuga dos visitantes e até ser rejeitado por eles. Não deixe que isso aconteça com o seu e-commerce.
Invista em pesquisa e análise para identificar o que faz os usuários visitarem a sua loja virtual (a motivação) e o que eles procuram nela. Use essas informações a seu favor e monte um portfólio de produtos baseado nas necessidades e desejos dos clientes. Isso fará com que a taxa de rejeição diminua e a de conversão se eleve consideravelmente.
Acompanhe todas as tendências do mercado
Faça benchmarking para descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e vendendo de melhor e traga essas novidades para o seu negócio, dando um toque de personalização a elas. A ideia é que coloque as melhores práticas do mercado em ação, mesmo que o concorrente já tenha feito isso, para nivelar a força competitiva. Porém precisa ser sutil para não ficar evidente que só copiou a ideia. Faça o mesmo, mas de forma diferente.
Fique atento também às notícias do segmento, leia revistas, participe de eventos, como palestras, workshops, feiras de negócios, e siga líderes do segmento em países mais desenvolvidos. O mais importante é que se esforce para lançar as novidades em seu portfólio de produtos e serviços, antes da concorrência.
Renove o portfólio com frequência
Alguns produtos podem ficar encalhados no estoque por muito tempo e, quando uma nova embalagem ou design dele é lançado, os clientes não vão mais querer o antigo. Se oferecê-los, causará uma má impressão do negócio, podendo gerar rejeição por parte dos consumidores.
Para evitar que isso aconteça no seu negócio, sempre disponibilize versões atuais para a venda. Se tiver um grande estoque antigo, faça uma promoção, mas deixe claro que é um lote de uma versão anterior. Para quem prefere preço à novidade, isso será atrativo.
Evite a falta de estoque
Ter um portfólio atrativo depende muito da gestão de estoque que é aplicada no negócio. Não adianta dedicar tanto esforço na formação da estratégia se o produto escolhido pelo cliente não tiver quantidade disponível. Isso pode prejudicar muito a imagem da loja virtual.
Então, antes de investir em uma estratégia de portfólio atrativo, planeje e execute uma gestão mais eficiente do estoque, garantindo que nunca faltem os produtos que oferece no site.
Agora que você já sabe como montar um mix de produtos atrativos para o seu e-commerce, não perca mais tempo e dinheiro. Comece ainda hoje a planejar uma estratégia para alavancar os resultados do seu negócio.
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