Não fique para trás com estas 4 dicas de como vencer a concorrência
Independente da sua área de atuação no mercado, enfrentar algum tipo de concorrência é inevitável. Nos últimos anos, houve um grande avanço no número de pessoas que abriram o próprio negócio e, com isso, a concorrência aumentou. Mas, as possibilidades também!
É tentador conquistar benefícios como a liberdade de ser o próprio chefe, mas na prática a vida de empresário não é nada fácil e é cercada por diversos desafios. Pensando em te ajudar nessa árdua tarefa, preparamos um artigo com dicas sobre como vencer a concorrência.
Será preciso desenvolver habilidades técnicas e emocionais como o foco, a coragem e a resiliência. Por isso, acompanhe 4 estratégias que, se bem aplicadas, podem ser essenciais para você vencer seus concorrentes!
1. Abra uma loja virtual
Em tempos de desemprego em alta, montar uma loja virtual pode ser uma ótima alternativa para ganhar dinheiro. O problema é que outras pessoas também tiveram a mesma ideia. Mas apesar disso, é plenamente possível se destacar em um mercado altamente competitivo.
Uma das primeiras atitudes a tomar é colocar tudo no papel e analisar o que é necessário fazer. Tudo começa pela plataforma que será escolhida — que pode ser paga ou gratuita — e também é preciso pensar nos meios de pagamento e na segurança. Além disso, também é necessário pensar em outras questões como o frete e o marketing que será feito para divulgar a loja.
Agora que você sabe algumas das questões básicas para montar um e-commerce, vamos dar ideias para tornar a concorrência irrelevante.
Um dos primeiros pontos a serem observados é a análise do território a ser conquistado. É preciso, por exemplo, pesquisar no Google quem são os melhores classificados que disputam os clientes com você.
Outra prática recomendada é fazer benchmarking, ou seja, estudar as melhores práticas do mercado e aplicar na sua realidade. É essencial verificar algumas das seguintes questões: como é o layout das lojas concorrentes? Como é a experiência de compra, da escolha do produto à entrega? Como a concorrência se relaciona com os usuários? Qual estratégia de marketing é utilizada pelos melhores do seu nicho de mercado?
Além disso, é crucial evidenciar de maneira clara seus diferenciais. Por que o usuário deve escolher sua loja e não a do concorrente? Quais benefícios que só você entrega e o coloca em vantagem em relação aos outros?
Ainda é prudente ter muita atenção aos preços. Grande parte das pessoas que compram pela Internet são bastante sensíveis a esse quesito. Nesse sentido, é preciso que você desenvolva habilidades na área financeira, afinal terá que ter muita cautela em relação à margem de lucro, senão a estratégia pode ser transformada em prejuízo.
O profissional de um e-commerce enfrentará uma concorrência pesada, mas aquele que trabalhar de maneira correta, certamente encontrará seu espaço.
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2. Agregue valor e diferenciais ao produto
Com a concorrência acirrada, as empresas se desdobram cada vez mais para entregar um produto ou serviço que surpreenda o cliente. Por isso, é importante que você enxergue esse contexto além das questões óbvias. A dica é sempre buscar agregar valor ao produto ou serviço.
A primeira questão é que você tenha um conhecimento profundo sobre aquilo que vende. Assim, será uma autoridade na sua área de atuação e passará confiança e segurança para as pessoas. Atualmente, os consumidores são bombardeados diariamente com anúncios e isso pode trazer insegurança no momento de decisão de compra.
Uma vez que grande parte desses anúncios são rasos, invista em demonstrar seu conhecimento de forma personalizada. Para isso, faça uma descrição de produto perfeita, com foco na melhor experiência do cliente.
Quando um consumidor vive uma boa experiência, cria memórias afetivas em relação à sua marca. Com isso, ele tende a repetir a compra e ainda divulgar a sua empresa para os amigos e a família.
Em vez de você comercializar o produto ou o serviço em si, venda o conceito, a ideia e o benefício que está por trás da sua mercadoria. Para vencer a concorrência, baixar o preço nem sempre é a melhor estratégia. O essencial é atuar para resolver os problemas das pessoas com foco total em satisfazer e, principalmente, surpreender o cliente.
3. Invista em inovação
Antes de irmos às dicas, é importante definir o conceito de inovação. Segundo o dicionário Michaelis, inovação é o “ato ou efeito de inovar” ou “tudo que é novidade, coisa nova”. Como não temos o objetivo de aprofundar o termo nesse artigo, vamos simplificar e evidenciar a inovação como a exploração de ideias aplicadas com sucesso.
No contexto de uma empresa, sucesso é sinônimo de acesso a novos mercados, aumento das vendas e da margem de lucro, entre outras questões. Negócios propícios à inovação tendem a crescer rápido e vencer a concorrência.
Para inovar nos seus produtos, você pode oferecer:
- uma experiência de compra diferenciada;
- um pós-vendas que encante o cliente;
- uma melhor maneira de se comunicar, criando empatia;
- aperfeiçoar os processos internos para assegurar um time mais engajado — o que refletirá no relacionamento com os clientes.
4. Monte uma estratégia de marketing digital
O marketing digital é sinônimo de algumas atividades que uma pessoa ou uma companhia executa a fim de conquistar novos mercados, se aproximar do cliente potencial e fazer a gestão da própria marca. Em outras palavras, o objetivo é promover produtos e serviços por meio das mídias digitais.
Com o marketing digital, você pode se comunicar com o cliente de maneira personalizada e no momento certo. Além disso, a prática está disponível para empresas de quaisquer tamanhos, pois não há a necessidade de grandes investimentos. Algumas das principais ferramentas são os blogs, os sites, as redes sociais e o e-mail marketing.
Por meio de uma boa estratégia de marketing digital, é possível interagir com o consumidor 24h por dia nos 7 dias por semana e muitas vezes em tempo real. Se a sua empresa ainda não investe nessa área, é bom repensar a respeito, pois os resultados podem ser impressionantes.
É um campo extremamente fértil para vencer a concorrência, pois grande parte dos empreendimentos ainda trabalha o marketing digital de forma amadora.
Saber como vencer a concorrência exige muito esforço e dedicação, mas com um bom planejamento e a aplicação das estratégias certas, é possível chegar lá.
Se você curtiu as dicas desse post e está trabalhando a todo vapor para fazer a diferença no mercado, não deixe de conferir nosso artigo sobre como aumentar as vendas da sua empresa!
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