Números comprovam: investir em e-commerce é o melhor negócio
O e-commerce passou dos 25 anos de existência no Brasil, e nunca esteve em momento melhor. Foram anos de crescimento gradual, moderado entre alguns, até a chegada de 2020. Uma soma de fatores potencializou o crescimento do comércio eletrônico, que anotou recordes históricos para o varejo digital no país.
Atualmente, o e-commerce brasileiro representa até 12% do varejo total. Os dados, frutos do relatório da Compre&Confie divulgado no final de 2020, apresentam o Brasil com comércio eletrônico tão participativo para a economia quanto de países da América do Norte, Europa e Ásia.
E ao avaliar as intenções da população, a tendência é que o e-commerce continue com essa margem de participação econômica e atraia cada vez mais empreendedores. Por isso, é preciso olhar para o retrospecto recente do comércio e se posicionar diante do novo cenário que será construído no futuro.
47% dos brasileiros passaram a comprar mais online
Como dito, a soma de fatores mudou os hábitos de consumo durante 2020. A necessidade de ficar em casa — ou evitar sair, exceto para emergências — e consumidores precisando ir às compras, canalizou no e-commerce a verdadeira solução para a economia durante a crise global.
Um dos resultados disso foi uma parcela muito significativa de consumidores que passaram a fazer ainda mais compras online. Segundo a pesquisa Shopping During The Pandemic, quase metade do público brasileiro que recorre ao e-commerce intensificou suas compras.
Em paralelo a isso, a mesma pesquisa apontou que 15% do público não intensificou suas compras em lojas físicas. Ou seja, o crescimento foi apenas no consumo online.
E o que inspira ainda mais confiança no contínuo crescimento do e-commerce são resultados de pesquisas como da Criteo. Ao fim de 2020, foi revelado que 94% dos entrevistados descobriu o comércio online naquele ano e pretendia manter esse costume posteriormente.
E-commerce cresceu 73,88% em 2020
O resultado de toda a adesão do público foi apresentado diretamente nas marcas alcançadas por essa modalidade do varejo. De acordo com o índice MCC-ENET, o saldo final de 2020 foi extremamente positivo quando comparado a 2019.
No que diz respeito ao faturamento, o crescimento foi de 83,68%, ou seja, um indicativo de que houve, de fato, mais compras, mas também de gastos médios por parte dos consumidores.
Crescimento em todo tipo de negócio online
O e-commerce é um ambiente muito mais democrático do que o varejo de rua, e uma das provas disso é observar como até mesmo aqueles que não são lojistas, de fato, conseguiram ganhar mais espaço e vender mais em 2020.
O Enjoei, brechó online que tem vitrine para todos, registrou um aumento de 100% em seus compradores no quarto trimestre do ano, comparando com mesmo período de 2019. O crescimento foi superior à quantidade de vendedores registrados, que aumentou em 74%, partindo de 110 mil registrados, em 2019, para 192 mil ao fim de 2020.
Dificilmente seria possível observar um aumento positivo em brechós físicos ou em galerias. Da mesma forma, na internet, a visibilidade para qualquer tipo de negócio é muito maior, uma vez que a proximidade com as redes sociais permite fácil integração de seus seguidores com o seu pequeno empreendimento.
O índice MCC-ENET indicou crescimento também em outros segmentos, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,8%), móveis e eletrodomésticos (25,9%) e tecidos, vestuário e calçados (11,8%). Ou seja, os números foram positivos em diversos nichos do varejo.
Tenha uma loja virtual preparada
Sabendo de tudo isso, é hora de agir e tomar frente de um e-commerce capacitado para fazer parte desse movimento de ascensão do comércio eletrônico no Brasil.
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