O que é e como conseguir o selo Ebit?
A certificação Ebit, também conhecida como selo Ebit, vem sendo muito requisitada pelas lojas virtuais para aumentar a reputação da marca e a confiança dos clientes.
Portanto, se você já tem um e-commerce ou está planejando construir um, entenda o que é o selo Ebit, qual é a sua importância para o mercado e como conseguir incorporar esse selo em sua loja virtual.
O que é o Selo Ebit?
A Ebit é uma empresa que mede a reputação das lojas virtuais aqui do Brasil por meio de um sistema de avaliação.
Nesse sistema de avaliação da experiência de compra, os consumidores respondem a uma série de perguntas após a compra ter sido feita, tais como facilidade de encontrar os produtos no site, o frete, os prazos de entrega, etc.
Depois que o cliente recebe o produto, a Ebit envia uma segunda pesquisa, dessa vez para avaliar o pós-vendas da loja virtual. As perguntas são relacionadas a itens como o recebimento dentro do prazo, as condições do produto, etc.
Em seguida, algumas semanas depois que o produto foi entregue ao cliente, uma terceira e última pesquisa é enviada pela Ebit, perguntando sobre a satisfação geral que ele teve com o produto comprado na loja virtual.
O resultado de tudo isso é a criação de selos Ebit, que são disponibilizados pela empresa para serem colocados na loja virtual e são escolhidos de acordo com os resultados das pesquisas.
- “Em avaliação”: é concedido para lojistas iniciantes que ainda não preencheram todos os requisitos da Ebit.
- Bronze: para lojistas que possuem desempenho de 70%.
- Prata: para o e-commerce que apresenta 75% de entrega e performance.
- Ouro: para lojistas que apresentam no mínimo 80% de resultados positivos.
- Diamante: para quem alcança o mínimo de 85%.
Por que é importante ter o selo Ebit?
Por três motivos. O primeiro deles é que o selo Ebit aumenta a reputação da sua loja virtual perante os consumidores. Em um mercado tão disputado, muitas pessoas acabam preferindo comprar de lojas que tenham alguma comprovação de serem confiáveis – algo que a Ebit transmite. Desse modo, se o cliente clicar no selo Ebit na loja virtual, ele é direcionado à página da empresa com todas as avaliações e comentários dos clientes sobre a marca.
O segundo motivo é que se submeter à certificação Ebit faz com que o seu cliente veja a sua marca como uma empresa preocupada de verdade com a experiência de compras dele. Afinal, se você conquistou o selo, significa que já tem o mínimo de uma boa estrutura para facilitar a compra, bem como está preocupado em sempre implementar melhorias.
E o terceiro motivo é que para o proprietário da loja virtual, a Ebit é uma ótima fonte de informação sobre o mercado. Um exemplo é o Webshoppers, um relatório semestral da Ebit que traz dados importantes e estratégicos sobre o e-commerce no Brasil, destacando pontos forte e pontos fracos. Isso é ótimo para você entender o comportamento do consumidor e do próprio mercado para tomar melhores decisões para sua marca.
Como conseguir o selo Ebit?
Para conseguir o selo de avaliação da Ebit, e, assim, conquistar os demais selos à medida que sua empresa alcança o desempenho esperado, é preciso participar de um processo de adesão.
Nesse processo, é necessário preencher alguns requisitos mínimos para realizar o cadastro, tais como:
- Ser pessoa jurídica;
- Não ter restrições no CNPJ;
- A loja virtual apresentar duas formas de pagamento, sendo uma delas via cartão de crédito;
- Ter política de troca de produtos;
- Oferecer fotos reais dos produtos na loja virtual;
- Destacar o endereço e o telefone da loja física no site;
- Permitir que a conclusão da compra seja feita na própria plataforma;
- Informar que a loja virtual não é um site de leilões ou de anúncios.
Preenchendo todos os requisitos, a Ebit avalia os dados e entra em contato com a loja após 48 horas. Caso seja aprovado, basta seguir as instruções informadas. Caso seja reprovado, a empresa informa os motivos e orienta o lojista para tentar novamente.
A plataforma de e-commerce Climba tem integração para o seu e-commerce utilizar o selo após você solicitar ele ao Ebit.