Omnichannel: ações que vão fazer seu empreendimento vender mais

Omnichannel: ações que vão fazer seu empreendimento vender mais
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Muito provavelmente você já ouviu falar no termo omnichannel. Mesmo que não seja uma expressão usual, ela vem tomando cada vez mais espaço em diversos nichos, especialmente o do e-commerce. E existem boas razões para estarmos falando tanto sobre essa tendência, que vem em crescente para 2021.

Para colocar seu negócio a par das melhores tendências para o futuro, é preciso se antenar às novidades e se atualizar sempre com referências no assunto. Então acompanhe nosso conteúdo especial para lhe explicar mais sobre omnichannel e mostrar como isso pode influenciar nas vendas de sua loja virtual.

O que é omnichannel

Esse conceito pode ser entendido a partir do significado do próprio termo. “Omni” é um prefixo muito utilizado, que pode ser traduzido como “todo”, a partir do latim. “Channel” é o inglês de “canal”. Ou seja, tenha em mente que omnichannel trata de todos os canais disponíveis para um negócio.

A ideia, então, é tratar de fazer frente em todos os pontos de contato que seu negócio possui, disponibilizando atendimento inteligente e dinâmico para otimizar a experiência do público.

Mesmo que esse termo seja muito falado de forma relacionada ao e-commerce, ele engloba tanto o online quanto o offline, até mesmo estreitando essas duas frentes.

Atendente recebendo pedido em sua loja através de aplicativo também é omnnichannel

Diferenças entre omnichannel e multichannel

Existem semelhanças entre os dois conceitos, e chegam a gerar certa confusão. Por isso, é importante compreender bem que estamos tratando de omnichannel e saber suas diferenças para o multichannel.

Multichannel

Enquanto “omni” trata de uma totalidade, “multi” se refere à múltiplas opções. Nesse caso, o conceito anda no caminho que aborda os muitos canais que um negócio pode possuir, como loja virtual, física e até mesmo aplicativo.

A diferença é que estes canais não se conectam ou interagem. Os atendimentos são desprendidos, e a venda que ocorre em um desses pontos de contato não necessariamente impacta no outro.

Ou seja, quando nenhuma ação é feita com a intenção de integrar um canal ao outro, o negócio está adotando uma estratégia multichannel. Isso, inclusive, é muito comum na maioria dos negócios que possuem tanto um espaço físico para atendimento, quanto um site para comercializar seus serviços ou produtos.

Omnichannel

Este conceito depende de ações mais específicas para de fato ser posto em prática. Isso pois, diferente do multichannel, é preciso integrar e conectar os canais de alguma forma.

E são justamente essas ações, que fazem que uma compra esteja amarrada a todas as frentes do empreendimento, ou que o atendimento seja mais dinâmico e inteligente, que podem destacar uma loja nos tempos atuais.

A vantagem das ações omnichannel é justamente aproximar o consumidor, levar maiores possibilidades para ele e deixá-lo em uma posição confortável por sentir-se amparado pelas estratégias do seu negócio.

Concluir uma compra por app e pagar na loja física é uma das possibilidades do omnichannel

Usando ações omnichannel para vender mais

Aplicar o conceito de omnichannel de forma funcional em um negócio exige uma boa estrutura e um sistema organizado e projetado para essa dinâmica. É preciso haver uma boa integração entre cada canal de atendimento e os respectivos estoques.

  •  O visitante pode ir até a loja física procurar por um produto, mas mesmo que não encontre, ainda pode acessar rapidamente a loja virtual e continuar a compra com o auxílio de um dos vendedores. Dependendo do sistema, o pagamento poderá ser até feito na própria loja e a entrega do produto feita na casa do cliente;

  • O cliente pode fazer toda a compra pelo app ou loja virtual e optar por receber o pedido na loja física. O benefício nisso muitas vezes está em um prazo menor de entrega ou até a gratuidade no frete, e isso tem potencial para ser um fator decisivo na hora da compra; 

  • Similar ao primeiro exemplo, existe a possibilidade de até mesmo fazer a compra de um produto disponível na loja física, mas optar por receber em casa. Tal caso é muito comum quando se trata de produtos maiores e difíceis de transportar, muitas vezes até exigindo uma equipe de montagem;

  • Os processos omnichannel não param só na realização do pedido. É possível explorar essa conexão entre os canais de venda quando uma compra é feita pela loja virtual ou app, mas é preciso fazer devolução ou troca dos produtos. Nesses casos, torna-se muito mais cômodo para o cliente realizar essa ação em uma loja próxima, em vez de precisar passar o produto pelos Correios e refazer todo o trajeto de volta até receber as orientações para proceder com a devolução.

A ideia de adotar estratégias omnichannel é justamente fornecer conforto e melhores opções para o cliente. Uma loja virtual, ou até mesmo física, com processos engessados perde em muitos quesitos para uma concorrência que coloca a praticidade do cliente em destaque.

Omnichannel é unir os canais de atendimento para o conforto do cliente

E se o seu negócio online ainda não adota essas ações, é hora de repensar, e principalmente contar com uma plataforma de e-commerce inteligente que permita realizar todas essas ações sem dificuldades.

A Climba entrega integrações entre seu negócio, gerido por nossa plataforma, e seus sistemas de gestão – ERP, então seu estoque está sempre atualizado e monitorado. Além disso, o e-commerce é integrado com diversos meios de entrega, contando inclusive com a possibilidade de retirada em loja.

A plataforma de e-commerce inteligente da Climba ainda disponibiliza um aplicativo de troca e devolução dinâmico e prático para cliente e lojista, facilitando esse processo e encurtando etapas, que uma ação omnichannel pode concluir como um verdadeiro diferencial para sua loja.

Está na hora de levar seu empreendimento para o topo de seu segmento, e a Climba conhece bem o caminho que você precisa seguir. Escale junto desta equipe com mais de 10 anos de experiência em e-commerce e valorize seu investimento!

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