O que devo fazer para expandir minha loja física para uma loja virtual?
O mundo do comércio eletrônico está cada dia mais atrativo para os vendedores. Os números comprovam contínuas ascensões do e-commerce mesmo durante as crises, e isso vem motivando empreendedores a expandirem suas lojas físicas em lojas virtuais.
No entanto, isso não acontece do dia para a noite e exige um grande planejamento. Por isso, levantamos as principais etapas que devem ser seguidas pelos donos de negócios, desde a definição da imagem digital até a estruturação do plano de logística, e tudo mais entre essas fases.
É importante se atentar que esse passo a passo é composto por percepções que tivemos ao longo de nossos mais de dez anos de atendimentos. Muitos clientes chegam até nós acreditando que é apenas criar um site e começar a vender, mas o sucesso de um e-commerce começa muito antes de ele estar no ar.
Um passo a passo para expandir sua loja física para o e-commerce
Assim que o empreendedor enxerga a necessidade de expandir sua loja física para o comércio online, ele terá de compreender a importância de cada passo que será dado para percorrer um caminho destinado ao sucesso no e-commerce.
É comum a crença de que basta acessar um site que promete uma loja online em poucos cliques para ter êxito. Mas a realidade no e-commerce passa longe disso, pois é a preparação que divide os negócios que vendem de verdade, crescendo ano após ano, dos que ficam estagnados, sem entender a razão, mesmo tendo bons produtos.
Passo 1: Comece desde já no Marketing Digital
Essa etapa, na verdade, chega a ser independente de se o negócio fará vendas diretamente pela internet. É de extrema importância, para qualquer tipo de empreendimento, seja uma loja física ou online, que haja investimentos em marketing digital.
E para quem planeja fazer vendas online, isso se torna uma obrigação. O marketing digital permite que você leve seu negócio para muito além das fronteiras de sua cidade, e transforma o que seria uma panfletagem de rua em uma distribuição de conteúdo relevante para um público interessado em qualquer ponto do mundo!
Marketing digital engloba o uso estratégico de redes sociais, disparo de e-mails para um público específico, criação de materiais para blog, e, principalmente, a utilização inteligente de conteúdos patrocinados para aumentar suas métricas de visitas e vendas.
E tudo isso pode ser planejado e utilizado desde antes mesmo de sua loja virtual publicada, especialmente com a intenção de tornar sua marca conhecida e poder construir uma ação de lançamento, que permita uma grande estreia de sua loja online.
É sempre recomendável que o empreendedor tenha uma equipe própria para cuidar desse departamento, ou conte com uma agência especializada em marketing digital, com profissionais experientes e que podem compreender seu caso e necessidades.
Após trazer seu negócio para a Climba Commerce, você poderá contar com especialistas que vão lhe orientar com estratégias pontuais para seu negócio, e que trazem resultados de alta satisfação.
Passo 2: Reavalie seu nicho
Existem grandes diferenças entre a base de uma loja física e um de mesmo segmento, mas com atuação no comércio eletrônico. Uma das principais distinções estão no público consumidor e na concorrência, e precisamos falar em especial sobre estes fatores.
Descubra sua nova concorrência
Sua concorrência física pode não ser a mesma que irá competir com seu negócio no e-commerce. Isso é um fato. Mesmo que as lojas de sua cidade já estejam na internet, elas estão, ao mesmo tempo, competindo com lojas muito maiores.
Isso significa que você precisa conhecer ainda mais o posicionamento de toda sua concorrência dentro de seu segmento no comércio eletrônico. Estudar, analisar e descobrir as falhas da concorrência são etapas essenciais para você entender como se destacar em seu nicho no digital.
Entenda os hábitos de seus consumidores
Quem compra em sua loja física, pode continuar comprando em sua loja virtual. Mas é importante entender como seu público-alvo se comporta no e-commerce, para conseguir manter e aumentar sua base de clientes.
Dependendo do segmento, o público pode ter até certas dificuldades em lidar com esse novo canal de vendas. Por isso, um processo de educação de seu público é uma boa ideia, e por isso que o marketing digital antes do lançamento da loja tem importante papel.
Tudo isso pode mudar conforme seu negócio evolui com a Climba. Seu nicho pode se tornar ainda mais segmentado ou mais abrangente, tudo depende de como serão seus resultados no e-commerce. E o mais incrível é que, com a Climba, você tem um Customer Success que cuida de cada avanço de seu empreendimento, ajudando-o a tomar as melhores decisões.
Passo 3: Reestruture seu setor financeiro
Uma preocupação que fica de lado durante o processo de abertura de um negócio online é em adaptar suas finanças para a nova realidade do empreendimento.
Por se tratar de algo ainda recente, e com muitas peculiaridades, é sempre interessante manter seus profissionais ou serviços condizentes com os caminhos que seu negócio irá seguir.
É preciso que este setor tenha conhecimento e se mantenha atualizado, uma vez que um e-commerce demanda planejamentos diferentes de uma loja física.
Nesse tópico, vale mais se atentar sobre a necessidade de traçar um novo planejamento independente para o seu e-commerce. Isso é um passo que define muitas vezes o sucesso financeiro do negócio, já que irá tratar e preparar o empreendimento para ter estabilidade nas contas em todos os momentos, sem depender de tirar fundos da loja física ou outras fontes, o que poderia ser perigoso para a saúde do empreendimento.
Passo 4: Capacite ou reforce sua equipe
Não é apenas o setor financeiro que precisa ser revisto na hora de ampliar seu negócio para a internet. Prepare e capacite toda a sua equipe para essa transição ou expansão de seu empreendimento.
Caso seu negócio seja apenas comércio eletrônico, pode treinar e redistribuir as funções entre sua equipe. Veja algumas funções que são importantes:
- Empacotadores;
- Entregadores;
- Equipe de atendimento online;
- Responsáveis por logística;
- Responsável pelos cuidados do site.
Mas, caso seja expandir seu empreendimento e manter as duas frentes, o mais interessante é analisar, junto ao setor financeiro, a possibilidade de contratar novos colaboradores para não sobrecarregar sua equipe e prejudicar o desempenho de seus profissionais. Realinhar e rever atividades já realizadas pelos mesmos pode ser o primeiro passo.
Passo 5: Planeje sua estrutura de logística
A importância desse tópico é indiscutível entre todos os especialistas de e-commerce aqui da Climba. Por isso, preparamos diversos materiais sobre o assunto. Quem tem como objetivo trabalhar com vendas online, precisa chegar com a estrutura de logística bem definida e acertada.
Ter uma boa noção de gestão de estoque é uma das habilidades mais determinantes para o e-commerce funcionar sem dores de cabeça. E para ajudar nisso, existem os sistemas de gestão de estoque – ERP.
Depois que o negócio estiver andando, será ainda mais difícil acertar os detalhes sobre a logística de estoque, empacotamento e envio das mercadorias. O ideal é definir tudo isso com antecedência.
Com eles, muitas contas e manipulações de planilhas se tornam poucos cliques, e grande parte dos processos são automatizados. Então, cada ação em seu estoque pode ser facilmente controlado no sistema, e tudo fica sob controle.
A melhor parte é que a Climba oferece uma gama cada vez maior de sistemas compatíveis com as integrações disponíveis para nossas lojas virtuais. Então, você pode conhecer a nossa lista de sistemas – ERP integrados e adaptar seu empreendimento a eles desde já.
No entanto, os conhecimentos a respeito de logística também devem abranger o desenvolvimento de toda a parte legal, que garante os direitos e deveres de ambas as partes, consumidor e lojista. É de suma importância proteger seu negócio com isso, além de também passar credibilidade para os clientes.
Outra parte que a Climba facilita para os clientes é a integração fácil de recursos para calcular e simular frete, facilitando as estratégias de vendas. Mas, antes de chegar nessa etapa conosco, é importante ter conhecimento de suas margens de lucro, para poder planejar formas de vender ainda mais e ter um faturamento atraente em seu empreendimento.
Passo 6: Avalie sua estrutura atual
Alguns podem ter a impressão de que, para iniciar um e-commerce, não é preciso uma grande estrutura. Em partes, isso pode ser verdade, mas depende do quanto você deseja vender online.
Para micro e pequenos negócios, como vender um artesanato feito em casa, tudo pode ser mais enxuto e focar em poucas, mas boas vendas. Já para empreendimentos que desejam crescer continuamente, uma estrutura mais robusta torna-se inevitável.
É preciso ter espaço ao menos para armazenar todo seu estoque de forma organizada. É preferível que haja acesso para veículos, já que em um cenário de muitas vendas isso ajudaria bastante.
Como dito, esse é um fator, assim como outros mencionados, que vai depender do quão grande você vai querer que seu negócio se torne. No que depender de incentivos e suporte da Climba, isso ficará apenas por sua escolha, uma vez que terá todos os recursos para transformar seu site em uma verdadeira máquina de vendas.
Passo 7: Procure por especialistas experientes em e-commerce
Na hora que você marcar como feito todos os passos anteriores, você sabe que precisa ir direto na melhor opção para a sua loja virtual. Você precisa escolher a solução que entrega prestabilidade desde o primeiro atendimento, e engajamento com o crescimento do cliente em todos os instantes.
Montar sua loja virtual é algo que muitas empresas prometem fazer, mas criar uma de forma inteligente e planejada para seu segmento e público, transformar cada etapa em uma facilidade e ainda capacitar você e sua equipe em realmente sobre o essencial do e-commerce, a Climba faz.
São mais de dez anos de experiência em fazer lojistas de diversos nichos expandirem seus negócios no mundo online, entendendo de necessidades variadas e entregando soluções pontuais e que trazem resultados. Por isso, a Climba está em constante atualização, e a plataforma de seu e-commerce está sempre evoluindo junto ao seu negócio.
Agora que você sabe quais os sete passos que deve dar, comece a se planejar. Coloque tudo no papel, estude, analise, empenhe-se nessa fase de extensão e transformação do seu empreendimento. Quando você estiver pronto, saiba que a Climba estará pronta também. Nossos consultores estão sempre aguardando sua mensagem para começar sua evolução na internet.