Retirar o produto na loja física: o novo diferencial do e-commerce
O crescimento do e-commerce é uma vantagem competitiva e tanto no cenário atual. Saber integrar as facilidades que esse ambiente oferece com o mundo real se torna ainda mais estratégico. Considere que mesmo com muitos consumidores tendo o interesse de comprar online, retirar o produto na loja física se torna um grande diferencial para o seu negócio.
Para começar, pense que nem todo mundo quer ter que esperar o recebimento do produto em casa para ter acesso ao que comprou. Se tiverem a facilidade de retirar imediatamente na loja o que já pagaram pela internet, isso pode ser uma vantagem para o cliente e a sua loja que por sua vez economizará com custos de transportação. Além do mais, a possibilidade de ver de perto os produtos e checar se é aquilo mesmo o que cliente deseja continua sendo um fator importante.
Se quer entender melhor isso e descobrir como aplicar essa estratégia em seu e-commerce, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.
A importância de ter tanto uma loja física como uma virtual
São inegáveis a importância e a predominância do e-commerce na forma como as pessoas consomem hoje. Contudo, não é preciso achar que essa é a única forma de estar próximo do cliente e oferecer facilidades que farão ele comprar de você.
Afinal, a transformação digital empoderou, e muito, o usuário. Cada vez mais exigente e afoito para ter o que precisa em mãos, ele pode preferir realizar a compra de casa ou da rua e logo em seguida buscar o que comprou na loja física, sem esperar pela entrega. Nesse caso, você facilita que ele pegue o produto, reduzindo custos como o frete que podem desencorajar muitos consumidores a comprarem na sua loja virtual.
Em tempos nos quais os empreendedores procuram ser o mais competitivos possível, para driblar os entraves econômicos que o país atravessa, em um mercado já tão amplo e concorrido, tal estratégia se torna algo bastante especial em seu negócio.
Diferencial competitivo
Pois bem, agora que você entende a importância de integrar os universos online e offline do seu empreendimento, chegou a hora de entender algumas das abordagens omnichannel que vêm sendo utilizadas para se diferenciar nesse contexto. Algumas delas são:
- clique e retire: o cliente faz a compra pela internet e pode retirar o produto na loja em seguida;
- envio rápido e custo reduzido: se você não tem lojas físicas por todo o Brasil, procure estabelecer parcerias com comércios locais e outros pontos de retiradas que possam agilizar a entrega e reduzir o custo;
- ship-from-store: o consumidor pode ir até a loja e retirar produtos que já estejam prontos para venda diretamente do estoque;
- guide shops: o cliente vai até a loja física e faz a compra pelo celular, por exemplo. A diferença é que o cliente não sai de lá cheio de sacolas mas recebe o que comprou em casa.
Como pode ver, são muitas as formas de você desenvolver a retirada do produto de forma diferenciada. Prossiga com a leitura para aprender mais sobre a importância disso para o seu negócio.
Mais confiança e segurança para o consumidor
O sucesso e a crescente expansão do e-commerce no Brasil fazem com que você precise continuar inovando e esteja focado em agradar ainda mais o cliente a fim de se manter relevante no mercado. Utilizar todo o potencial que sua loja virtual pode ter, como na oferta de formas diferenciadas de retirar o produto, pode ser uma daquelas soluções que trarão resultados mais significativos aos negócios.
Nesse sentido, expandir a atuação do campo digital para o ambiente físico com o objetivo de trazer o consumidor para perto e oferecer a possibilidade de experimentar o que você vende traz maior confiança e segurança para o cliente. Ainda que as pessoas estejam o tempo todo online, o “olho no olho” continua sendo importante nas relações humanas; e para o comércio não poderia ser diferente, não é mesmo?
Procure ter uma visão global sobre o seu negócio para que seja capaz de enxergar as oportunidades que vão além do que a concorrência oferece. Assim, você poderá trabalhar isso no marketing do seu empreendimento chamando a atenção de um número maior de consumidores e entregando a eles o que foi prometido, que é a experiência ao vivo com os seus produtos e não apenas na tela de um dispositivo móvel ou computador.
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Preferência dos brasileiros em retirar na loja física e como ter essa opção em uma loja virtual
Em recente pesquisa realizada pela consultoria da PwC, intitulada Global Consumers Insights 2018, foi revelado que 61% dos brasileiros preferem realizar as suas compras em lojas físicas. Entre os principais motivos apontados estão:
- mudança de perfil das próprias lojas virtuais que passaram a investir na experiência presencial do consumidor e as possibilidades que isso oferece;
- a possibilidade de visitar a loja e percorrer corredores a fim de conhecer outros produtos mesmo que o consumidor não vá realizar compras extras naquele momento;
- encontrar vendedores com um conhecimento maior sobre os produtos e ajudar os clientes a fazer uma compra mais acertada.
Os indícios de que é importante investir na retirada do produto na loja física vão muito além de qualquer feeling ou “achismo”. Pesquisas comprovam tal tendência, deixando claro o quanto é essencial que invista nisso em seu e-commerce como forma de se destacar da concorrência.
Aproveite as informações dadas neste post para realizar isso da forma correta e desenvolver uma estratégia assertiva que possa trazer melhores resultados à sua loja virtual. O e-commerce segue sendo a principal forma de consumo da clientela com acesso à internet mas isso não deve ser motivo para você se acomodar. Desenvolva sua capacidade de adaptação para continuar crescendo e alcançando desdobramentos positivos. É sempre tempo de inovar e ir além.
Se gostou de conhecer como retirar o produto na loja física é o novo diferencial do e-commerce mas ainda quer esclarecer algum ponto, deixe seu comentário no post que será um prazer ajudar você a compreender essa questão corretamente.
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