Saiba como lidar com a demanda sazonal e manter um bom desempenho
Toda empresa, independentemente da sua área de atuação, passa por períodos de pico, em que as vendas aumentam e outros de crise, em que a procura cai bastante.
Essa é a chamada demanda sazonal, que pode ser ocasionada por diversos motivos, como datas comemorativas e condições climáticas.
O empresário que deseja manter um faturamento estável ao longo do ano precisa saber como lidar com essas variações, evitando que haja ociosidade nos momentos de pouco movimento e sobrecarga nas épocas de demanda ampliada.
Para aprender como lidar com a sazonalidade no seu negócio, leia o artigo que preparamos!
O que é demanda sazonal?
Demanda sazonal, como introduzimos acima, é a procura por determinado produto ou serviço que acontece em momentos específicos do ano.
Uma sorveteria, por exemplo, certamente espera mais movimento na época do verão, certo? Da mesma maneira, um supermercado já sabe que receberá mais clientes no início do mês, quando as pessoas recebem o pagamento.
O problema é que, se não houver um conhecimento sobre esse fenômeno e um planejamento em torno dele, o negócio pode sofrer fortes abalos.
Por isso, o empresário precisa entender sobre previsibilidade de vendas e estar preparado para lidar com flutuações de demanda, não permitindo que elas comprometam o seu faturamento.
Veja abaixo algumas dicas sobre como contornar a demanda sazonal.
Como lidar com a demanda sazonal?
Planeje-se com antecedência
Antes de qualquer coisa, é preciso se planejar. É crucial montar um cronograma, em que conste quais são os períodos de alta e baixa procura.
Isso pode ser feito com base no seu histórico de vendas ou então utilizando ferramentas como o Google Trends. Basta acessá-lo, inserir o termo de pesquisa e ir selecionando os filtros de acordo com os seus interesses.
Dessa forma, você terá uma previsibilidade calculada a partir de uma ferramenta confiável e não ficará se baseando em “achismos”.
O Serasa também disponibiliza um calendário, que pode ser bastante útil nessa tarefa.
Defina suas estratégias
Tendo definido quais são os períodos de alta e baixa demanda, é hora de se preparar para enfrentá-los e isso vai envolver sua equipe de vendas, de marketing e basicamente todos os setores que compõem a sua empresa.
Juntos, todo devem trabalhar em cima de estratégias, que vão desde a produção de outros tipos de produto para compensar perdas, até ações de marketing.
Veja abaixo algumas das estratégias que podem ser adotadas:
Sincromarketing
Como o nome já sugere, o sincromarketing é uma técnica que visa sincronizar suas ações de marketing com a demanda existente.
É possível desenvolver campanhas para divulgar produtos que despertem o interesse das pessoas em períodos específicos do ano e também trabalhar na política de preços, alterando-os para mais ou menos, conforme a necessidade identificada.
Em regra, nos períodos de pouca procura, o recomendado é que a empresa reforce suas ações de divulgação para não cair no esquecimento, nem ter uma perda significativa com vendas.
Compensação sazonal
Compensação sazonal consiste na elaboração de novos produtos ou serviços que tenham mais procura nas épocas em que suas demandas geralmente apresentam queda, ou então que tenham uma demanda mais estável ao longo do ano.
Dessa forma, além de aumentar seu mix de produtos, você terá uma maneira de compensar os impactos causados pela sazonalidade.
Um bom exemplo, voltando ao caso da sorveteria, é uma que, no período de frio, comece a oferecer café, chás e bolos para seus clientes.
Produção nivelada
Trabalhar com produção nivelada significa produzir de acordo com a demanda apresentada, evitando assim desperdício de tempo, mão de obra e dinheiro.
Para executá-la, é preciso fazer um levantamento, que mostre quanto cada produto vende e quais são as épocas de alta e baixa demanda. Depois, é só adaptar o volume de produção a esse diagnóstico.
Isso vai garantir uma produção mais uniforme e também evitar sobrecarga em épocas de pico.
Como vimos, existem técnicas que ajudam a empresa a lidar com a demanda sazonal, diminuindo perdas e criando um quadro sólido de vendas ao longo de todo o ano.
Para executá-las, a principal regra é se planejar com antecedência, para não ser pego de surpresa.
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