Tudo o que uma plataforma de e-commerce precisa ter para sua loja vender mais
Existe uma grande preocupação entre os empreendedores quando o assunto é trazer seus negócios para a internet. Migrar de uma loja física para o modelo de varejo online é sempre motivo de preocupações, e sabemos das razões disso. Sejam as desconfianças com a plataforma que irá ser a base de seu e-commerce ou até como suas vendas serão feitas, são inúmeros os motivos que rondam as dúvidas de quem deseja ver o sucesso de seu empreendimento.
Contudo, é importante reforçar que ao lado de profissionais experientes essas preocupações podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas. É por isso que trazemos hoje um compilado de pontos indispensáveis para ter um e-commerce funcional e com chances de crescimento.
Com essa lista você poderá ter um ponto de partida com exigências que vão trazer mais segurança para a sua decisão. Dessa forma, seu negócio estará melhor amparado nesse processo de transição ou expansão para o e-commerce. Por isso, recomendamos a leitura para seguir o conhecimento que coletamos por meio de nossas experiências em 10 anos de vendas online.
O que a plataforma de seu e-commerce precisa oferecer
Atender negócios dos mais variados segmentos é um constante desafio, mas nos permite enxergar o que há de comum em qualquer empreendimento. A necessidade de receber atendimento qualificado, de entregar um site otimizado e integrar seu e-commerce com as soluções mais importantes é a base de uma plataforma comprometida com seu sucesso.
Por isso, vamos aprofundar nestes assuntos, e mostrar a importância de cada um deles. Além disso, apresentaremos como uma plataforma deve apresentar essa soluções para o seu negócio, a fim de fazê-lo usufruir da melhor maneira e vender mais.
Atendimento qualificado por parte do prestador do serviço
Tudo começa com o atendimento, e é isso que irá manter durante toda a relação entre plataforma e empreendimento. Ou seja, é essencial haver uma boa comunicação e parceria entre os dois lados.
Por isso, é perceptível a importância de haver um atendimento qualificado, que entenda as dores do cliente, e saiba como resolvê-las. Não só isso, como também é de grande valia que o atendimento se atente em três pontos:
- Clareza em sua comunicação;
- Pontualidade com suas promessas;
- Compartilhamento de suas informações.
Clareza nas soluções propostas
Muitos empreendedores acabam sendo impressionados por palavras difíceis e termos técnicos. Porém, não é isso que mantém uma parceria entre plataforma de e-commerce e empreendimento por muito tempo. A melhor solução é manter uma linguagem clara, com uso de exemplos e aplicações práticas do que será feito e a razão disso.
Ainda assim, por mais que seja necessário a utilização de sentenças que soem como grego para o lojista, é importante explicar do que se trata. Não entender o teor da solução não é benéfico para nenhum dos lados.
Prezamos por isso na Climba, pois informação deve-se tratar com clareza, e não com mistérios. Dessa forma, os clientes sabem exatamente o que será feito, a razão de ser feito e como ele poderá usufruir disso.
Pontualidade nas entregas
Além de prezar pela clareza na comunicação, é importante que o atendimento cumpra com os prazos. Afinal, a definição de datas irá ocorrer inevitavelmente desde as primeiras reuniões, então é de suma importante que elas sejam cumpridas.
Caso note que os prazos estão sendo descumpridos, é um mau sinal. Desse modo, todo seu planejamento estará sempre comprometido, prejudicando suas estratégias e planos de ação. Logo, não seria seguro seguir com uma equipe que não proporciona esse tipo de credibilidade.
Um exemplo é o comprometimento da Climba em entregar lojas virtuais customizadas e dentro das necessidades do cliente nos prazos definidos, chegando a menos de um mês em alguns casos. Isso é fundamental para que ações sejam tomadas com tranquilidade por parte do lojista, preparando todo o seu marketing para acertar precisamente no lançamento do e-commerce.
Treinamento e capacitação do cliente
Também é extremamente importante que o atendimento seja transparente e inclinado a compartilhar sua sabedoria no assunto com o cliente. Afinal, nessa relação deve haver troca, para justamente reduzir a carga de solicitações de ajuda ou orientações. Uma vez treinado, o cliente saberá tomar muitas decisões sozinho.
No comércio eletrônico, treinar um empreendedor para entender sobre e-commerce é um ponto de muito benefício. Isso porque tornar o cliente em um profissional com compreensão do assunto é torná-lo independente, e traz ele para perto das decisões que a plataforma costuma tomar sozinho. Assim, com um bom treinamento, é possível fazer do cliente um aliado.
Aqui na Climba os clientes passam por treinamentos, capacitados com base na experiência que acumulamos em mais de dez anos de vendas virtuais. Isso os transforma em empreendedores que entendem de e-commerce, e principalmente, que entendem de seus negócios.
Cuidados da plataforma na otimização de seu e-commerce
Uma loja virtual hoje em dia não pode pensar em ficar desatualizada, lenta ou confusa de forma alguma. Bem como é de grande importância valorizar as boas práticas de desenvolvimento no e-commerce que será entregue, e principalmente seguir as tendências modernas e manter o site de fácil atualização e manutenção.
Não só isso, mas a plataforma em si, deve apresentar fácil uso, mesmo que por uma pessoa sem conhecimentos em informática. Afinal, no e-commerce, muitos gestores são adeptos ao comércio tradicional, e precisam encontram facilidades na hora de administrar suas lojas virtuais.
Voltando ao tópico da clareza no atendimento, tudo isso deve ser tratado pelos profissionais que desenvolvem a plataforma. Mas, ainda assim, é importante traduzir a importância disso para o cliente, afinal, é preciso entender a razão de sua loja ter uma performance de vendas melhor graças aos seguintes pontos.
Responsividade da loja virtual
Durante toda a pandemia vivida em 2020, foi registrado que 72% da população brasileira fez suas compras através de dispositivos celulares. Vale ainda notar que deste grupo, 42% realizou mais de dez aquisições. Ou seja, estamos tratando aqui de um público com alta frequência de consumo no e-commerce.
Esses dados servem para apontar a importância de ter um site otimizado para acessar através de celulares e outros dispositivos móveis. Os hábitos dos consumidores foram repaginados, e hoje cabem na palma da mão. Enquanto o tráfego por desktops caiu 3,3%, segundo a pesquisa da SimilarWeb, o tráfego vindo dos celulares aumentou 30,6%.
Por isso, uma plataforma moderna como a Climba hoje adota a tendência de Mobile First, ou seja, desenvolve as páginas olhando primeiro para o resultado na tela do celular, e depois adapta para desktop. Isso assegura que o visitante que utiliza celular terá uma experiência muito melhor em seu site, do que em lojas virtuais desenvolvidas da forma tradicional.
SEO otimizado
Um dos maiores desejos de qualquer lojista é ter sua loja bem posicionada nos resultados de busca do Google de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar. E como isso é feito? Não é de uma forma simples -se fosse, todos fariam. Mas com a aplicação das técnicas de SEO na construção do conteúdo da página e no desenvolvimento dela, isso é possível.
De modo geral, SEO é o acrônimo de search engine optimization, ou em bom português, otimização para ferramentas de busca. São as boas práticas que uma página deve conter para atender o que os buscadores priorizam:
- Boa utilização das palavras-chave;
- Conteúdo rico e relacionado ao tema;
- Carregamento rápido do conteúdo (o Google aponta como ideal 2 segundos de carregamento no máximo);
- Links internos (levando para outras páginas do site) e externos (levando para sites de terceiros);
- URLs amigáveis (endereço de seu site);
Além disso, os mecanismos dos buscadores consideram o tempo de permanência dos visitantes em cada página de seu site e a recorrência de acessos. Ou seja, muitos internautas passando mais tempo em sua loja virtual colabora com o posicionamento de seu e-commerce nas buscas no Google, por exemplo.
Grande parte dessas práticas devem partir do desenvolvimento proposto pela plataforma de seu e-commerce. Não só isso, aqui na Climba ainda permitimos que o próprios lojista customize diversos aspectos, potencializando as páginas de seus produtos no posicionamento. Podendo configurar o cadastro de seu produto de forma direcionada para SEO é um exemplo disso, contando com a tecnologia da Climba para tornar tudo mais leve e fácil de carregar em qualquer dispositivo.
Carregamento e uso das páginas
Como dito, é de grande interesse para a loja virtual otimizar a navegação em suas páginas. Independente do dispositivo e da conexão, é importante que seu e-commerce seja rápido, fluido e fácil de utilizar.
Além de auxiliar no posicionamento orgânico, por ser uma boa prática de SEO, ter um site leve ajuda a reter o público a longo prazo, afinal, na internet ninguém quer perder tempo. Isso vale especialmente para os consumidores que acessam seu site através de dispositivos móveis, e te explicamos.
Quando a visita é feita pelo computador, a tendência de esperar enquanto a página carrega é simplesmente alternando a janela e fazer outras coisas. Já quando o acesso vem pelo celular isso é mais improvável, e o visitante opta por abandonar o site ao invés de ficar esperando.
Integrações disponíveis pela plataforma
Agora tratando de partes que pertencem aos bastidores de sua loja virtual, mas que são altamente relevantes para a gestão de seu negócio, que são as integrações.
Para um e-commerce funcionar, é preciso contar com soluções de terceiros, que solucionem questões de logística, pagamento e, também, estoque. Através de integrações você pode conectar tudo isso com seu e-commerce, e gerenciar diretamente de sua plataforma.
Isso é importante para fins de otimização de tempo, minimizando atividades e preocupações. E para mostrar a importância das principais integrações que a Climba disponibiliza, vamos contextualizar a forma como elas auxiliam na administração de seu e-commerce.
Sistemas de Gestão-ERP
Integrar seu e-commerce com o seu estoque é uma necessidade fundamental. Dessa forma, é possível gerenciar os produtos não apenas em sua loja virtual, atualizando a cada pedido concluído na plataforma, como também otimizando os processos de qualquer saída de produto, seja por envio da mercadoria ou por compra na loja física, caso haja.
Em um cenário onde a loja virtual não possui conexão com um sistema de gestão-ERP, tudo deve ser controlado manualmente. Por mais que sua plataforma atualize o estoque cadastrado nele de forma automática, você terá que dar a baixa no sistema que utiliza para gerenciar o estoque manualmente, produto a produto.
Isso gera processos extensos, demorados e trabalhados. O ideal é utilizar a tecnologia da Climba para dinamizar os processos e manter suas frentes atualizadas em tempo real. Inclusive, disponibilizamos também um eBook gratuito, com um material rico em dados, informações e orientações sobre uma gestão de estoque descomplicada, dinâmica e que ajude no sucesso de seu negócio.
Você pode acessar e fazer download dele sem precisar pagar nada, clicando aqui.
Soluções de Logística
Uma das grandes preocupações que existem entre lojistas que vão começar a vender pela internet é em encontrar transportadoras para fazer os seus envios. Alguns, acreditam existir apenas os Correios, enquanto outros ficam temerosos pela qualidade desse serviço na hora de fazer os seus envios para todo o país.
Por isso, é importante que sua plataforma já entregue a facilidade de conectar o seu e-commerce com transportadoras de todo o país, lhe livrando da preocupação de correr atrás desse serviço. Com a Climba, além de integrar seu e-commerce com uma rede de envios para o Brasil inteiro, ainda oferece tabelas de preços exclusivos com essas transportadoras.
Ou seja, você consegue reduzir os custos de envio para seus clientes, graças a essa vantagem oferecida na hora da integração. É mais uma das formas de você ter certeza da importância da escolha correta na plataforma para seu e-commerce.
Formas de Pagamento
Receber dinheiro pela internet era uma grande dúvida quando o e-commerce começou a se tornar popular. Hoje em dia, no entanto, ainda é uma dúvida presente em muitos lojistas, especialmente os que não estão acostumados com as tecnologias existentes.
O que pode tranquilizar esses lojistas é que uma plataforma completa e inteligente facilita esse processo, permitindo que soluções parceiras sejam integradas diretamente com o e-commerce. Sem precisar de configurações difíceis, e contando ainda com taxas exclusivas para clientes, a Climba facilita a gestão dessas soluções e faz com que os consumidores de sua loja virtual façam compras seguras e tenham seus pagamentos entregues sem complicaçoes.
Hoje, a Climba cobre os principais meios de pagamento, incluindo emissão de boleto, Pix e cartões de crédito de diversas bandeiras. Além disso, soluções de gestão de risco, com ações antifraude, protegem seu e-commerce e asseguram que seu e-commerce irá trabalhar apenas com vendas verdadeiras.
O melhor é que a implementação das soluções de pagamento é feita pela equipe especializada, assim como todas as demais integrações.
A grande vantagem de contar com uma plataforma como a Climba é que todas as suas preocupações são resolvidas por especialistas no assunto. Com mais de 10 anos de experiências em vendas online, nós sabemos os caminhos mais seguros para ter um comércio eletrônico de sucesso.
Além de um atendimento qualificador, um desenvolvimento cuidadoso de sua loja virtual ou as facilidades para a gestão de seu e-commerce, a Climba atende muitos outros requisitos que vão diferenciar o seu empreendimento para o seu público. E queremos te mostrar o que podemos oferecer para o seu negócio: