Você sabia que os primeiros passos são essenciais para Criar um E-commerce?
Os primeiros passos para criar um e-commerce são essenciais para o bom desempenho do negócio. Mas se engana quem pensa que tudo começa com a criação de um site na internet ― antes disso, tem muita coisa para planejar.
Para criar um e-commerce de sucesso, é preciso ter um plano das estratégias. Assim, você define exatamente o que precisa fazer, consegue se antecipar aos obstáculos que podem surgir no caminho e ainda encontrar as melhores oportunidades para fazer o negócio prosperar.
Por isso, os primeiros passos para criar um e-commerce estão no planejamento. É sobre isso, então, que vamos falar neste artigo. Entenda agora o que você precisa pensar nessa etapa para estruturar a sua loja virtual:
1. Definir o propósito de criar um e-commerce
Alguns empreendedores querem montar uma loja virtual para ter seu próprio negócio e trabalhar com autonomia. Para muitos deles, é apenas um complemento de renda. Já outros lojistas entram de cabeça mirando em grandes negócios. Para outros, a ideia é abrir uma operação de vendas online para uma loja que já existe fisicamente.
Independentemente dos seus objetivos, é importante dizer no planejamento: “o que eu quero com essa loja virtual”? Definir o seu propósito com esse novo negócio é essencial para dar os primeiros passos de acordo com o caminho que você quer seguir.
2. Estudar o mercado
Diferente do que muita gente pensa, criar um e-commerce não é só colocar os produtos na internet. Como qualquer outro negócio, uma loja virtual exige que você pense sobre o que e para quem vai vender, além de conhecer o mercado em que vai atuar.
Então, pense primeiramente nos produtos que você vai colocar no mercado. Mas procure entendê-los como soluções: quais necessidades ou problemas do público eles resolvem? Assim, você consegue identificar se há demanda por eles.
Também é interessante analisar os segmentos de maior procura no e-commerce, que podem ser diferentes das vendas físicas. O relatório Webshoppers aponta o segmento de eletrodomésticos como líder em faturamento, e perfumaria e cosméticos como campeões em número de pedidos no ano de 2018. Aí existem grandes oportunidades (mas também grandes concorrentes!).
Além de olhar para os seus produtos, você também deve olhar para os ambientes de marketing, pois eles englobam as forças do microambiente (o setor de atuação) até o macroambiente (política, economia, cultura etc.).
Nessa etapa, você pode adotar uma ferramenta bastante usada no marketing: a análise SWOT. Ela serve para fazer um levantamento das forças (strenghts) e fraquezas (weakness), que são internas da empresa, e das ameaças (threats) e oportunidades (opportunities), que estão no ambiente.
3. Conhecer os consumidores
O estudo do público também deve estar nos primeiros passos para criar um e-commerce. Quem são os seus consumidores? Onde eles estão? O que gostam de fazer? Quais canais usam para interagir e se informar? Quais são seus hábitos de compra? Quais são as suas necessidades?
Ao responder essas questões, você vai entender melhor de que maneira o seu produto pode ser útil para as pessoas e como você deve se comunicar com elas. A sua loja e os seus produtos só vão alcançar o mercado se você conseguir conversar com o público.
4. Definir estratégias de marketing
As estratégias de marketing fazem a sua loja e os seus produtos se inserirem no mercado. São elas que vão alcançar os consumidores, mostrar o que você tem a oferecer e trazê-los até o e-commerce. Por isso, se você quer que o seu negócio venda, elas precisam estar no planejamento.
Como o e-commerce está no ambiente virtual, o marketing digital geralmente é a base do plano. Você precisa conhecer os canais de geração de tráfego (como SEO, Google Ads e Facebook Ads) para divulgar a sua loja e trazer visitantes, mas também de relacionamento (como e-mail e redes sociais), que têm o papel de engajar e fidelizar os consumidores.
Além disso, entre as estratégias de relacionamento com os clientes, o atendimento merece uma atenção especial. O SAC online é determinante para a satisfação dos consumidores com uma loja virtual, então ele também deve entrar no planejamento para criar um e-commerce.
5. Definir a estrutura operacional
Então, como vai funcionar a sua loja virtual? Embora muitas ações possam ser automatizadas no e-commerce, não pense que as vendas acontecem sozinhas. Deve haver uma estrutura por trás ― o back office ― que garanta o funcionamento da loja e o bom atendimento aos clientes.
Por isso, inclua no seu planejamento a estrutura operacional da loja virtual. Isso envolve pensar nas atividades e nos responsáveis das áreas de finanças, contabilidade, logística, atendimento, TI, marketing e vendas. Mesmo que muitas delas se concentrem em uma só pessoa, é importante pensar em como tudo isso vai funcionar.
6. Escolher uma plataforma de e-commerce
Uma das ferramentas mais importante na hora de criar um e-commerce é a plataforma em que ele será operacionalizado. Esse software é responsável por toda a estrutura da loja virtual, desde a gestão do negócio (pedidos, estoque, preços, integrações etc.) até a interface com o cliente (layout, navegação, marketing etc.). Portanto, a plataforma é essencial para a experiência do consumidor com a sua loja virtual.
Sendo assim, a escolha da plataforma de e-commerce deve estar no planejamento. A partir de um diagnóstico sobre o negócio e o seu propósito, você pode escolher um software que atenda as suas necessidades. E, para isso, você deve analisar os recursos, a capacidade e as integrações que ele oferece.
Se você já tem uma loja física, por exemplo, a plataforma deve oferecer a integração de estoque com a operação online. Se você quer trabalhar com outros sistemas, como ERP, CRM e marketplaces, também é importante que ela tenha integração com eles.
Enfim, pense nos primeiros passos para criar um e-commerce como a base do seu negócio. Ele precisa ser estruturado com pilares firmes, que envolvem todos os pontos que trouxemos neste artigo. A partir dessas definições, que devem ser reunidas em um plano, você pode partir para a prática e tirar o negócio do papel.
Agora, se você quer um parceiro para isso, conheça a plataforma de e-commerce da Climba Commerce: uma plataforma completa de gestão de e-commerce com consultoria integrada, tudo que o lojista precisa. Com uma interface simples, você pode configurar todos os detalhes da loja, como cadastrar produtos, definir preços e descontos, criar ações de divulgação, gerar relatórios de vendas e muito mais!
O sistema foi criado pela Climba, que tem uma equipe apaixonada por tecnologia e preparada para acompanhar todos os passos da sua loja virtual, da implementação até o sucesso das vendas! Entre em contato agora mesmo para solicitar um orçamento e falar com um dos nossos consultores.