7 passos para melhorar o fluxo de compras do e-commerce
Alguns fatores são capazes de influenciar a decisão do consumidor ao longo do funil de vendas. Ao comprar em um e-commerce, ele costuma dar importância não apenas para o produto ou serviço adquirido, mas também para a sua experiência de compra.
Por isso, analisar os dados extraídos de seu funil de vendas pode ajudá-lo a verificar o que funciona ou não em cada etapa do processo, tendo insights sobre como otimizar as suas vendas.
Mas você sabe como funciona o fluxo de compras dos clientes? Sabe como eles escolhem um produto? Como evitar o abandono do carrinho? Veja, a seguir, as respostas para essas e outras perguntas e saiba como tornar o seu e-commerce mais eficiente!
1. Entenda como funciona o fluxo de compras
Para melhorar a experiência do cliente ao longo do funil de vendas, os e-commerces precisam planejar cuidadosamente a jornada do usuário, de modo a reduzir ao máximo os transtornos de um possível consumidor ao efetuar uma compra e garantir sua satisfação.
Tendo isso em mente, você precisa descobrir quais são as principais razões para que os usuários desistam de uma compra, buscando estratégias que minimizem esse tipo de ocorrência.
Quanto maior o número de problemas que o cliente tiver ao longo do processo, maior será a taxa de abandono de carrinho — um índice que já ultrapassa os 70% no comércio eletrônico, segundo pesquisa realizada pela SaleCycle.
Para avaliar essa experiência, você deve levar em consideração não apenas o tempo despendido pelos usuários em seu e-commerce, mas considerar vários fatores, como custo do frete, tempo de entrega, comparação do preço do produto, forma de pagamento, custos adicionais e a opinião dos outros consumidores sobre a sua loja.
2. Planeje uma política de frete eficiente
Adicionar o valor do frete após o cliente adicionar o produto ao carrinho é um dos fatores que impactam negativamente sobre o comportamento do consumidor. Por isso, procure deixar claro o valor do frete logo no início da compra.
O ideal seria poder oferecer frete grátis. Nesse caso, porém, para não prejudicar seus lucros, o custo teria que ser repassado para o preço do produto, fazendo com que o seu negócio perca a competitividade no mercado.
Para que a oferta de frete grátis seja vantajosa para os lojistas, muitos adotam a estratégia de estipular um valor mínimo para a compra, para que o valor do frete esteja incluído.
A escolha de uma boa transportadora também é muito importante. Além disso, o lojista deve ser capaz de fornecer informações sobre o prazo de entrega e disponibilizar um link para o rastreio dos pedidos.
[rock-convert-cta id=”4820″]3. Evite o abandono do carrinho
Um dos principais problemas enfrentados pelos e-commerces é o abandono do carrinho pelo cliente. Ao desistir da compra na última hora, o cliente demonstra que tem interesse no produto ou serviço, mas que, ao mesmo tempo, algo o fez mudar de ideia na última hora.
Evite processos de finalização de compra difíceis e demorados, com necessidade de cadastros longos. Além disso, investir em selos e certificações desperta maior confiança e credibilidade no consumidor, deixando-o mais seguro para fornecer informações pessoais e dados bancários.
4. Ofereça um checkout transparente
Apresentar uma ação de checkout eficiente e transparente também ajuda a inspirar mais confiança e reduzir a taxa de abandono de carrinho.
A página de checkout é aquela usada para a finalização do pedido, na qual o cliente insere suas informações e conclui o processo de compra. Para que esse processo seja mais confiável, o cliente deve poder finalizar a sua compra no próprio site do lojista, sem que precise ser direcionado para uma página externa.
Além disso, para um checkout mais profissional, a página de finalização do pedido deve oferecer diversas opções de pagamento. Desse modo, o processo se torna mais ágil e confiável.
5. Tenha uma boa presença online
Você também deve se atentar para questões como qualidade e apresentação dos produtos e serviços, produção de conteúdo relevante, identidade visual da marca e relacionamento com os clientes.
Não se esqueça de colocar todos os dados possíveis na sua página para que as pessoas possam entrar em contato sempre que necessário. Informações sobre endereço, número de telefone e horários de atendimento são muito importantes para conquistar a confiança do público.
Além disso, é importante que a política de troca seja clara e esteja acessível para os consumidores, incluindo as informações sobre a cobrança ou não do frete nesse caso.
Deixe um espaço para que os clientes avaliem a sua experiência de compra, além dos produtos e serviços oferecidos. Depoimentos positivos contribuem para a imagem e a credibilidade de seu e-commerce.
6. Ofereça promoções com transparência
Outro modo de garantir um impacto ao longo da jornada de compra é ter transparência nos anúncios de produtos e serviços e na oferta de promoções. Além de atrair o público, as promoções permitem desafogar o estoque e gerar receita, permitindo o investimento em itens mais novos.
Nesse contexto, vale lembrar que anúncios com informações dúbias ou enganosas geram frustrações nos consumidores e atrapalham o seu relacionamento com a marca.
[rock-convert-cta id=”4755″]7. Capriche também no atendimento
O bom atendimento também é fundamental. Por isso, você deve orientar e treinar seus colaboradores para que eles estejam sempre dispostos a ajudar os clientes no que for preciso, esclarecendo dúvidas sempre que necessário. Além disso, esteja sempre disposto a ouvir o feedback dos clientes sobre o seu atendimento, mesmo após a realização da compra.
Uma opção de atendimento que vem trazendo bons resultados é a comunicação via chat com atendimento 24 horas. Além de agilizar a comunicação, o chat permite ao lojista conhecer melhor o cliente e ajudá-lo a enfrentar os problemas que surgem em tempo real, melhorando, assim, a sua experiência de compra.
Como vimos, proporcionar uma boa experiência em todo o fluxo de compras, desde a escolha do produto até o fechamento do pedido, é fundamental para aumentar as vendas e garantir a satisfação e a fidelização dos usuários.
O uso de uma plataforma profissional de e-commerce pode deixar o processo de compra muito mais fácil. No entanto, vale lembrar que, para isso, ela deve oferecer vantagens como maior segurança, layout atrativo, facilidade de navegação, servidor de hospedagem de alta performance, integrações diversas e soluções para o seu negócio.
Você gostou desse artigo? Está pensando em criar seu e-commerce ou, caso já tenho um, em melhorar seu fluxo de compras? Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!