As vantagens de fazer promoções em seu e-commerce e como aproveitar ao máximo para vender mais
Quando falamos em vendas no varejo, é fácil trazer algumas palavras à mente, como: ofertas, promoções, descontos, liquidações, dentre outros. Isso se aplica tanto para o comércio tradicional, de rua e lojas físicas, quanto para o e-commerce e toda a gama de possibilidades no comércio eletrônico.
Tal assimilação não se faz ao acaso, afinal, as promoções são parte da essência do imaginário que conecta compradores e lojistas, desde sempre. E são também potencializadores de vendas, uma vez que ajudam de diversas formas no êxito do empreendimento, independente do ramo ou segmento.
Ainda assim, existe resistência por parte de muitos empreendedores na hora de planejar promoções. Por isso, é importante se atualizar quanto às possibilidades que o e-commerce oferece hoje, com diversas formas de atingir seu público alvo com ações pontuais e que se encaixam na realidade de seu empreendimento.
Para defender o impacto que as promoções podem causar, queremos mostrar as vantagens das ações promocionais e como elas podem ser exploradas ao máximo em prol de seu e-commerce.
Quais as promoções mais populares no e-commerce
Quando tratamos do comércio eletrônico, podemos visualizar uma gama bem explorada de promoções em torno de oportunidades como:
- Brindes: sejam lembrancinhas ou até mesmo um produto saindo de graça na compra, como nos tradicionais “Pague2, leve 3”;
- Cashback: cliente recebe um percentual do valor pago “de volta”, para investir em uma futura compra na loja e aumentar o Lifetime Value de seu público;
- Descontos: a porcentagem aplicada diretamente no valor do produto, reduzindo a margem de lucro para fazer vendas melhores;
- Frete Grátis: o fator mais decisivo no e-commerce atualmente, fruto de boas parcerias com transportadoras e margens confortáveis no lucro para favorecer o cliente.
Essas estratégias são utilizadas amplamente por um motivo: trazem resultados e são as de melhor adesão por parte dos consumidores. Podemos destacar, em especial, o uso do frete grátis. As estatísticas reveladas por pesquisas recentes apontam para o valor da entrega como o mais determinante na hora das compras, motivo inclusive para desistências de compras por quase 64% dos consumidores (Reclame Aqui).
Como criar promoções em e-commerce
Em sua loja virtual, elaborar estratégias e colocar campanhas no ar deve ser prático, rápido e sem dificuldades. Afinal, a intenção de uma plataforma de e-commerce é otimizar seu tempo e permitir direcionar suas energias nas etapas de concepção dos planos e não nos problemas da execução, que devem ser minimizados, inclusive.
Por isso, a Climba entrega uma gama de soluções para ajudar na criação de promoções dentro de seu e-commerce. Na plataforma inteligente que nossos clientes utilizam, o aplicativo de Promoções concentra as principais configurações para criar as campanhas que irão funcionar melhor para seu empreendimento eletrônico.
Ativando o app no painel de aplicativos, você poderá acessar a página de Cadastro de Promoção, podendo definir informações como:
- Nome da promoção;
- Data inicial e final da campanha;
- Quais regras serão válidas para a promoção;
- Quais benefícios serão concedidos;
- Definir se ela é acumulativa com outras promoções ou não.
Tudo isso permite criar uma campanha segmentada conforme suas necessidades e planos, aproximando sua loja virtual do objetivo definido em seu planejamento.
Além disso, para fazer a seleção das regras e benefícios não é preciso passar por nenhuma dor de cabeça. Isso graças à conexão entre a tela de promoções com o restante de seu e-commerce, permitindo selecionar facilmente categorias, tags, produtos específicos ou demais necessidades vinculadas a suas campanhas e vendas.
As vantagens das promoções para lojas virtuais
Como dito, as promoções estão presentes no núcleo do conceito de varejo. E para diversos lojistas, a razão de tamanho vínculo se justifica por diversos motivos, e podemos listá-los, focando em especial no nicho do comércio eletrônico.
- Aumentam a visibilidade para a sua loja virtual, ampliando o tráfego enquanto a campanha é veiculada;
- Estimulam a melhora da taxa de conversão;
- Podem apoiar um crescimento do ticket médio, quando o objetivo mira nisso.
Com essas vantagens, a utilização de campanhas promocionais se torna um recurso que pode ser um fator determinante no sucesso de um e-commerce. Dependendo do período ou da estratégia, pode inclusive apoiar o êxito de um empreendimento no ano, atingindo as metas estimadas.
Visto isso, uma promoção pode e dever ser utilizada para seu e-commerce caso seu objetivo seja melhorar o tráfego de visitas em sua loja e consequentemente aumentar suas vendas.
Como tirar melhor proveito das promoções em seu negócio
Muito se engana quem acredita que basta criar uma promoção, algumas artes para divulgação e esperar que tudo vá funcionar sozinho. Em contrapartida, espera-se que exista um forte planejamento fundamentando a campanha, e dentre isso é preciso:
- Estabelecer um objetivo final que justifique a condução da promoção;
- Saber quais principais dores de seu público e como explorar isso;
- Ser criterioso na escolha de produtos que participarão de sua campanha;
- Planejar as ações pós-campanha.
Como resultado, suas campanhas e promoções farão sentido, não só para você, mas também para seu público. Assim, haverá maior adesão por parte de seus clientes e maiores garantias de êxito em suas estratégias.
No entanto, não basta ficar no mero conhecimento superficial disso, e por isso exemplificaremos melhor estes tópicos, para auxiliar na sua compreensão e futura execução.
Defina o objetivo de sua campanha
Para que sua promoção faça algum sentido para seu público e até para sua equipe, é importante que exista um objetivo definido. Mesmo que isso não seja compartilhado com seus clientes, é um conhecimento necessário para pautar as ideias que servirão de apoio para sua campanha.
- Promover maior rotatividade de estoque, eliminar produtos parados;
- Aumentar o tráfego em seu e-commerce, trazer novos clientes;
- Melhorar sua taxa de vendas, ter melhores resultados de conversões.
Estes são alguns dos objetivos mais comuns, e podem servir de base para as suas promoções também. No entanto, podem ser traduzidos de outra forma para o seu público final, como “queima de estoque” e “cupom para clientes novos”, por exemplo.
Além disso, definindo um objetivo, você poderá avaliar o êxito de sua promoção. Se pretende melhorar a taxa de conversões, é importante visualizar seus números antes e depois da promoção. Inclusive, isso é algo que pode ser feito com facilidade avaliando os relatórios disponíveis na Climba.
Entenda as necessidades e dores de seu público
Nada adianta criar uma promoção com algo que você já oferece com frequência, já que a repetição se torna impercebível por parte significativa de seu público. É preciso surpreender, atender um pedido que seja reverberado entre a comunidade de sua loja virtual. Analisando relatórios, lendo comentários em suas páginas, além de feedbacks ou avaliações, você poderá descobrir pedidos como:
- Frete grátis ou mais acessível para alguma região forte em sua carta de clientes;
- Condições mais vantajosas para compras maiores;
- Kits que unam produtos que possuem sinergia entre si;
- Descontos em itens comprados em mais de uma unidade.
Tudo isso pode ser descoberto através de estudos e dando importância para todos os pontos de contato e retorno entre sua marca e seu público. E atendendo a voz de seu público, você terá uma participação maior e melhor de seus clientes, o que aproxima sua campanha do esperado sucesso.
Selecione os produtos com base em seus relatórios
Na hora de criar uma campanha, a seleção de produtos é uma das etapas mais importantes. Dizemos isso pois é na hora de escolher os produtos que estarão na promoção que acontecem os primeiros erros e enganos, e sabemos quais são as principais dicas para escolher produtos bons para sua promoção.
- Focar nos produtos de sua curva A de vendas, afinal, se eles já possuem boa participação fora de uma campanha promocional, terão resultados ainda melhores com mais incentivos;
- Priorizar produtos com estoque suficiente ou fácil reposição em caso de melhor cenário possível;
- Utilizar aqueles que estiverem com cadastro otimizado, com fotos, vídeos e um bom texto persuasivo na descrição;
Nos relatórios de curva ABC da Climba, você pode extrair as informações mais importantes para pautar suas campanhas. Além de segmentar em grupos entre A, B e C, de acordo com seu grau de participação nas vendas, exibe também a pontuação que seu cadastro possui segundo os critérios de nossa plataforma e também o estoque atual.
Você pode ir além e conciliar este tópico com os anteriores. Se o seu objetivo for “queima de estoque”, por exemplo, foque naqueles que estão a muitos dias sem vender, nos com muitas unidades paradas ou naqueles com média de compra acima de 1, ou seja, que os clientes costumam comprar em maior quantidade por vez.
Crie estratégias de recompra
Por fim, não basta pensar apenas na campanha presente. Afinal, seu e-commerce não irá se sustentar para sempre com os resultados exclusivos dessa promoção. Pense no depois, em como reter seu novo público e como ter consequências positivas para o futuro de seu empreendimento.
Um segredinho simples para isso é oferecer um cupom de desconto ou de cashback como brinde para todos que compraram durante sua promoção. Ele pode ser utilizado na próxima compra do cliente, e você pode enviá-lo por e-mail após a conclusão do pedido ou até em forma de carta de agradecimento, dentro da embalagem.
Para clientes de produtos com data de validade, é interessante criar estratégias de e-mail marketing relembrando o cliente que está na hora de comprar novas unidades, após o tempo estimado de uso.
Já para produtos de longa durabilidade, suas ações podem mantê-lo por perto ao oferecer acessórios que aumentem a utilidade ao item, ou até mesmo com dicas para utilizá-lo melhor.
O pós-venda é de grande importância para aumentar o Lifetime Value de seus clientes, e já batemos bastante nessa tecla em nossa publicação sobre o tema, que recomendamos a leitura:
Lifetime Value: O que é e como aumentar no meu e-commerce?
Dito isso, podemos visualizar a grandeza e importância de investir em promoções para e-commerce, além de entender os melhores caminhos para transformar uma campanha em uma ação para valorizar a sua marca.
E na Climba, cada ação que aumenta o valor de seu e-commerce é de grande estima para nós. Por isso, focamos na otimização da gestão de lojas virtuais para que sua experiência com vendas seja a melhor que já imaginou.
Se você quer otimizar suas campanhas e aproveitar o potencial máximo de suas promoções para vender de verdade na internet, então seu lugar no e-commerce é ao lado da Climba!