Fotos de produtos: dicas para tornar os itens mais atrativos na loja virtual
O comércio eletrônico é claramente mais dependente de boas fotos de produtos do que qualquer outro tipo de canal de vendas. Na verdade, isso é tão importante, que pode ser a diferença entre fazer uma venda e perder muitos clientes.
Os consumidores não podem simplesmente entrar na loja, pegar, sentir ou até mesmo provar o produto em que estão interessados antes de fazer a compra. Por isso, seu e-commerce deve explorar todos os benefícios das mídias para proporcionar a melhor experiência de compra para o cliente.
As fotos de produtos possuem um grande peso no momento de decisão de compra. Segundo pesquisa da Hewlett-Packard, por exemplo, as pessoas lembram 80% do que veem e apenas 20% do que leem. Você sabia disso?
Neste artigo, você aprenderá dicas para extrair todos os benefícios da fotografia para a sua loja virtual. Confira!
Faça fotos de produtos em alta definição
O primeiro passo é ter um equipamento que consiga capturar a imagem do seu produto em alta definição. Contrário ao que você possa imaginar, para isso, não é necessário comprar uma câmera sofisticada com uma variedade de lentes.
Se você tem uma, ótimo! Mas caso não tenha, comece com o que você tem e dimensione seu equipamento à medida que sua loja cresce. Hoje, já é possível tirar fotos muito profissionais com alguns dos smartphones mais recentes, então, não há desculpas.
As fotos de produtos em alta definição são importantes para fazer uso, com o máximo de aproveitamento, do recurso de zoom detalhado da imagem que as plataformas de e-commerce disponibilizam na página do produto.
Use um fundo branco
Suas fotos devem ser concentradas em mais nada além do produto. Cantos, paredes, texturas e outras características de fundo podem tirar a atenção da sua fotografia, tornando-se uma distração.
A utilização de fundo branco proporciona uma aparência uniforme em todos os produtos da sua loja e transmite uma imagem profissional que promove a confiança e credibilidade da marca.
Para ter fotos de produtos com o fundo branco, também chamado de fundo infinito, não é necessário um grande orçamento: é possível colher bons resultados até mesmo com um pouco de papel-ofício ou uma cartolina montada sobre uma mesa.
Cuide da iluminação na hora da foto
Iluminação é essencial para realmente definir suas imagens. Quando se trata de iluminação para fotos de produtos, o ideal é lançar luz suave e uniforme em toda a superfície do objeto e conseguir a aparência mais leve possível de uma sombra.
Para conseguir isso, sua fonte de luz deve ser maior do que o produto que você está fotografando. Caso contrário, a luz direta deixará sombras de alto-contraste em sua foto, alterando a aparência da superfície do produto.
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Dê uma sensação de escala na foto
Uma das maiores desvantagens das lojas virtuais, em comparação às lojas físicas, é que os clientes não podem ver ou tocar fisicamente o objeto antes de comprá-lo. Embora as dimensões possam ser facilmente listadas na descrição do produto, nem sempre é fácil visualizar esses números na vida real.
Se o objeto for grande, adicione uma imagem dele ao lado de algo que possa ser relacionado, como uma porta padrão ou um adulto de estatura média, para dar ao seu cliente uma sensação visual de escala. Se o produto for menor, coloque-o ao lado de um objeto facilmente reconhecido, como uma moeda ou um lápis, para indicar seu tamanho.
O importante é ter a preocupação de passar informações completas aos clientes para evitar que eles se frustrem e façam reclamações sobre a loja e o produto, minimizando, também, o risco de devolução.
Mostre todas as cores e estilos
Na sua loja virtual, o mesmo modelo de um produto possui cor ou estilo diferente? Por exemplo, um e-commerce pode estar vendendo um modelo de tênis que têm cores e padrões diferentes.
Nesse caso, certifique-se de mostrar aos seus visitantes as fotos de produtos com todas as cores e padrões disponíveis. Ter o produto disponível em várias cores diferentes e não ter suas respectivas imagens gera uma experiência frustrante para seus clientes, e a maioria deles não comprará sem ver como um produto se parece exatamente na cor desejada.
Explore os ângulos e detalhes do produto
Quando se trata de vendas on-line, uma das maiores causas de resistência do consumidor é a incapacidade de visualizar bem um produto. Para deixar o cliente mais confiante ao realizar a compra, use quantas fotos forem necessárias, mostrando todos os ângulos e detalhes possíveis.
Sua imagem principal deve estar em um ângulo ao nível dos olhos, com uma visão frontal do objeto. As demais imagens de suporte, dependendo do tipo de produto, recursos e usos, devem dar ao consumidor todas as perspectivas relevantes.
Não se esqueça de destacar a qualidade e os diferenciais dos seus produtos por meio de fotos dos detalhes. Por exemplo: se você está vendendo bolsas ou mochilas que possuem uma alta durabilidade, é interessante ter fotos com detalhes da qualidade do tecido e da costura.
Tenha fotos no contexto
Uma foto em contexto é uma foto bem-composta do produto, complementada com pessoas, ambientes, comida, textura ou, até mesmo, outros produtos.
A combinação de elementos para criar uma foto em contexto ajuda a transmitir uma determinada qualidade, tom ou humor que influenciará a percepção do espectador sobre seu produto e, finalmente, sobre sua loja virtual.
Isso é possível porque elas são melhores em contar uma história e criar um vínculo emocional com os consumidores e podem até promover produtos complementares.
Embora elas não sejam a melhor opção para a imagem em destaque na página do produto, funcionam muito bem como imagens adicionais que estimulam o comprador a tomar uma decisão. Além disso:
- valoriza a imagem da sua marca;
- mostra como o produto se encaixa;
- demonstra escala;
- aplica contexto e explica recursos.
Capriche na pós-produção
O retoque é essencial para que fotos profissionais criem uma aparência uniforme na loja toda. Muitas vezes, a iluminação ou o fundo não são perfeitos e a edição pode ir muito longe para compensar isso.
Todo cuidado é importante. A internet é inundada de conteúdo visual, mas são poucos os que melhoram a comunicação não verbal e influenciam as emoções do consumidor. Lembre-se: seus visitantes sempre serão atraídos para uma imagem antes de ler o texto na página, então você precisa ter certeza de que suas imagens ficarão incríveis.
Como sempre destacamos em nossos artigos, o sucesso do seu e-commerce depende de uma estratégia completa. Mesmo as fotos de produtos atraindo a maior parte da atenção da página, as descrições de produtos não devem ser feitas de qualquer maneira.
Pensando nisso, que tal continuar aprendendo? Confira, a seguir, o nosso artigo sobre a importância de se fazer boas descrições de produtos no e-commerce!
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