Política de descontos e frete grátis na loja virtual: como fazer?
Estratégias como oferecer descontos nos preços ou melhores condições de pagamento e de entrega ajudam a atrair os clientes e a evitar o abandono do carrinho na hora da compra. Pesquisa da ComScore aponta que o frete grátis continua a determinar as decisões de compra de 84% dos brasileiros.
Porém, embora essas estratégias constituam diferenciais competitivos, elas devem ser usadas com sabedoria. Elas devem ser realmente vantajosas para a empresa para não acabar gerando prejuízos.
Você sabe por que o frete grátis tem tanto apelo? Como criar uma estratégia de descontos eficiente? Como garantir a sua margem de lucro? Veja, a seguir, as respostas para essas e outras perguntas e saiba tudo sobre política de descontos e frete grátis na loja virtual.
Entenda o apelo da oferta de frete grátis
A entrega gratuita pode causar no consumidor a impressão de estar economizando, mesmo que o valor da entrega já esteja embutido no preço do produto. Esse tipo de promoção pode estimular o cliente a colocar mais itens no seu carrinho e contribuir para fidelizá-lo.
Por outro lado, a cobrança pelo frete pode fazer com que o consumidor opte por comprar em outra loja que ofereça condições mais vantajosas.
Garanta a sua margem de lucro
Para oferecer a gratuidade, você precisa operar com uma margem de lucro sobre os produtos que lhe permita arcar com os custos do frete. Para aplicar essa estratégia, é necessário que conheça bem os custos e a margem de contribuição dos produtos.
Repare que o gasto com frete é responsável pela maior parte dos custos com operações logísticas, sendo responsável por 58% do total, segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Veja como analisar a possibilidade de oferecer frete grátis
Realizar um bom planejamento financeiro é fundamental para evitar prejuízos com frete grátis. Por isso, faça uma avaliação minuciosa do custo da operação para todos os seus produtos. Monitore os indicadores relacionados e certifique-se de que pode mesmo oferecer o benefício.
Leve em consideração o tipo, tamanho e peso dos itens que você precisará enviar e analise o custo para a entrega em diferentes localidades. Avalie, também, o volume de vendas, o ticket médio da loja, os juros negociados com as operadoras de cartão de crédito e os valores acordados com as soluções de logística.
Atente também para os prazos de entrega
A rapidez na entrega é um grande diferencial para os clientes. Porém, os pedidos no Brasil demoram muito para chegar aos consumidores. Segundo a pesquisa da ABComm, o tempo médio de entrega em São Paulo, por exemplo, é de quatro dias; no Rio de Janeiro, cinco dias, e em Porto Alegre, seis dias.
Atrasos podem gerar reclamações e prejudicar a imagem da empresa. Por isso, caso decida por oferecer o frete grátis, deve informar ao cliente os prazos e as regras de entrega, para que ele se sinta seguro e satisfeito com sua experiência de compra.
Saiba por que ter uma política de descontos
Se você precisa fazer dinheiro rapidamente ou quer aumentar o giro do estoque, pode recorrer a uma campanha promocional para acelerar suas vendas. Você também pode usar cupons de desconto para reativar antigos clientes que já não fazem compras há meses.
Seja qual for o motivo para criar promoções de descontos, tenha sempre um objetivo claro em mente. Afinal, se um produto já está vendendo bem, você não precisa dar descontos para estimular as vendas. Do contrário, poderá perder dinheiro e ainda manchar a reputação de sua marca.
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Selecione bem o tipo de promoção
Para fazer uma campanha eficiente, você deve escolher a promoção mais interessante para o seu e-commerce naquele momento. As promoções progressivas oferecem descontos maiores para compras igualmente grandes. O objetivo é aumentar o valor do ticket médio.
Por exemplo: você pode oferecer um desconto de 10% para o cliente que comprar acima de R$ 100,00, 15% para acima de R$ 200,00, e assim por diante. Outra possibilidade é oferecer cupons de desconto no lugar de porcentagens. Isso porque valores reais geralmente se mostram mais atraentes do que dados percentuais.
Escolha a estratégia de frete grátis na loja virtual
Para definir a melhor política de frete grátis e evitar prejuízos, você deve avaliar quais são os melhores momentos para aplicar as campanhas, criar promoções em períodos específicos ou direcioná-las para clientes assíduos.
O modelo mais simples é oferecer frete gratuito para todos os itens do e-commerce. Essa estratégia tem muito apelo e é capaz de atrair novos consumidores para sua marca. Porém, nem sempre é viável para a empresa conceder esse benefício. Normalmente, a gratuidade é oferecida em promoções válidas por um curto período, como 24 horas. Nesses casos, o aumento nas vendas pode compensar a perda de lucros.
Outra opção é definir uma política de frete grátis somente para itens que oferecem uma boa margem de lucro e são de fácil distribuição. Mas lembre-se sempre da importância de realizar um bom planejamento da logística e tenha o cuidado de fazer uma gestão cuidadosa do estoque para evitar que os produtos estejam esgotados quando o cliente fizer a compra.
Conheça algumas opções de descontos nos fretes
Você também pode oferecer fretes gratuitos somente para compras a partir de determinado valor. Por exemplo, frete grátis para compras acima de R$ 100,00. O valor mínimo cobrado pelas empresas no Brasil tem subido nos últimos anos. Em 2013, era de R$ 170, tendo aumentado para R$ 255, em 2015, e R$ 266, em 2017, segundo pesquisa realizada pela ABComm.
Você pode, ainda, criar promoções-surpresa, com base nos produtos que estão no carrinho. As ofertas de gratuidade na entrega também podem ocorrer de modo sazonal, em datas comemorativas de maior consumo, como Natal, Dia das Mães, e assim por diante. Desse modo, você tornará seu e-commerce mais competitivo num período de muita concorrência no mercado.
Descubra outros modelos de frete grátis
Além das opções de entrega gratuita para todos os produtos ou para produtos e valores específicos, já citadas anteriormente, existem outros modelos aos quais você pode recorrer para otimizar as vendas.
Por exemplo, frete grátis acima de um valor para determinados estados. Essa estratégia poderia ser destinada aos estados mais próximos, onde o valor do frete é mais baixo, tornando a promoção mais viável.
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Conheça as possibilidades
Se o lojista é de Santa Catarina, por exemplo, ele poderia poderia pensar em uma política assim: frete grátis para compras acima de R$ 99,00 para SC; frete grátis para compras acima de R$ 199,00 para o Sul; frete grátis para compras acima de R$ 299,00 para o Sudeste; e frete grátis para compras acima de R$ 399,00 para o restante do Brasil.
Com essa estratégia, o lojista consegue aliar o valor do frete com a campanha de frete grátis e torná-la viável.
Outra possibilidade seria dar um desconto no frete, de modo a ajudar o cliente a arcar com os custos. Por exemplo, o lojista poderia pagar 50% do valor do frete. Ou então dar um desconto com base no valor do pedido – por exemplo, pagar 10% do valor em frete. Dessa forma, ele assegura o lucro mesmo ajudando com o frete.
Também existe a possibilidade de fazer o bloqueio do frete grátis por categoria ou produtos específicos. Dessa forma, mesmo que o cliente compre dois produtos, ele terá que pagar pelo transporte daquele item que tem o frete grátis bloqueado.
Como vimos, oferecer frete grátis pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas, fidelizar os clientes, elevar o tráfego em seu site e tornar sua empresa mais competitiva no mercado. Por outro lado, essa medida pode reduzir sua margem de lucro e correr o risco de desequilibrar as finanças.
Para implementar uma boa política de descontos e frete grátis na loja virtual, você deve buscar um parceiro qualificado para ajudá-lo a estabelecer e monitorar as suas estratégias. Informações como custos de entrega, preços de produtos, estoques, contabilidade e outras precisam ser gerenciadas a partir de um sistema de gestão eficiente, que garanta a sinergia e o cruzamento entre elas.
Você gostou deste artigo? Quer saber mais como criar estratégias para atrair novos clientes e melhorar a experiência do consumidor com relação à sua marca? Entre em contato conosco!
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