Melhores ideias de promoções para seu e-commerce com a Climba
Muitas vezes, você consegue gerar um tráfego satisfatório para o seu e-commerce através de suas estratégias. Mas, se isso não gera mais conversões, é um sinal de que tem algo faltando em seu negócio online. A solução para esse problema pode se divergir, como a otimização de cadastros de produtos, configurações de melhores opções de envio e até uso de Pix. No entanto, o que queremos apresentar hoje é a possibilidade de usar promoções e benefícios para converter mais em seu e-commerce.
A ideia de mergulhar neste tópico é em criar estímulos que façam seus visitantes se tornarem compradores. Ao lado de condições vantajosas de frete, são as promoções que trazem melhores resultados para suas conversões nos e-commerce. Por isso, é muito importante expandir seu conceito sobre o tema e visualizar as novas possibilidades para sua loja virtual.
O Módulo de Promoções da Climba
Com as novas regras no aplicativo de promoções, surgiram novas formas de explorar as promoções no e-commerce para os clientes Climba. Dessa forma, é possível criar campanhas que vão atender os desejos de seus clientes, suas conversões podem aumentar e fazer sua loja virtual escalar os resultados.
O Módulo Promocional está disponível e ativo para todos os e-commerce da Climba, e desde já você pode configurar o seu agora, acompanhado dessa leitura.
O que você precisa saber antes de criar suas promoções
Antes de colocar a mão na massa, o ideal é você tomar nota da realidade de seu e-commerce e pautar as decisões para suas campanhas em dados importantes.
- Calcule a sua margem de lucro;
- Analise a quantidade de produtos disponíveis em estoque;
- Tenha um objetivo definido para sua ação;
- Avalie qual melhor período para iniciar e terminar sua campanha;
- Aposte no marketing para divulgar suas promoções.
Com isso em mente e em mãos, podemos partir para parte da execução e da criatividade, mergulhando no Módulo Promocional da Climba.
Quais promoções criar para seu e-commerce
As novidades no Módulo Promocional abriram dimensão para que lojistas explorem as estratégias de melhores resultados para seu e-commerce. Dessa forma, será possível melhorar a performance de sua loja virtual e converter ainda mais visitantes em compradores. O que é necessário é uma boa base de conhecimento e a luz da criatividade para guiar suas decisões e planos.
Desconto progressivo
A premissa de incentivar uma compra ainda melhor em seu e-commerce é uma das principais estratégias no comércio eletrônico. Com esse tipo de ação, é possível aumentar o ticket médio e ainda dar maior vazão a seu estoque, especialmente para produtos em grandes quantidades.
- Na compra de 2 produtos da mesma categoria, ganhe 20% de desconto;
- Na compra de 3 produtos da mesma categoria, ganhe 30% de desconto.
Isso reduz o valor unitário na ótica de seu visitante, mas aumenta o valor total do pedido. Além disso, pode servir de convite para uma compra que atinja sua oferta de frete grátis. Aproximar seu cliente de benefícios é uma forma de alcançar seus melhores resultados.
Compre X, leve Y
Essa é uma condição muito popular no varejo, e funciona muito bem em diversos tipos de empreendimento. O uso do gatilho mental de levar mais do que está sendo pago é um clássico do marketing, e você pode explorar em suas campanhas.
- Pague 3, leve 4 – ou seja, conceder um dos produtos “de graça” na compra;
- Compre 1 e ganhe desconto na segunda unidade – também funciona, como alternativa ao produto de graça;
Seguindo essas ações, você estimula compras mais interessantes por parte de seus clientes. Por outro lado, você não sai perdendo em dar produtos para seus compradores, caso faça isso com base nas informações referentes a seu estoque e sua margem de lucro.
Ganhe brindes
Para algumas lojas, essa é uma condição mais fácil de se aplicar. Em contrapartida, para outras pode parecer mais complicado ter brindes para distribuir. Nossa dica é que avalie desde produtos de baixo valor, como chaveiros, canetas, sempre avaliando o que teria melhor utilidade para seu público.
O envio de uma recordação ajuda no fortalecimento do vínculo cliente-marca, afinal, é diretamente um presente de sua loja para o comprador. Isso aumenta a confiabilidade, preferência e as possibilidades de uma nova compra no futuro.
Se ainda assim você não conseguir aplicar essa condição em seu e-commerce, é possível ir para algo mais simples, mas igualmente singelo. Ainda que não possa dar um presente, você ainda pode escrever uma mensagem de agradecimento, com um cupom de desconto exclusivo para ser usado na próxima compra. Dessa forma, você estaria dando algo de valor e que poderia ser usado em seu próprio e-commerce.
Datas comemorativas e Promoções Relâmpago
As datas comemorativas possuem um grande impacto no e-commerce e não podem passar despercebidas de forma alguma. Tamanha é a importância que criamos uma publicação especial para trazer ideias para cada época específica do ano e que merece entrar em seus planejamentos.
Leia mais em Datas Comemorativas do E-commerce: como aproveitá-las para vender mais!
Uma das melhores partes de trabalhar campanhas promocionais em datas comemorativas é o uso intuitivo do gatilho de urgência, ou seja, uma condição especial e com duração limitada. Ao estimular e promover isso em seu marketing, seus clientes vão saber que possuem poucos dias para aproveitar, e que precisam correr para sua loja virtual e comprar quanto antes.
- Promoção de Dia dos Namorados: Compre 2 e pague 1, só até o dia 12/06!
- Black Friday: Todo setor de eletrônicos com 40% de desconto, apenas nessa sexta!
- Promoção de Natal: Frete Grátis para todas as compras acima de R$250 até o dia 25!
Estes são meros exemplos, e em nossa publicação você pode se inspirar com dicas valiosas e que vão ajudar a aproveitar estas datas ao máximo.
As Promoções Relâmpago também possuem forte apelo no e-commerce, especialmente para lojas com uma base forte de clientes e que acompanha as redes sociais da marca. Criar uma campanha que explora esse senso de urgência, com prazos curtos e grandes condições, como “24 horas de Frete Grátis para todo o Brasil!”, é uma boa maneira de atingir suas metas de maneira rápida e eficaz.
Promoções por Marcas ou Categorias
Com o Módulo Promocional da Climba, é possível segmentar suas campanhas por marcas ou categorias. Quando você tem em mãos um relatório de vendas, como o de curva ABC, é possível apurar quais grupos possuem melhores participações em seu faturamento.
Desconto para toda seleção
“30% de desconto em todo o setor de calçados infantis”
Essa poderia ser uma ótima promoção para o Dia das Crianças, já tomando um exemplo dos casos das Datas Comemorativas, como mencionamos acima. E dentro de nossa plataforma, é possível fazer essa seleção, assim como diversas outras, de acordo com as configurações de sua loja virtual.
Esse tipo de campanha é interessante em casos onde seus principais produtos estão com baixo estoque, mas existem similares que podem ter boa saída caso sejam anunciados em conjunto ao seu “carro-chefe”.
No caso de precisa estabelecer uma condição para seu negócio não ficar para trás na venda, você ainda pode trabalhar isso apenas a partir de um preço mínimo, por exemplo:
“20% de desconto em compras acima de R$ 200 em camisas esportivas.”
Comprando mais de um produto
“Na compra de 2 produtos da marca X, ganhe frete grátis!”
Quando você consegue uma boa margem de lucro em cima de uma determinada categoria ou marca, é possível reduzi-la para oferecer um benefício para seu cliente. Dessa forma, a compra se torna mais interessante e seu ticket médio pode aumentar.
Apostar nessa estratégia é ideal para quando seu estoque está reforçado, e você quer dar rotatividade nele. Assim, você pode unir dois objetivos em uma só ação.
Utilizando tags
Mais um recurso especial do Módulo Promocional da Climba. É possível criar tags para os produtos, que permitem maior controle de suas operações e decisões. Assim sendo, você pode criar grupos como “produtos da curva C”, “lançamentos”, “coleção antiga” e seleciona-los na opção respectiva no aplicativo de promoções.
- Linha Primavera/Verão 2020 com 20% OFF!
- Nova coleção de Inverno com frete grátis!
Isso facilita na criação de listas especiais para você trabalhar em suas campanhas, tendo liberdade para desenvolver suas estratégias e cumprir suas metas.
Desconto na lista de preço
Na plataforma de e-commerce inteligente da Climba, você pode configurar sua loja virtual para exibir preços específicos para grupos distintos de clientes. Isso é muito utilizado entre lojistas que trabalham com atacado, por exemplo.
Nessa opção, você pode configurar promoções para as listas cadastradas em sua plataforma, por exemplo.
“Desconto de 15% em todas as compras de atacado.”
Para e-commerce com atuação nas duas modalidades esta é uma estratégia que pode ter eficácia em ativações específicas, como aumentar as vendas por atacado ou no varejo.
Com uma plataforma de e-commerce voltada para a melhor performance de suas vendas online, essas dicas são apenas o começo das possibilidades. Criar promoções e impulsionar suas vendas é muito mais fácil quando existe uma estrutura em torno de sua loja virtual, sustentando os pilares mais importantes de seu negócio.
Aqui na Climba, vamos além das promoções, e ajudamos desde a composição dos planos de ação até as facilidades na logística. Escalar seu e-commerce é pra valer com nossa equipe, e o convite está aberto: vamos aproveitar para escalar juntos?