Você já pensou na sua estratégia para dispositivos móveis? Conheça o Mobile Day do Google

Você já pensou na sua estratégia para dispositivos móveis? Conheça o Mobile Day do Google
3 min. de leitura

As compras realizadas por dispositivos móveis vem apresentando um crescimento acelerado, somando 30% dos pedidos efetuados em lojas virtuais. Embora os dispositivos móveis já dominem os mercados, parece que grande parte das empresas ainda não estão explorando o grande potencial desse mercado. 

Já não é novidade para ninguém que o Mobile ultrapassou o desktop e está no mercado com números incríveis! Mas quando o assunto é adaptação de marca às necessidades do usuário, a pesquisa do Google revelou que, “enquanto os consumidores saíram na frente, o investimento das marcas tem ficado para trás.”

Com base nisso é que o Google criou o “Mobile Day”, um evento que aconteceu no dia 10 de junho de 2015 em salas de cinema de 10 grandes cidades do Brasil. A proposta era apresentar um documentário produzido pelo Google, que mostra um dia na vida de consumidores mobile, e grandes experts do Brasil e do mundo, além de trazer muita informação, conhecimento e inspiração para os mobile experts do futuro.

Todas essas informações foram coletadas pela pesquisa do Google e abaixo separamos algumas informações mais relevantes, bem como o documentário na íntegra:

POR QUE MOBILE?

Os aparelhos celulares estão tão presentes no cotidiano que não nos damos conta da profundidade do impacto que eles causam! Abaixo, separamos algumas curiosidades e números para você observar:

– Segundo uma pesquisa recente da Mary Meeker, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia;
– Estamos tão ligados a ele que aquela aflição que a gente tem quando esquece o celular em casa tem um nome próprio: NoMoFobia;
– As marcas não estão acompanhando essa transformação. O investimento em mobile ainda é de apenas 5%;
– 67% dos que veem TV também assistem a vídeos na web;
– São 48,3 milhões de usuários de smartphone na classe C;
– Quase metade dos internautas possui smartphones;
– A classe C cresceu 204% em menos de uma década. A população total cresceu 10%;
– A classe C movimenta 495 bilhões de reais em renda própria por ano;
– 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile;
– O site mobile é o principal canal para atividades comerciais no celular.

[rock-convert-cta id=”4587″]

Agora é o momento de repensar a sua estratégia de mobile: qual a experiência que você oferece, como comunica isso e como deveria medir seu sucesso no mobile.

SITE OU APP

Idealize Tecnologia - Você já pensou na sua estratégia para dispositivos móveis Conheça o Mobile Day do Google

O Ideal é ter os dois! No entanto, uma estratégia consistente, prevê que você deve levar valor ao usuário, não adianta ter no app o mesmo conteúdo que no site mobile. “Ninguém vai baixar um app só pra descobrir, por exemplo, onde fica a agência bancária mais próxima.” Vale lembrar que todos os aparelhos mobile, já vem por padrão com um navegador instalado, ou seja, o usuário eventualmente acabará utilizando.

Outro ponto enfatizado pelo Google é que, “Para garantir que os usuários tenham experiências cada vez melhores em mobile, a busca do Google vai priorizar em seus resultados os sites que são “mobile-friendly”, otimizados para uma experiência melhor em celulares e tablets.”

Para fazer o teste e saber se o seu site está otimizado para smartphones “mobile-friendly”, o Google disponibiliza uma ferramenta online, que você poderá acessar clicando na imagem abaixo:

Então, em resumo:

– Comece criando um bom site mobile.
– Otimize seu site para garantir uma boa experiência do usuário e melhores resultados de busca no mobile.
– Construa um app para seus consumidores mais frequentes e uma experiência mais rica.

Esses são apenas alguns dados da pesquisa originada pelo Google Mobile Day, outros itens como, UX – Experiência do Usuário, Anúncios Mobile e Mensurações também foram abordados. Você poderá conferir todo o conteúdo na íntegra, clicando aqui ou acessando o link pela imagem abaixo:

Para concluir

O investimento em mobile é uma realidade de mercado, se ela não chegou ainda até você, logo chegará, porém não espere! Pode ser que a concorrência já esteja muito a frente enquanto você fica “se amarrando” para começar. Vale lembrar que a construção de uma estratégia consistente é feita por testes, mensuração, testes, medidas, e muito mais testes, e isso leva tempo, ou seja, quanto antes começar, antes obterá resultados. Afinal, como diria Avinash “você é o que você mede.”

[rock-convert-cta id=”4594″]

Referência: Google Mobile Day

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>