A Idealize Tecnologia esteve no Digitalks 2016 em Florianópolis! Confira as novidades
No dia 26 de abril a Idealize Tecnologia esteve presente no Fórum de Marketing Digital em Florianópolis. O evento reúne todos os anos diversos profissionais do mercado, promovendo palestras, debates e networkings, sobre temas da área de marketing digital.
No dia 26/04 a Idealize Tecnologia esteve presente no Fórum de Marketing Digital – Digitalks 2016 em Florianópolis, Santa Catarina. O evento reuniu os profissionais do mercado promovendo palestras e debates sobre temas da área de marketing digital.
Na parte da manhã, Alexandre Blauth, Executive Partner da Gartner, trouxe o tema “Tendências Tecnológicas em Marketing” onde fez um apanhado sobre os números do setor e para onde o mercado está se encaminhando. Que acima de tudo é preciso inovar, ser ousado e começar hoje a fazer diferente, trabalhar novas tecnologias e experimentá-las antes mesmo de virarem mainstream.
Além disso, Blauth salienta que as intenções de investimento dos CEO’s para os próximos cinco anos, em relação a tecnologias e capacitações, estão diretamente voltadas a três principais áreas, são elas: CEM – Customer Experience Management, Digital Marketing e Business Analytics.
Dando continuidade, o próximo assunto a ser discutido em um painel com grandes nomes como, Jonatas Abbott, Diretor Executivo da Dinamize, Cristian Gallegos, Executivo de Marketing, Eduardo Correia, Country Partner Manager da SharpSpring e Luiz Kozma, Operations Director da Publya, foi sobre “Automação em Marketing”. Os participantes discutiram sobre as importantes ações que podem ser utilizadas no Marketing de forma automática, desde as mais simples, como enviar um e-mail de boas-vindas e de apresentação as pessoas que se inscrevem para receber as suas novidades, até as mais complexas como utilizar inteligência artificial para alterar os preços de produtos conforme o fluxo de pessoas dentro da sua loja!
Após o painel, Eduardo Port, Senior Account Executive do Twitter, mostrou diversos cases interessantes sobre diversas formas de aproveitar o real time marketing para gerar negócios. Um dos cases mais comentados foi a sacada de marketing da Volvo, que você pode conferir abaixo:
Embora o vídeo esteja em inglês, o conteúdo apresentado mostra uma ação da Volvo para “roubar” o dinheiro dos seus concorrente, eu explico.
Os comerciais do Super Bowl (Final do Futebol Americano) estão entre os mais caros do mundo (custando até R$ 650 mil reais por segundo!), ou seja, as marcas pagam uma fortuna por um tempo de exposição muito pequeno. Em 2015 a Volvo pensou diferente, não querendo investir milhões na propaganda, resolveu fazer uma ação no twitter onde a marca daria qualquer um dos seus 10 modelos a um sortudo que usasse a hashtag #volvocontest, sempre que uma marca concorrente aparecia na televisão, ou seja, a Volvo “roubava” a audiência sempre que seus concorrentes apareciam nos comerciais (inclusive os do Super Bowl), tornando praticamente inúteis as ações das demais marcas, já que o usuário estava olhando o celular para tweetar.
Vale lembrar que um dos carros mais caros da Volvo, custa na faixa de R$ 350 mil reais, ou seja, um investimento muito pequeno, perto do que a empresa pagaria ante ao Super Bowl.
Para fechar a parte da manhã, Sandro Alencar, Presidente da Abradi, Mirko Mayeroff, Diretor do Buscapé e Juliane Leite, Produtos e Parcerias da Hands, explicaram como devemos nos preparar para receber o tráfego das campanhas de mobile marketing, isto é, precisamos oferecer opções aos usuários, por meio de sites e lojas responsivas, pensadas para atender as visualizações em diversos dispositivos, como tablets e smartphones, e também com o uso de aplicativos próprios para as marcas.
Na parte da tarde, tivemos a grande participação da Martha Gabriel, falando sobre o tema de transmedia e storytellyng, que na prática se resume a contar histórias que gerem valor na vida das pessoas, além de criar identificação com os segmentos de públicos por meio delas.
Dando continuidade, Emília Chagas, CEO da Contentools, falou sobre Marketing de Conteúdo e Inbound, salientando que para as empresas se manterem no mercado, será extremamente necessário a criação de novos conteúdos, que engajem e gerem valor aos usuários.
Após sua palestra, Emília foi mediadora do painel com tema, Marketing de Conteúdo e Inbound, onde ouviu dos participantes, Elizabeth Almeida, Gerente Sênior de Relacionamento com o Consumidor – The Coca-Cola Company, Carolina Lima, Digital Communication and Strategies’ Coordinator da Locaweb, e Marco Cardozo, Diretor de Digital Intelligence, Métricas e Analytics da Vitrio, seus conhecimentos e práticas no mercado. Em resumo podemos observar que conteúdo é rei, e que a preocupação dos trabalhos da marca, devem sempre estar voltados a fazer o melhor pelo consumidor.
Na sequência, Bruno Montoro, Client Partner do Facebook, trouxe um estudo sobre o poder da relevância, por meio de segmentação de clientes e criatividade. Abordou aspectos do Facebook enquanto ferramenta para encontrar seu público-alvo, criar campanhas, seguir métricas e ser cada vez mais relevante na rede social.
Para fechar o evento, Martha Gabriel volta aos palcos para entrevistar Gabriel Casara, Diretor-geral de Jornais e Mídias Digitais SC do Grupo RBS. Em entrevista, Casara falou sobre as transformações digitais que estão acontecendo e que continuarão a acontecer, sobre como o marketing de conteúdo está cada vez mais consolidado e como as mídias estão se adequando para acompanhar o ritmo do mercado, como é o caso do jornal, que hoje em dia é veiculado via internet.
Enfim, mais um evento finalizado, e muito mais conhecimento adquirido para que possamos aplicar em todos os nossos projetos. É importante ver que seguimos o caminho correto em direção ao que o mercado está procurando, quando falamos sobre content marketing, estratégias mobile e etc…
Caso queira continuar essa “discussão” entre em contato conosco, ficaremos felizes em falar mais sobre esse fascinante mercado!
Referências: Digitalks