Novidades, dicas e tendências apresentadas no Congresso de E-Commerce Brasil Vendas 2016 em São Paulo
O Congresso de E-commerce Brasil, trouxe nos dias 09 e 10 de Março, na cidade de São Paulo, aproximadamente 1800 congressistas em um misto de grandes palestras, painéis, convidados internacionais, workshops, networking e outros. Acompanhe abaixo todas as novidades!
Na última semana, nos dias 09 e 10 de Março, a Idealize Tecnologia esteve presente no Congresso de E-commerce Brasil Vendas 2016, em São Paulo.
O Congresso já está em sua 4º edição, e além de intitular-se o mais tradicional evento do setor, com foco em vendas, contou com 1800 congressistas em um misto de grandes palestras, painéis, convidados internacionais, workshops, networking e outros.
No primeiro dia de evento, tivemos mentorias e workshops muito interessantes, na parte da manhã o destaque foi para Sérgio Herz, Presidente da Livraria Cultura, que trouxe um pouco do que aprendeu ao longo dos anos vendendo livros e experiências. Herz ainda enfatizou que queremos ser iguais aos Estados Unidos em questões de vendas, mas ainda temos uma infraestrutura equivalente a da Africa, um governo similiar ao da Venezuela, impostos absurdos como os da Bélgica e ainda somos como o circo de Soleil do Canadá, ou seja, somos trapezistas, malabaristas e muitas vezes até palhaços.
Na parte da tarde, Guilherme Paes, um especialista na plataforma Google, forneceu informações sobre o Google Analytics e o que pode ser melhorado na configuração e nos funis de vendas, seguido por Ariel Alexandre, Co-fundador da Reminds, que trouxe dicas e outros conteúdos com o tema “anúncio” sobre o Facebook Ads e Performance.
Ainda na parte da tarde, Tiago Rosa, Supervisor de Merchandising Digital e UX da Leroy Merlin Brasil, mostrou como fazer a curadoria de conteúdo dos seus produtos no e-commerce. Já Ricardo Gomes, CEO da Precifica e Nader Fares, Diretor da Marabraz, trouxeram uma discussão sobre como o frete e o parcelamento também fazem parte da formação do preço de venda.
No segundo dia, o evento se dividiu em dois momentos, workshops e palestras principais. Nos workshops, Dante Lima (eNext), Rodrigo Genoveze (Zanox), Regina Garrido (Salesforce) e Érico Fileno (Professor da Insper), trabalharam assuntos sobre métricas e indicadores para melhorar a eficiência do e-commerce, desenvolvimento e gestão de afiliados, jornada de experiência do consumidor, testes A/B, contexto de uso e como converter os momentos de interação com o consumidor em vendas.
Já no auditório principal, Andres Mutschler, fundador da Westwing enfatiza que a estratégia mobile é e deve ser uma preocupação contínua dos e-commerces. Andres salienta que “Mais de 50% da receita da Westwing é resultado de vendas mobile, grande parte fruto de uma estratégia mobile first”, sendo que hoje representa um número muito maior que a grande maioria dos e-commerces Brasileiros.
Após Mutschler, Leo Longo, Head E-commerce da Ambev, reforça que o varejo precisa de ações inovadoras na comunicação digital, e exemplifica com cases sobre um freezer da Budweiser que avisa quando a cerveja vai acabar ou como a Philips está lançando uma nova lâmpada com detector de presença, que poderia por exemplo, auxiliar o dono de um bar a identificar em qual área do estabelecimento o consumo de cerveja é maior ou onde se concentra o fluxo de pessoas, entre outros.
Ainda na parte da manhã, aconteceu uma interessante discussão sobre o Marketplace, em um painel entre, Mariano Gomide (VTEX), Mauro Bentes (Multilaser) e Tiziano Pravato (Multi-ar), mostrando até onde vale a pena, as oportunidades e os riscos para vender melhor. Na oportunidade Mariano Gomide aproveitou para destacar que Marketplace será o futuro, será o meio onde estarão os usuários, e as empresas que não aderirem nos próximos 3 a 5 anos podem complicar sua situação online. Além disso, garantir o Buy-Button dentro do Marketplace pode ser uma ótima ideia, já que possui uma conversão de até 800% a mais que os demais concorrentes.
Para fechar a manhã, Patrícia Amaro (LatAm E-Commerce Director Unilever), trouxe uma importante reflexão sobre a crise que acontece no País, as posições da indústria e o futuro do e-commerce em relação a isso.
Na segunda metade, à tarde, ainda visando o foco do evento em vendas, os temas mais debatidos/apresentados foram, insights para melhorar as vendas no meio digital, por Carolina Rocha da Google, que apresentou números alegradores do e-commerce no Brasil, mesmo com a crise, sendo: 36% do faturamento do e-commerce, vem de datas sazonais e que uma boa estratégia para se enquadrar nestes números é a criação de datas próprias, como o aniversário da loja, o dia da televisão, madrugadão de descontos e diversos outros. Uma outra prática para diferenciar e aumentar as vendas é a utilização de vídeo tutorias, sendo que 17% dos usuários acompanham vídeos explicativos pela internet.
Dando continuidade aos temas para melhorar as vendas no meio digital, os líderes e gestores do Magazine Luíza, E-Cadeiras e do Comitê Jurídico Câmara e-net, apresentam um painel sobre, o que mudou, e como ter mais produtividade com a Lei de ICMS.
Para fechar o segundo e último dia de evento, tivemos 2 outros grandes nomes, como Luiz Pimentel, Diretor no Walmart, falando sobre a importância de termos uma cultura de aprendizado, e também Alexandre Bessa, Professor de Comportamento de Consumo do E-commerce Brasil, falando sobre ativação e engajamento dos clientes, segundo Bessa, o consumidor só vira um cliente, após sua segunda compra!
Em resumo, só podemos dizer que tudo que vimos até então, só reforça o que viemos oferecendo ao mercado e aos clientes da Idealize, que o mercado mobile, cresceu e ainda cresce assustadoramente, que novas estratégias precisam ser estudadas e colocadas em prática, e que os esforços devem sempre ser voltados aos clientes.
Enfim, mais um evento finalizado e muito mais conhecimento adquirido. Como sempre salientamos, é importante manter-se atualizado pois o mercado está em constante mudança, é um ciclo sem fim, onde novas coisas nascem todos os dias.
Com toda certeza as dicas, insights, em geral, todo o conhecimento, são sempre de alguma forma transmitidos aos clientes, por meio de layouts, atendimento, consultoria, sugestões, artigos e diversos outros.
Portanto, se gostou das novidades sobre o evento, ou caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente, clicando aqui, ficaremos felizes em trocar experiências.
Um grande abraço e nos despedimos nas palavras de Guimarães Rosa, apresentada pela Patrícia Amaro:
“É junto dos bão que a gente fica mió”
Referência: Congresso E-Commerce Brasil Vendas 2016
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