Descubra como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce

Descubra como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce
9 min. de leitura

Saiba como e porque você deve utilizar um Blog para que seu negócio se torne um e-commerce de sucesso.

Muitos empreendedores estão em busca da tão sonhada ideia de ouro, de fazer mais do que todos para garantir o seu lugar de direito, mas muitas vezes acabam por não fazer o básico. Além de fatal, esse erro é bem comum!

Então quer dizer que fazer o básico é criar um blog para a minha loja? Não, não é exatamente isso, mas você está no caminho certo. O blog tem a capacidade de aproximar os clientes da sua empresa, com ele você deixa de fazer marketing de display e passa a fazer marketing de relacionamento com seus possíveis ou já consumidores. Isso também pode ser nomeado, em grande parte, como marketing digital ou de conteúdo.

Portanto, se você quer entender como um blog realmente pode ajudar a sua loja virtual, sugerimos que leia o artigo até o final, pois, mesmo que você seja um profissional experiente com anos de mercado, garantimos que ele está com um conteúdo muito denso, com muitas sacadas e aplicações que vão mudar sua forma de empreender! Além disso, dedicamos várias horas para que você pudesse ter o melhor conteúdo, em primeira mão, resultantes das nossas pesquisas ao longo dos anos. Descubra como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce

Idealize Tecnologia - Como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce (3)

O Blog “atrai” mais pessoas para sua loja virtual

Além de uma grande verdade é também uma constante. Sempre que você divulga um novo conteúdo, com qualidade e que resolva o problema de alguém, ele começa a se destacar e chamar atenção na rede, e isso faz com que mais pessoas conheçam sua loja virtual, ou seja, isso gera mais tráfego!

Claro que a produção de conteúdo não faz milagres, você precisará de uma boa estratégia, para que ele seja visto e adorado pelos leitores, e isso tem muito a ver com o SEO. O funcionamento é bem simples, os buscadores como Google, Yahoo e Bing, fazem constantemente varreduras de conteúdos pela internet para disponibilizá-los aos usuários que estão buscando algum tipo de informação.

Sempre que um novo artigo ou matéria é adicionado no seu blog, você alimenta esses buscadores, criando mais “páginas” para o seu site, e aumentando a sua relevância. Dessa forma, quanto mais relevante o seu site for considerado para o Google por exemplo, mais ele será exibido nos resultados iniciais das pesquisas de outras pessoas.

Mas atenção, isso não pode ser feito de qualquer forma, precisa haver uma periodicidade nas suas postagens para que seu tráfego se mantenha constante, e além disso, os seus artigos precisam ajudar os leitores de alguma forma, no intuito de que eles voltem por mais conteúdo de qualidade.

Uma excelente prática para o Google e uma outra ótima maneira de conseguir mais tráfego para o blog é adicionar links dentro dos seus artigos que levem para outras áreas do seu blog. Por exemplo, neste artigo falaremos sobre gerar autoridade e já aproveitamos para citar alguns artigos anteriores que falam sobre o que é e como ser uma autoridade no seu ramo de atuação, direcionando você a outros conteúdos relevantes, por meio de um link interno. Isso deixa o visitante mais tempo dentro do seu site, e consequentemente aumenta a sua relevância.

O Blog aproxima o seu consumidor

Se você já comprou online, certamente você notou que os e-commerce são bem impessoais e digamos até um tanto “frios”. O seu cliente, entra na sua loja, escolhe o produto, compra e após isso ele sai da loja, podendo nunca mais voltar, pois na realidade a sua loja estava em promoção e ele “achou” no meio de tantas outras.

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No entanto, quando você prepara um conteúdo bem segmentado, com vídeos explicativos, notícias sobre interesses do seu mercado, artigos e outras curiosidades, você começa a aquecer e estreitar a relação com o seu consumidor, pois está dando motivos para ele continuar na sua página, ou até mesmo levá-lo a comprar um outro produto que nem tinha intenção de comprar.

Outro ponto negativo da impessoalidade das lojas, é que elas acabam gerando diversas dúvidas na cabeça do consumidor, e isso faz com que muitos clientes acabem desistindo da compra, as vezes por não saber utilizar o produto ou porquê não decidiu entre uma e outra marca.

Trabalhar essas informações no blog, como tutoriais para uso dos produtos, perguntas frequentes e outros, pode ser a diferença entre realizar a próxima venda ou não.

O Blog reduz significativamente a sua concorrência

Não é que você irá dissuadir os seus concorrentes levando-os a fecharem as empresas, mas você estará “competindo” em outro nível no mercado.

Segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce no Brasil” divulgada pelo Paypal, o comércio eletrônico no Brasil já conta com aproximadamente 450.000 e-commerces em funcionamento. Diante desse número, com uma disputa tão acirrada pelo lugar de destaque, o atual desafio é manter-se à frente da concorrência!

Se você observar a pirâmide abaixo, vai perceber que ela conta com 3 níveis, Tofu Mofu e Bofu:

Idealize Tecnologia - Como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce (2)

O Tofu é onde as pessoas ainda não tem intenção de compra, estão apenas vagando pela internet, passando pelo seu site, mas de forma despretensiosa. Mofu é o momento em que o visitante do seu site ou loja passa a ser um lead, querendo saber mais sobre seus produtos e/ou serviços. E por fim o Bofu é a região onde acontece a conversão, ou seja, a venda do produto.

O blog se encontra no primeiro, no Tofu, onde as pessoas ainda não possuem intenção de compra, porém estão atrás de algum tipo de conteúdo. Se você perceber, a grande maioria do mercado briga pelo último lugar, (o Bofu – a venda do produto) focando somente em anúncios com facebook ads, google ads, produtos, e mais anúncios…

A parte boa é que muitas dessas lojas ainda usam o jargão de vendas “Compre de mim” ao invés de “Venha conversar comigo” e é nesse ponto que você precisa se destacar! Criar credibilidade quando o usuário ainda não está com intenção de comprar, vai garantir o seu diferencial, pois quando o cliente decidir que precisa comprar tal produto, e ele for avaliar as opções, ele pensará: “bom, da empresa X eu já conheço… Eles fazem vídeos explicativos e matérias sobre os produtos no blog deles”, e dessa forma você vai “ganhando pontos”.

E aí? Já está convencido que você precisa ter um blog para sua loja?
Bom, se até aqui você já está convencido de que precisa de um blog para sua loja, mas ainda não sabe como começar, continue lendo que separamos algumas ideias perfeitas para você startar o seu blog ainda hoje. Portanto leia com atenção, e claro, anote TUDO!

Qual meu Público-Alvo?

O primeiro passo, é entender mais sobre o público que você quer atingir com seu blog, procure saber absolutamente tudo sobre ele, faixa etária, gênero, gostos, afinidades, medos e outros. Quanto mais informações você possuir melhor, pois aumenta muito a chance de você preparar um conteúdo realmente relevante.

Embora pareça uma tarefa simples muitas empresas não conseguem identificar seu público-alvo, por medo de limitar o número de pessoas. Não tente abraçar todo mundo, se você focar em tudo, não terá foco algum. Aliás, quando você identifica que o seu público possui uma faixa etária de 18 a 24 anos, não significa que você venderá exclusivamente para esse grupo. Mas sim que sua comunicação principal será voltada a ele, dessa forma, nada impede que o pai de 50 anos compre o seu produto, ficou claro?

Mas e então? Como eu identifico o meu público? A parte boa é que o Google identifica um grande percentual de pessoas para você, a parte ruim é que elas precisam estar “logadas” em uma conta Google, ou seja, se o seu usuário não possuir nenhum vínculo com o Google, uma conta de e-mail, conta no youtube e outros, você terá que encontrar uma outra forma de conseguir essas informações. Mas fique tranquilo, a grande maioria das pessoas utilizam pelo menos 1 produto Google e além disso, ele nos dá um panorama excelente destes usuários por meio do Google Analytics.

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O Google Analytics oferece diversas métricas para quem utiliza os seus serviços, caso ainda não tenha familiaridade, vale a pena investir em uma conta, pois além de gratuita você possui informações como: Informações demográficas do seu público, como idade e sexo de todas as pessoas que acessam a sua loja virtual, ilustradas pelas imagens abaixo:

Idealize Tecnologia - Como gerar resultados extraordinários utilizando Blog no e-commerce (2)Além disso, uma outra funcionalidade interessante, está associada aos interesses dessas pessoas, ou seja, o Google cruza informações com relatórios de busca dos usuários, itens mais procurados, o que elas passam mais tempo assistindo, entre outros e gera um relatório de interesses dos usuários, como:

– Categorias de afinidade;
– Segmentos no Mercado;
– Categorias diversas.

É por meio dessas informações que você consegue descobrir o que mais pode dar resultados com os usuários e dessa forma, direcionar o conteúdo do seu blog para atender essas dúvidas/pesquisas.Além do Google Analytics, a empresa ainda disponibiliza online e gratuitamente o Google Trends, que é uma outra ferramenta bastante utilizada para medir taxa de procura (a popularidade) de assuntos diversos.
Clicando na imagem abaixo, que ilustra uma pesquisa feita no Trends, você irá acessar a ferramenta, onde você pode fazer comparações entre o volume de buscas de diversas palavras-chaves, utilizando filtros por período e também por localização. Lembra que sempre comentamos sobre o uso de aparelhos mobile? Pois então, os números não mentem!

Qual o conteúdo para o blog?

Depois de entender o seu público, chegou a hora de construir os conteúdos iniciais. Uma boa dica é escrever sobre o que você tem afinidade, por exemplo, se você vende piscinas, uma boa alternativa é criar textos que auxiliem as pessoas a comprarem o “melhor” modelo, qual a quantidade de PH ideal para manter a água, quanto de cloro eu preciso utilizar, qual a melhor forma de fazer manutenção e por aí vai. Vender é importante, porém levar um conteúdo relevante ao consumidor, mostra que você realmente se preocupa com o tipo de produto que ele está adquirindo e que você tem a intenção de apresentar sempre o melhor. Além disso, ao ajudar diversas pessoas você acaba se tornando uma autoridade no assunto. Lembra que já comentamos várias vezes sobre se tornar uma autoridade nos artigos de Copywriting – Parte #1 e Parte #2 e também no artigo de 12 dicas para descrições de produtos perfeitas? Atenção, é importante se atentar caso você indique/promova produtos de terceiros no seu blog, boas indicações são fundamentais para manter a veracidade das suas informações. Portanto, procure saber se o que você está indicando realmente funciona, se já foi testado e se não trará nenhum tipo de problema aos usuários.

O que posso colocar no meu blog?

Basicamente o blog é composto por informações em texto, porém nada o impede de fazer vídeos e outros sobre: – Como usar um determinado produto.
– Como fazer manutenção dos aparelhos que você comprou
– Dicas relacionadas aos seus produtos Ex.: se o seu cliente gosta de fusca e você vende apenas o parafuso que ele irá usar nesse fusca, não fale sobre o parafuso (é muito provável que o cliente saiba como usar e também pra que serve esse parafuso). No entanto, se você escrever sobre, 100 destinos para um ótimo passeio de fusca, ou então, outras matérias ou dicas relacionadas ao carro, que despertem interesse no cliente, na hora de comprar o parafuso ele certamente comprará de você.

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Anuncie

Sim, você precisará anunciar! Existe bastante discussão em torno dessa questão, se a melhor mídia é a paga ou a orgânica, mas a verdade é que o ideal é utilizar as duas! Sem dúvida, o melhor tráfego é o orgânico, pois ele é gratuito, no entanto, você precisa de uma estratégia de anúncios para que sua loja e seu blog tenham sucesso. As “melhores” alternativas do mercado, são o Google Adwords e o Facebook Ads, mas claro que a escolha entre uma e outra, ou até mesmo as duas irá depender das características do seu público alvo. Novamente, vender é importante, porém ao anunciar não foque totalmente em campanhas de vendas, destine uma parte do seu investimento para trazer mais pessoas (tráfego) ao seu blog, dessa forma elas entram no “funil” que viemos comentando até aqui, onde ela recebe conteúdo útil, se torna um lead da sua loja e blog, cria fidelidade com a sua empresa e finalmente acaba comprando. (lead é a nomenclatura dada a pessoa que entra em contato com a sua empresa/serviço para saber mais – ou no caso, que deixa um e-mail para você enviar conteúdos e etc…)

Algumas dicas

Tudo o que você aprendeu até aqui é de valor inestimável, porém vale lembrar que não basta entregar conteúdo apenas por entregar, afinal você também paga suas contas, certo? Por isso que você precisa de alguma forma de conversão, sendo que a mais utilizada é a captura de e-mails. Quando os usuários cadastram o e-mail em sua newsletter, automaticamente você ganha um canal aberto para falar com ele, e continuar apresentando conteúdos relevantes. É nesse ponto em que você começa a filtrar sua pirâmide, saindo do nível 1 – Tofu, e indo para o nível 2 – Mofu, onde visitantes se tornam leads, até chegarem no nível 3 – Bofu, que é a compra. Uma outra ótima dica é integrar seu blog com a sua loja, ou seja, manter o blog dentro do domínio da sua loja. Ex.: www.meusite.com.br/blog Dessa forma o Google (e outros buscadores) irão entendê-lo como uma página única, como uma loja única, e não 2 páginas separadas, ou seja, sua loja recebe mais relevância e consequentemente, mais tráfego.

Para finalizar

Manter uma estratégia de Blog para o seu e-commerce é fundamental caso você queira vender mais e fidelizar seus clientes. Mas não se engane! Essa NÃO É uma proposta a curto prazo, um blog exige frequência nas postagens, investimento de tempo e também investimento financeiro para que ele vá pra frente! Enfim, o mais importante é que você converse com o seu cliente, que você entenda o que ele precisa e que leve soluções até ele, é isso o que realmente traz resultados, aliás, nas palavras de Jonathan Mildenhall – Ex Vice-Presidente Sênior da Coca-Cola e atual CMO da Airbnb:
“Coisas incríveis acontecem quando você conversa com os seus clientes”. Pense nisso… Caso tenha comentários interessantes, ou simplesmente gostou do artigo e gostaria de dizer um olá, entre em contato com a gente, clicando aqui. Ficaremos felizes em trocar uma ideia! Grande Abraço e até a próxima! Referências: Wyse, Agência Mestre,

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