E-commerce em 2021: principais tendências

E-commerce em 2021: principais tendências
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O ano de 2020 trouxe um crescimento gigantesco para o cenário do varejo online. Um panorama mais geral permite uma boa análise das principais tendências para e-commerce em 2021. Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, as empresas iniciaram uma corrida para conseguirem melhorar suas operações no segmento online. 

Com a paralisação forçada de boa parte do comércio físico com os lockdowns, houve um crescimento gigantesco na abertura de novas lojas virtuais.

O número chegou a bater o recorde de abertura de uma loja por minuto no início da pandemia, em março/2020. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM. 

Mercado de vendas online acelerado

Mais do que novas lojas abrindo e vendendo, o mercado que já trabalhava com vendas online surfou uma boa onda. O faturamento dos e-commerces nacionais cresceu. Nos 8 primeiros meses do ano o aumento foi de 56,8% no período, com um aumento de 65,7% no volume de pedidos.

Em Novembro de 2020, o varejo online viu mais um pico de arrecadação com a Black Friday e a Cyber Monday. Assim como diversos clientes Climba, muitas lojas conseguiram arrecadar sua fatia desse bolo. Houve quebra de recordes no segmento.

Foram R$ 7,72 bilhões de vendas e um crescimento de 27,7% do mercado em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são de uma pesquisa da Neotrust/Compre&Confie, consultoria que monitora o comércio eletrônico. Esses números indicam que o mercado ganhou um novo passo. A caminhada do e-commerce em 2021 virou uma corrida. 

Consumidor muda o comportamento com relação ao e-commerce nacional

Com o isolamento social, o comportamento das pessoas mudou com novos hábitos de consumo. Segundo a Ebit/Nielsen, mais de 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez nesse período.

Além disso, o mercado registrou que 86% dos brasileiros conectados à internet compraram online na pandemia. Os dados são da pesquisa da Conversion, consultoria especializada em comércio eletrônico. 

Esse choque cultural foi um “boom” no mercado em 2020 e que deve se repetir no e-commerce em 2021. Outro ponto afetado foram os segmentos mais procurados. Itens para a casa, pets, moda, saúde e outros viram seus números crescerem ao longo do ano.

O que esperar do mercado para o e-commerce em 2021?

O surgimento de tantas novas lojas vai impactar o mercado online em volume. Assim como em 2020, podemos esperar um crescimento das ações de tráfego pago. 

Devemos sentir uma necessidade maior do setor de marketing digital por parte dos lojistas.
Prova disso? O Facebook, segundo maior vendedor mundial de anúncios online (ficando atrás apenas para o Google), ter registrado aumento no lucro.

Hoje, 98% da receita da empresa vem da publicidade paga online. Em 2020, de acordo com a Reuters, o lucro foi de 21,4 bilhões de dólares no terceiro semestre do ano.


Há ainda um crescimento de ações da plataforma visando marketplace e criptomoeda próprios. Isso confirma o interesse em ampliar a receita com transações de compra e venda dentro das Redes Sociais.

Com a demanda online aumentando, há mais oportunidades no segmento. O número de serviços e ferramentas deve crescer. Especialmente as que atenderem a dores específicas do mercado, como um bom cadastro de produtos, por exemplo (veja como melhorar os seus em geração de cadastro de produtos).

De uma forma geral, a profissionalização do e-commerce será maior.

As principais tendências para e-commerce em 2021

O cenário de 2021 indica crescimento e oportunidades. Mas, quais pontos devem ser focados para melhorar o que se tem hoje?

A grande maioria do mercado avalia os seguintes pontos abaixo como oportunidades de melhoria e crescimento no setor. Confira:

1) Aumento de compras pelo mobile

Em 2021 o mercado receberá uma fatia maior das compras feitas via mobile. Os analistas estimam um total de 70,4% de compras mobile, 3% a mais do que o registrado pelo estudo em 2020. As informações são da eMarketer.

Por isso, em 2021 não basta apenas ter um e-commerce responsivo. É preciso dar ao consumidor uma experiência de compra ainda melhor, assim, as taxas de conversão tornam-se mais altas nas compras mobile.


Aqui na Climba, nosso layout personalizado leva em consideração o amplo uso de dispositivos móveis para acesso e compra. Além disso, constantemente melhoramos a estabilidade e velocidade do seu site com tecnologias mais recentes.

2) Uso de Pagamento Instantâneo (PIX) como opção para compras

Uma novidade para os clientes Climba foi oferecer o PIX como forma de pagamento. O novo recurso, liberado pelo Banco Central neste ano, funciona como pagamento instantâneo.

A opção veio com tudo e traz uma série de benefícios para o consumidor e também para o lojista. Entre as principais vantagens do lojista com o uso do PIX estão:

1) Redução das taxas aplicadas pelas operadoras de cartão nas operações de Crédito;

2) Possibilidade de pagamento à vista instantâneo no lugar do boleto. 

Diminuir taxas cobradas por cartões pode criar condições melhores de margem para o lojista trabalhar. Já o pagamento instantâneo deve reduzir as taxas de boletos emitidos e não pagos nos e-commerces

3) Integrações que deem maior controle e velocidade para o gestor de e-commerce

Com o aumento das demandas de compras nos e-commerces, as ações de gestão que consomem tempo e que são repetitivas precisam ser automatizadas. Por isso, trabalhar com as integrações de sistemas de ERP, Marketing, Logística e Analytics é fundamental. 

A busca por f
erramentas e funções que deem mais praticidade e tempo para o gestor durante a operação será maior. Essa necessidade deve acompanhar o crescimento dos novos e pequenos e-commerces. A fatia das lojas virtuais que recebem até 10 mil visitas por mês é de mais de 88%.

A Climba hoje conta com mais de 100 integrações diferentes. Trabalhamos com as principais plataformas de Marketplace, Logística, Sistemas de Gestão – ERP, Segurança, Marketing, Gestão de Risco e Avaliações.

Mantemos isso em constante atualização para que o cliente tenha ainda mais poder de decisão e escolha, com opções que se enquadrem melhor para a sua realidade.

4) Compras via dispositivo de voz

O mercado global sentiu um aumento do uso de dispositivos e assistentes de voz como Alexa e a Google Assistente. Na Europa e América do Norte os e-commerces vivenciaram o futuro. Foi registrado que 20% dos usuários desse tipo de dispositivo utilizaram a função de voz para comprar um produto online.

Por isso, é fundamental que o seu e-commerce esteja sempre com o que há de melhor em tecnologia. É a garantia de que sua loja online vai conseguir absorver este e outros tipos de demanda gerados pelo mercado.

5) Foco em multicanais de vendas e atendimento

A Forrester Research liberou um estudo que evidencia o fato de que clientes envolvidos com vários canais da marca compram mais. Estes canais são E-commerce, Loja Física, Redes Sociais, E-mail, App’s e outros.

O que chama a atenção é que clientes envolvidos têm a tendência de gastar até 40% a mais em relação a quem utiliza apenas um canal.
Por isso, ter opções de centralizar essas informações em um único lugar garante mais controle do processo de vendas.

Hoje a Climba utiliza um Dashboard que reúne informações centralizadas sobre cada etapa do processo e com um layout de fácil entendimento. Assim, você como gestor e a sua equipe de vendas podem controlar, identificar e planejar melhor as ações em cada canal.

Como você pode se beneficiar de tudo isso?

Se 2020 ensinou alguma coisa para todos nós, é que preparo e planejamento podem amenizar as mudanças para o inesperado.

É preciso profissionalização nas suas operações de venda online, o que permitirá absorver mais oportunidades!


Ter Tecnologia, Estratégia e um bom Planejamento é importantíssimo. Com isso, as chances da sua loja virtual escalar com sucesso tornam-se ainda maiores! Se você também concorda com esses pontos, converse conosco.

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